Flash
Economia Sustentável: Prefeitura de Brasileia vai substituir lâmpadas convencionais por mais de 2000 mil de Led
Buscando proporcionar aos moradores do município iluminação pública de qualidade, eficientes com segurança, economia sustentável e durabilidade.
A Prefeita Fernanda Hassem autorizou a mudança de mais de 2.200 pontos de iluminação pública convencional pela tecnologia de Led em toda a cidade.
Na primeira fase foram implantados 330 pontos de iluminação com Led, “braços” e reatores na cidade, com recursos de emenda parlamentar do Ex-Deputado Federal Jesus Sérgio no valor de R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais).
A empresa contratada pela Prefeitura de Brasileia através de licitação responsável pelos serviços iniciou nesta segunda-feira 04, a segunda fase da implantação da tecnologia LED no município.
Com a mudança de 694 pontos de iluminação para atender os bairros Ferreira Silva, José Moreira, Alberto Castro, Marcos Galvão 2 e José Braúna.
Os recursos para execução do projeto são de emenda parlamentar especial da Ex-Deputada Federal Dra. Vanda Milani no valor de 1.108.000,00 ( Um Milhão cento e oito mil reais).
Vale destacar que pela terceira vez, foram colocadas lâmpadas de LED no Parque Centenário da cidade, mas agora com placas solares, visando evitar furtos no local.
Ao todo, foram colocadas lâmpadas em 25 pontos distintos do Parque Centenário, garantindo uma melhoria na iluminação e mais segurança aos frequentadores.
A Prefeitura de Brasileia espera gerar uma economia nos confres públicos em 50 % dos recursos, com a tecnologia de Led.
A lâmpada LED é um dispositivo eletrônico que gera luz ao mesmo tempo que consome pouca energia, pelo que apresenta uma vida útil mais longa e um menor impacto ambiental.
Francisco Lima, Secretário Municipal de Obras explica como está acontecendo a mudança de lâmpadas convencionais pela tecnologia de LED.
“Estamos acompanhando os trabalhos da equipe da iluminação pública contratada para colocar mais de 600 pontos de iluminação de led em nossa cidade. Um convênio firmado entre a prefeita Fernanda Hassem e ex deputada Vanda Milani que alocou uma emenda no valor de mais de 1 milhão de reais aprovado pela Câmara de vereadores que vão beneficiar vários bairros em nossa cidade. Esse é mais um compromisso da prefeita Fernanda Hassem com os brasileenses”, destacou.
Comentários
Flash
Prefeitura Intensifica Serviços de Recuperação de Ramais na Zona Rural de Epitaciolândia
Com a Pré-estiagem a Prefeitura de Epitaciolândia está reforçando os trabalhos de recuperação e manutenção de ramais na zona rural, com o objetivo de melhorar a infraestrutura viária e garantir o acesso seguro para produtores rurais e moradores da região. Um dos destaques é o Ramal dos Pereiras, que já se encontra em fase de conclusão.
A iniciativa busca *beneficiar o maior número de produtores rurais*, facilitando o escoamento da produção agrícola familiar e, ao mesmo tempo, assegurando o transporte escolar em condições adequadas. Com as melhorias, os agricultores terão mais facilidade para escoar seus produtos até os mercados locais, enquanto os estudantes poderão transitar com segurança pelas vias.
O prefeito Sérgio Lopes destacou que a ação faz parte de um plano contínuo de investimentos na zona rural, priorizando a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico das comunidades. “Estamos trabalhando para garantir que todas as regiões do município tenham acesso digno, seja para o transporte de mercadorias ou para o deslocamento de alunos e moradores”, afirmou.
Além do Ramal dos Pereiras, outras estradas rurais estão sendo avaliadas para receber melhorias nos próximos dias, conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A expectativa é que os serviços concluídos tragam mais eficiência logística e segurança para quem depende dessas vias diariamente.
Comentários
Flash
Homem é morto a facadas por dupla em motocicleta no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Vítima foi atingida com sete golpes no peito e morreu ainda no local; polícia investiga o caso Elkjaer dos Santos Lima Cavalcante, de 39 anos, conhecido como “Elk”, foi brutalmente assassinado a golpes de faca na noite desta sexta-feira (9), em via pública, na Avenida Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, região central de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Elkjaer caminhava pela rua quando foi surpreendido por dois homens não identificados que chegaram em uma motocicleta. A dupla, armada com facas, desferiu vários golpes contra a vítima, sendo sete deles concentrados na região do tórax. Após o ataque, os criminosos fugiram do local sem deixar pistas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chegou a ser acionado para atestar o óbito, pois a morte de Elkjaer foi constatada ainda no local. Policiais militares do 1º Batalhão foram os primeiros a chegar, isolaram a área para os procedimentos da perícia criminal e realizaram buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.
Após a análise da cena do crime, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A motivação do homicídio ainda é desconhecida, e o caso será investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil.
Posteriormente, o inquérito ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará continuidade às investigações para identificar e prender os autores do crime.
Publicidade Luzrouse:
Comentários
Flash
Caso Nayara Vilela: MPAC pede que marido da cantora vá a júri popular
Terminou nesta sexta-feira, 9, a audiência de instrução e julgamento do caso Nayara Vilela, encontrada morta em abril de 2023, em Rio Branco. Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Efrain Mendoza apresentou alegações finais pedindo que o marido da cantora seja levado a júri popular.
Para o MPAC, ele cometeu o crime de homicídio comissivo por omissão, concorrendo para o feminicídio de Nayara. “O que o Ministério Público espera é que, com base naquilo que foi comprovado, no que foi obtido ontem e hoje e em tudo que está nos autos da ação penal, que o juiz irá pronunciar o acusado. Essa é a expectativa do MPAC”, afirmou.
O promotor destacou, ainda, que o réu tinha o dever legal de proteger a vítima, com quem era casado, e agiu com omissão ao negligenciar o estado de saúde mental da esposa, além de permitir que uma arma de fogo permanecesse acessível, mesmo sabendo do histórico de tentativas de suicídio.
Na audiência, que teve duração de dois dias, foram ouvidas as testemunhas e realizado o interrogatório do acusado.
O julgamento não foi concluído, pois a defesa do réu solicitou prazo para apresentação das alegações finais por escrito. O pedido foi acatado pelo juiz, que concedeu cinco dias úteis para a manifestação.
Você precisa fazer login para comentar.