Acre
Educação oferta oficina de tipagem sanguínea para alunos da Escola Sebastião Pedrosa, em Rio Branco
O Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA) da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) foi até a escola de ensino integral Sebastião Pedrosa, localizada no bairro Comara, na manhã desta segunda-feira, 27, para oferecer uma oficina de tipagem sanguínea para os alunos.
De acordo com o médico Marcos Areal, da equipe do NMCA, a oficina é de fundamental importância para aguçar o interesse dos alunos pela questão da doação de sangue. “É fundamental saber a tipagem sanguínea não apenas para a doação em si, mas também para a questão da doação de órgãos”, disse.
Além disso, segundo ele, é importante também para as meninas que no futuro poderão se tornar mães. “É fundamental, todo mundo precisa saber, porque pode acontecer também da pessoa sofrer algum acidente de trânsito. Além disso, a gente trabalha a questão da genética, que é importante e cai no Enem”, explica.

A professora Marijara Maciel, de Biologia, que acompanhou os alunos do segundo ano durante a oficina, destacou que ensina a teoria em sala de aula e a oficina reforça o conhecimento na prática. “Enriquece o conhecimento, diversifica o estudo. As oficinas são enriquecedoras. Espero que tragam mais dessas oficinas aqui para a escola”, ressaltou.
Quem também sugeriu trazer mais oficinas que contribuam para o conhecimento foi a aluna Noêmia Rebouças, do segundo ano do ensino médio. “Eu gostei muito da oficina, aprendi que os tipos de sangue não se misturam, que tem os raros e os comuns, estou satisfeita, enriqueci meu conhecimento”, disse.

Outra estudante que enriqueceu o conhecimento foi a aluna Ana Flávia Dantas Alencar. Ela não tem a visão do lado esquerdo e é acompanhada por um professor mediador. Na oficina, descobriu que tem o sangue “O” negativo, que é doador universal. “Tem também o AB positivo, que é um sangue ‘egoísta’, por ser receptor universal”, disse.
Já a Nataly Amorim, também do segundo ano do ensino médio, aprendeu sobre o sangue dourado, aquele que não tem nada, que não reage a nada. “Aprendi sobre os sangues compatíveis e sobre o sangue dourado, que somente 40 pessoas no mundo tem esse tipo de sangue”, destacou.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.