Acre
Edvaldo Magalhães lembra a conquista da formação superior dos professores da rede pública do Acre
Ao utilizar a tribuna durante a sessão solene pelos 60 anos de ensino superior no Acre e os 50 anos de federalização da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta sexta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) lembrou a formação dos professores da rede pública do Acre no ensino superior.
Na condição de professor, o deputado classificou o feito como uma importante conquista.
“Eu sou de um tempo que mais de 90% dos professores da rede pública e das professoras da rede pública do estado do Acre não tinham acesso à educação superior e houve uma decisão política de governo que só conseguiu se viabilizar por conta da Universidade Federal do Acre. Foi um mutirão. O mutirão de formação. Se duvidava até da capacidade da universidade de dar conta daquela tarefa e em pouco tempo, em pouquíssimo tempo, você conta hoje nos dedos quais são as pessoas que não foram alcançadas pela formação. Isso mudou completamente o perfil, a qualidade do ensino no estado”, enfatizou.
Para o parlamentar, deve-se à presença da Ufac “profundas mudanças” na sociedade e ao ambiente acadêmico, dada à sua pluralidade, como um ambiente fomentador da democracia.
“Não existe possibilidade nenhuma de se formar cidadãos livres em ambientes que não sejam os ambientes democráticos. O ambiente, quando não é democrático, já não forma cidadão. Existem hoje militantes das diversas frentes, das diversas opiniões porque existe a nossa Universidade Federal. Foi num ambiente de liberdade que se formou grandes quadros de movimento social, do movimento sindical e grandes quadros que hoje que são professores da própria universidade. ”, lembrou.
Ao concluir, Edvaldo Magalhães, disse que o momento era de aplaudir a Ufac, apesar de ser salutar lembrar as “feridas”, em menção à fala da professora Leticia Mamed, presidente da presidente da Associação de Docentes da Ufac (Adufac), que lembrou os reflexos negativos da ditatura militar na universidade.
“Ao celebrar os 60 anos, a gente não pode ter timidez em bater muitas palmas para a nossa Universidade Federal. Porque tem gente que fica tímido em discutir as conquistas. A gente não pode deixar de celebrar as conquistas”, concluiu.
Texto: Lamlid Nobre
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.