Conecte-se conosco

Geral

Educação apresenta o Calendário Escolar e novidades para o ano letivo 2022

Publicado

em

O cronograma foi implantado nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguindo com carga horária mínima de 800 horas ao longo de 200 dias letivos, exceto para os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio, cuja carga horária mínima exigida é de 1.000 horas, com a mesma quantidade de dias letivos.

O calendário aprovado pelo CEE exige o cumprimento da carga horária mínima de 800 horas e 200 dias letivos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o calendário, o recesso escolar do meio do ano se inicia no dia 26 de agosto. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 16 de setembro, e o término do ano letivo será em 20 de janeiro de 2023, para as turmas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e o ensino médio (1ª e 2ª séries).

Para as turmas de 3ª série do ensino médio o encerramento será em 30 de dezembro. A diferença de calendário se dá em função de que estes estudantes farão o Enem em novembro e precisam de um calendário mais intensivo.

“O CEE nos pediu três calendários, o geral, o específico para a 3ª série do ensino médio e o calendário das escolas que estão em reforma. O conselho vai monitorar todos eles”, pontuou a professora Gleicicleia Gonçalves de Souza, diretora de Ensino da SEE.

Para atender a organização escolar própria da Educação do Campo, Educação Indígena ou da especificidade da região em que a escola estiver inserida, o calendário escolar poderá ser adequado à realidade de cada localidade, obedecendo às exigências previstas na legislação de ensino quanto ao mínimo de dias letivos e carga horária anual.

A previsão de início das aulas nas escolas de difícil acesso é para o dia 2 de maio, exceto as indígenas, que têm um cronograma totalmente atípico, sendo sazonal, e os professores ainda participarão de formação pedagógica.

Das 33 escolas que estão em reforma e ainda não iniciaram o ano letivo, 19 delas estão passando por grandes obras e todas terão um calendário específico, adequado a sua realidade, com a mesma coerência que os outros dois calendários já aprovados.

As escolas que estão em reforma terão um calendário adequado, com a mesma coerência que os outros dois calendários já aprovados. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O desafio da retomada do ensino presencial nos levou a olhar para escola de forma particular. O novo normal se dará de forma cautelosa, garantindo a segurança sanitária, e melhorando na qualidade de ensino dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Educação Aberson Carvalho.

Antes de iniciar as aulas, os profissionais das escolas passaram por formação para receber e acolher os estudantes, os professores e os pais, neste momento de readaptação à rotina.

Calendário Letivo 2022:

Confira as principais datas:

Geral – Ensino Fundamental e Médio (1ª e 2ª séries)

Início do ano letivo: 11 de abril

Recesso Escolar dos alunos: 26 de agosto a 16 de setembro

Recesso Escolar dos professores: 26 de agosto a 9 de setembro

Reinício das aulas: 12 de setembro (início do 2º semestre)

Encerramento do ano letivo: 20 de janeiro/2023

Ensino Médio (3ª série)

Início do ano letivo: 11 de abril

Início do 2º semestre: 15 de agosto

Recesso Escolar: 5 a 9 de setembro

Reinício das aulas: 12 de setembro

Encerramento do ano letivo: 30 de dezembro

Sobre a rede estadual de ensino

O governo do Acre mantém um total de 613 unidades escolares, entre urbanas, campo e indígenas, atendendo cerca de 145 mil estudantes nos 22 municípios acreanos. Entre elas, a rede estadual conta, atualmente, com 10 escolas que ofertam o ensino médio integral, uma escola de ensino fundamental em tempo integral, três escolas militares e quatro cívico-militares, além das outras escolas que ofertam educação básica em todas as modalidades de ensino.

Principais Novidades

“O ano letivo de 2022, será um marco, pois muitas novidades estão por vir. Desde o ano passado estamos planejando o retorno 100 por cento presencial. Assim, nossos alunos passarão pelo processo de acolhimento e adaptação da rotina”, declarou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Como novidade, ocorre a implementação do Novo Ensino Médio, este ano em novo formato para todas as turmas de 1ª série do estado.

Haverá o ciclo de palestras nas escolas sobre bullying, violência contra a mulher, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência, dentre outras.

A distribuição dos uniformes será diferente neste ano. A partir de maio, o responsável pelo aluno irá até a escola, que dará um voucher (vale) para que ele se dirija até a malharia mais próxima da sua casa e requisite a confecção das peças.

Os alunos receberão gratuitamente, uniforme, material escolar, mochila e garrafinha. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os estudantes do ensino médio serão contemplados com material escolar, pois nos anos anteriores somente os alunos do ensino fundamental recebiam.

Tem ainda a garrafinha (squeeze) e a mochila, que também serão distribuídas, gratuitamente, aos estudantes.

Estas são algumas das novidades do ano letivo 2022 ofertadas pelo governo do Acre aos estudantes da rede pública estadual de ensino.

