Flash
Durante Sessão Câmara de Brasileia recebe conselheiras tutelares eleitas no último domingo
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador, Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB), a 30° Trigésima Sessão Ordinária do 3° ano legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,08.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Mário Jorge(MDB), Vereador, Joelso Pontes(PP), Vereador, Rosildo Rodrigues(PT), Vereador, Zé Gabrielle, (PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB). A Sessão também foi prestigiada pelo o Vice Presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, Dino Castelo.
No grande expediente os parlamentares receberam 3 das 5 Conselheiras Tutelares do município, eleitas no domingo dia 6, Maria Aucilene, Leudina Silva, Gleici Rocha, que agradeceram na Tribuna da Casa do Povo, os familiares, amigos e a confiança da população que o elegeram para o mandato de quatros anos, como conselheiras do município.
Durante a Ordem do dia, foi apresentado e encaminhados para as Comissões da Casa legislativa o projeto de lei nº 024/2019 de autoria do Poder Executivo Municipal que Altera o § 3º do Art.1º a lei municipal nº1.035 de 22 de março de 2019, que dispõe sobre a concessão de auxílio alimentação aos professores, auxiliares de sala e pessoal de apoio do quadro efetivo da Secretaria de Educação do município de Brasileia por tempo determinado.
O Poder Legislativo aprovou recentemente o projeto de lei que altera o plano de cargos carreira e remuneração dos profissionais da Educação Básica do município de Brasileia, onde através dessa alteração os professores tiveram aplicação do piso Nacional bem como a incorporação de 300 reais em seus vencimentos, vale mencionar que foi acordado com categoria, que após aplicação do PISO Nacional em reajuste salarial o auxílio-alimentação seria retirado automaticamente. Com isso, não há mais necessidade em conceder o auxílio aos professores, ficando esse benefício a partir de agora destinado somente aos auxiliares de sala e pessoal de apoio até o período previsto na lei anterior que vai de Março a Dezembro deste ano, uma vez que os professores passaram a receber os devidos reajustes já no final do mês de setembro do corrente ano conforme previsto na lei municipal nº 0 1053 de 20 de setembro de 2019.
No grande expediente, os VEREADORES usaram a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Veja o que disseram
Vereador Antônio Francisco (PT)
“Quero parabenizar as conselheiras presentes, Alcilene, Leondina e Gleice, vocês que desempenham um trabalho de grande responsabilidade com as famílias do município, é um setor que merece toda nossa atenção.
Sabemos que os trabalhos de ramais avançaram bastante, porém, muitas comunidades não serão atendidas, sugiro que a prefeitura trabalhe com piçarramento nos pontos que fica intrafegável no período invernoso enquanto temos um pouco de verão. Quero me associar a questão que está acontecendo na Reserva Extrativista Chico Mendes, eu não vejo um plano integrado para beneficiar as pessoas que mora na reserva.
Quero dizer também que estou retomando a discussão sobre a regulamentação de nomes das ruas da Agrovila km 26, é nossa responsabilidade trabalhar essa regularização”, Enfatizou.
Vereador Joelson Pontes (PP)
“Os problemas recentes que envolve a Amazônia é resultado de problemas que nunca foram encaminhados. Solicito para a Secretaria de Obras que faça a recuperação da ponte do ramal do 13, linha 9, próximo ao senhor Tadeu”, Reivindicou.
Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)
“Quero parabenizar as conselheiras eleitas presentes nesta sessão, Alcilene, Leondina e Gleice. Peço ao setor competente para que seja colocado placa de sinalização próxima ao Banco do Bradesco, de embarque e desembarque, solicito também que a prefeitura faça o piçarramento e limpeza no ramal da Pinda, e uma ponte para linha 9, ramal do 13”, Disse.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT)
“Quero pedir ao Governo do Estado explicações sobre o motivo de está fechando a central de incubação de aves, pois o fechamento vai trazer muitos prejuízos para produtor e lamentamos essa situação.
Peço também ao DEPASA que explique sobre água que é consumida pelo alunos da escola km 26, Conci Alves, peço também ao Ministério Público que faça uma investigação, os alunos estão reclamando que água está cheirando mal e com gosto ruim.
Eu venho hoje sugerir que a prefeitura possa promover atividades para atrair empresas para a nossa região, depois da implantação da cadeia de avicultura e suinocultura, estagnou, e a Dom Porquito está comprando suínos de outros estados”, Ressaltou.
Vereador Rosevete Honorato (PSB)
“Gostaria de fazer uma indicação ao setor competente que seja feita uma reforma na ponte do km 17, pois nessa localidade, trafegam muitos alunos e produtores.
A festa do Padroeiro São Francisco de Assis foi um evento muito bem organizado, e eu parabenizo todos que participaram.
Quero também parabenizar as conselheiras tutelares presentes, que fazem um trabalho de grande importância para o município”, Frisou.
As Sessões da Câmara Municipal acontecem sempre às terças-feiras a partir das 8:00 h. Participe e fique informado das ações do nossos vereadores na casa do povo.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.















Você precisa fazer login para comentar.