Conecte-se conosco

Acre

Educação de Jovens e Adultos realiza ação para matrícula de alunos no Terminal Urbano de Rio Branco

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou na manhã desta segunda-feira, 26, no Terminal Urbano de Rio Branco, uma ação para realizar a matrícula de alunos, cujo prazo termina na próxima sexta-feira, 30.

Além de Rio Branco, em outros municípios também estão acontecendo ações, que na verdade são uma busca ativa de alunos para a modalidade. Em Tarauacá, por exemplo, aconteceu uma cicleata e em Cruzeiro do Sul foi realizada uma caminhada.

Busca ativa para matrículas de alunos foi realizada no Terminal Urbano. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Jessé Dantas, chefe do Departamento da Educação de Jovens e Adultos, fez questão de participar da ação que, segundo ele, serve para divulgar para a população que não concluiu alguma etapa de ensino (fundamental ou médio) para retornar aos estudos.

“Estamos na última semana de matrículas [vai até o próximo dia 30, sexta-feira] e estamos fazendo essa ação aqui no Terminal para divulgar para a população que não concluiu o ensino fundamental ou médio para que eles possam retornar e concluir”, explicou.

Para fazer o ensino fundamental na EJA é preciso ter a partir de 15 anos de idade e para fazer o ensino médio na modalidade precisa ter a partir de 18 anos. “É bom frisar que para quem fizer o ensino médio e tiver entre 19 e 24 anos terá ainda o pé-de-meia para incentivar o aluno. Buscamos a superação do analfabetismo e a conclusão da educação básica”, disse.

Matrículas para a modalidade EJA acontecem até a próxima sexta-feira, 30. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Uma das pessoas abordadas pela equipe da EJA no Terminal Urbano foi a dona Cosma Alves da Silva, que é ambulante. Moradora do bairro Cidade Nova e há mais de 20 anos sem estudar, fez até a antiga 5ª série (fundamental, anos iniciais) e disse que vai se esforçar para voltar a estudar. “Vamos tentar voltar’, disse.

Quem também praticamente não estudou porque teve que parar os estudos para trabalhar foi seu Francisco Itamar Nunes. Ele não pretende voltar à sala de aula, mas irá incentivar a filha de 21 anos a retornar ao banco da escola. “Ela já fez o fundamental, então é mais fácil”, destacou.

Além de Rio Branco, aconteceram ações da EJA em outros municípios. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já a dona Mariana Dias Carvalho só fez até a 1ª série do ensino fundamental, anos iniciais. Isso porque casou aos 15 anos e parou de estudar. Moradora do ramal Catuaba, localizado no polo do ramal Belo Jardim III, ela diz que tem muita vontade de voltar a estudar. “Vou procurar a escola e me matricular”, frisou.

Estudo é tudo na vida

O seu Flamildo Nunes, morador do bairro Albert Sampaio, nunca teve oportunidade de estudar, mas destaca que o estudo é tudo na vida da pessoa. Com a ação da EJA realizada no Terminal Urbano, disse que se sente motivado a voltar aos estudos.

Seu Flamildo Nunes: “Estudar é tudo na vida”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O estudo é tudo na vida. Se não estudar, vai ficar na pior, vai arrumar um trabalho braçal e muitas pessoas, às vezes, viram até moradores de rua pela falta do estudo. Com o estudo, vai ter uma profissão, mas se não estudar não vai ter profissão nenhuma, vai fazer serviço braçal e trabalhar no sol quente”, disse.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Publicado

em

Foto: Felipe Freire/Secom

O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.

Revogação na Lei Orgânica da PGE

A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:

a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;

o art. 19-L da mesma lei.

Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.

Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental

Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.

Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Comentários

Continue lendo