O secretário destacou ainda, os avanços da Educação no último ano. “Não podemos negar os avanços da educação no último ano, mesmo em pandemia, avançamos na contratação de professores, como também em sua valorização, com abono de mais de 14 mil reais ao professor. Tudo isso fruto do intenso trabalho de toda equipe da SEE. Agora é continuarmos avançando com a modernização de nossas escolas e a implantação do novo ensino médio”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem preso com armas e drogas no Belo Jardim é colocado em liberdade após audiência de custódia

Publicado

em

Dioney Bruno Ferreira de Souza, 23 anos, foi detido com pistola 9mm, espingarda e 42 porções de cocaína, mas Justiça não impôs medidas cautelares

Com a aproximação das viaturas, a maioria dos envolvidos fugiu, pulando muros e cercas de residências próximas. Foto: arquivo

O jovem Dioney Bruno Ferreira de Souza, de 23 anos, preso na noite da última terça-feira (23) durante operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim em Rio Branco, foi colocado em liberdadeapós audiência de custódia no Fórum Criminal. A decisão judicial não impôs nenhuma medida cautelar ao investigado, que havia sido flagrado com armas de fogo e drogas.

Material apreendido durante a prisão:
  • 1 pistola calibre 9mm

  • 1 espingarda calibre 28

  • 26 munições de diversos calibres

  • 42 papelotes de cocaína

Circunstâncias da prisão:

A operação ocorreu por volta das 21h no Beco Cristo Rei, região conhecida por conflitos entre facções criminosas. Durante patrulhamento, policiais encontraram várias pessoas ingerindo bebidas alcoólicas em via pública com som em volume elevado, configurando perturbação da ordem pública. Com a aproximação das viaturas, a maioria fugiu, mas Dioney permaneceu no local.

Segundo a Polícia Militar, o jovem teria arremessado uma arma no quintal de uma residência vizinha antes da abordagem. A apreensão incluiu ainda os entorpecentes e munições encontradas nas proximidades.

Durante a ação, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, uma espingarda calibre 28, 26 munições e 42 papelotes de cocaína. Foto: arquivo

Decisão judicial:

Após a audiência de custódia, o judiciário decidiu pela liberdade do investigado sem impor medidas como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com testemunhas ou comparecimento periódico à Justiça. O caso segue em investigação pela Polícia Civil, que deverá analisar as evidências e decidir sobre denúncia formal pelos crimes de porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

A decisão contrasta com a gravidade do material apreendido e ocorre em um bairro que vive tensão constante devido a disputas territoriais entre facções criminosas.

Dioney Bruno, preso durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim, foi colocado em liberdade após passar por audiência de custódia. A decisão judicial não impôs medidas cautelares ao investigado. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Rotam prende homem por tráfico e apreende drogas em duas ações na mesma noite em Rio Branco

Publicado

em

Equipes da Companhia Rotam, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (BOPE/PMAC), realizaram duas ações distintas de combate ao tráfico de drogas, na noite de terça feira, 23, que resultaram na prisão de um homem e na apreensão de entorpecentes em bairros diferentes da capital.

Durante patrulhamento preventivo da Operação Impacto, no bairro Vitória, os policiais observaram um indivíduo com uma mochila que, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu a pé pelos fundos de uma residência, dispensando o objeto durante a fuga. Na mochila, a equipe encontrou entorpecentes.

O suspeito foi localizado em seguida, escondido em uma residência próxima, e recebeu voz de prisão. Questionado, ele assumiu a propriedade da droga e informou que utilizava o imóvel, pertencente à sua avó, para armazenar entorpecentes. O homem foi conduzido à Delegacia Especializada, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Apreensão no bairro Defesa Civil

Ainda na mesma noite, outra equipe da Rotam realizou uma apreensão de drogas no bairro Defesa Civil. Durante patrulhamento tático na rua Fluminense, área conhecida pela intensa comercialização de entorpecentes, os policiais localizaram, em uma casa abandonada, 103 trouxinhas de cocaína, totalizando 78 gramas, e 10 invólucros de maconha, com cerca de 20 gramas.

Nenhum suspeito foi localizado no local, e todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado à unidade responsável para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quatorze detentos fogem de presídio em Maués na véspera de Natal

Publicado

em

Fuga ocorreu durante o banho de sol; presos seguem foragidos no interior do Amazonas

Quatorze detentos fugiram da Unidade Prisional de Maués, no interior do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (24), véspera de Natal. Segundo as informações iniciais, não houve registro de mortos, feridos ou reféns durante a ação.

A fuga ocorreu durante o banho de sol, quando os presos teriam serrado uma grade de proteção no pátio da unidade e, em seguida, conseguido deixar o presídio. Até o momento, todos os detentos permanecem foragidos.

Entre os fugitivos há pessoas com antecedentes por roubo, homicídio e tráfico de drogas, o que mobilizou forças de segurança da região para reforçar as buscas.

Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Unidade Prisional de Maués possui capacidade para 100 detentos e funciona como presídio regional, recebendo presos do município e de outras seis cidades do Baixo Amazonas.

Comentários

Continue lendo