Geral
Educação promove Pré-Enem a partir de agosto
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, reuniu na tarde desta quarta-feira, 10, os gestores das escolas estaduais de ensino médio em tempo parcial de Rio Branco, para discutir a proposta de ofertar o Pré-Enem em todas as escolas de ensino médio do Estado.
São 67 escolas que atuam com ensino médio, 87 turmas compostas por alunos de 3º ano das zonas urbanas e rurais em todo o Estado. Um público médio de mais de três mil alunos que serão atendidos pelo projeto de preparação para o Enem.
O público alvo do projeto são os alunos do 3º ano das escolas estaduais. As aulas acontecerão aos sábados ou a critério da escola, e os professores selecionados pelas escolas, serão do quadro da SEE.
“Nós temos alunos nas nossas escolas públicas que num processo coerente, correto, eu não tenho dúvida nenhuma de que eles tenham condições de se sair melhor até que muitos alunos das escolas particulares. Esse é o público alvo. Um público que nesse momento quer se apropriar daquilo que os professores, a secretaria e cada uma das escolas pode oferecer para ajudá-los a ingressar no nível superior”, comentou o prof. Manoel de Jesus, chefe do Departamento de Educação Básica.
A aula inaugural está prevista para o dia 10 de agosto em todas as escolas. O Pré-Enem será em formato de aulão, em módulos com duas horas aula e ao longo do processo, serão feitos dois simulados no formato do Enem. O aluno receberá o material didático impresso que será um reforço do conteúdo que ele já estudou em sala de aula em horário regular.
“Nossos alunos estão aguardando esse Pré-Enem desde o início do ano letivo e agora vamos poder concretizar. Vai ser maravilhoso, pois o material é muito bom, as expectativas da nossa escola são as melhores possíveis. Temos em torno de 350 alunos nos 3 turnos interessados”, falou a Profª Celutina Ferraz, gestora da Escola Lourival Pinho.
Comentários
Geral
Motorista que matou dois em acidente presta depoimento em delegacia

Reprodução
O motorista Talysson Duarte, condutor da caminhonete Ranger que causou um acidente na Via Verde, em Rio Branco, resultando na morte de duas pessoas e deixou outras duas feridas, no dia 17 de abril, prestou depoimento na última quinta-feira (8). Kaline Santana, de 24 anos, namorada de Talysson e estava no veículo no momento da colisão, também foi ouvida pela polícia no mesmo dia.
Segundo a defesa de Talysson, Kaline confirmou a versão do namorado que alega ter perdido o controle da caminhonete. A defesa afirma que o casal estava a caminho do almoço quando o acidente aconteceu.
Talysson reiterou a versão de que o carro teria aquaplanado devido à pista molhada.
“Ele explicou que chovia muito no momento da colisão. Não havia como estar em alta velocidade porque havia outro carro à frente. O veículo perdeu a aderência, deslizou para o lado, e, ao tentar retornar à pista, Talysson perdeu o controle e o acidente aconteceu”, disse o advogado Emerson Costa.
Conforme a defesa, o motorista permaneceu no local e a própria Kaline acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os advogados sustetam que o caso trata-se de uma fatalidade e que tudo será esclarecido no curso do processo.
Durante o depoimento, Kaline afirmou que Talysson não dirigia em alta velocidade e relatou que o companheiro chegou a ser ameaçado após o acidente.
A Polícia Civil aguarda a conclusão do laudo pericial, que deve confirmar, entre outros pontos, a alegação de aquaplanagem.
A tragédia vitimou Macio Pinheiro da Silva, técnico de alarme e funcionário da empresa VIP, que morreu no local. Outros três trabalhadores foram socorridos com vida e levados ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Um deles, Carpegiane Lopes, faleceu três dias depois, na UTI da unidade.
Fábio Farias, outro funcionário da VIP, sofreu diversas fraturas, passou por cirurgias e precisou de doações de sangue. Ele saiu da sedação e voltou a interagir com os familiares no último sábado (3). Raiane Xavier também ficou ferida, mas não sem a mesma gravidade dos demais.
Com informações do G1 Acre
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera veículo e bens de família
Uma família no Ramal Santos Dumond viveu momentos de terror na madrugada desta quinta-feira, 09, durante um assalto. Por volta das 5h, três criminosos pularam o muro de uma residência e renderam os proprietários, além de funcionários da residência.
No interior da casa, os assaltantes agiram com violência, agredindo as vítimas com socos, chutes e coronhadas. Sob constantes ameaças de morte e temendo pela segurança, especialmente dos filhos menores presentes na casa, a família foi coagida.
A extoquidos sendo forçados a realizar transferência Pix no valor de R$ 12 mil para uma conta bancária, além do dinheiro, os criminosos roubaram diversos bens, incluindo televisão, caixa de som, celulares, um PlayStation e o veículo das vítimas, utilizando-o na fuga.
Acionada via COPOM, a Polícia Militar respondeu rapidamente, o veículo roubado foi encontrado abandonado no bairro Calafate pouco tempo depois.
As equipes policiais tiveram informações que um dos envolvidos residia na região do bairro Habitasa e direcionaram as buscas para a região. Após patrulhamento um dos suspeitos foi identificado localizado e preso em sua residência no bairro Cadeia Velha.
O suposto envolvido confessou participação no crime. A PMAC conseguiu recuperar parte dos bens roubados, como televisões e a caixa de som, abandonados na Estrada do Aeroporto.
Os militares encaminharam o suspeito todo material recuperado e o veículo na delegacia de flagrantes (Defla) para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.
Você precisa fazer login para comentar.