Geral
‘É rezar trancafiado’, diz padre de paróquia invadida 4 vezes em 10 dias na capital do Acre
Última invasão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (2). Pároco diz que janelas vão ser vendadas.

Por Alcinete Gadelha
A Paróquia Sagrada Família do bairro Tucumã, em Rio Branco, foi invadida e roubada quatro vezes em dez dias. O último arrombamento aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2) e, segundo o pároco da igreja, padre Angelo Carneiro, o prejuízo é de pelo menos R$ 2 mil.
“Eles levaram coisas poucas, mas significativas. Levaram holofotes, muitas lâmpadas, ferro de passar, arrombaram os cofres de doações dos fiéis, envelopes de dízimo e ofertas”, diz o pároco, que não soube informar quanto teria sido levado em dinheiro.
______________
O padre procurou a Delegacia de Flagrantes (Defla), na manhã desta quinta e diz que o medo de novas invasões levaram a decisão de vendar todas as janelas do prédio.
______________
As primeiras janelas que foram arrombadas e tiveram os vidros quebrados pelos bandidos já foram lacradas com solda e grade, segundo relatou Carneiro. Ele informou que até o final da semana, as demais janelas devem ser lacradas.
“Os arrombamentos estão levando a gente a um estado de medo, que possivelmente a gente vai vedar tudo, vamos soldar todas as janelas, colocar grades e rezar encarcerados, aprisionados”, disse.
Ainda de acordo com o padre, que lamenta a situação, a preocupação não é com os bens materiais, mas com o sagrado Santíssimo, objeto usado para adoração que tem muito significado para os católicos.
Além disso, ele ressalta que a religião é para trazer liberdade e não o aprisionamento dos fiéis.
“A gente tem que lembrar que a religião nos traz liberdade, não aprisionamento e a gente chega num estado de não ter mais para onde escapar, vamos ter que vedar e rezar trancafiados”, conclui.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.