Flash
Durante Sessão Câmara de Brasileia recebe conselheiras tutelares eleitas no último domingo
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador, Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB), a 30° Trigésima Sessão Ordinária do 3° ano legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,08.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Mário Jorge(MDB), Vereador, Joelso Pontes(PP), Vereador, Rosildo Rodrigues(PT), Vereador, Zé Gabrielle, (PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB). A Sessão também foi prestigiada pelo o Vice Presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, Dino Castelo.
No grande expediente os parlamentares receberam 3 das 5 Conselheiras Tutelares do município, eleitas no domingo dia 6, Maria Aucilene, Leudina Silva, Gleici Rocha, que agradeceram na Tribuna da Casa do Povo, os familiares, amigos e a confiança da população que o elegeram para o mandato de quatros anos, como conselheiras do município.
Durante a Ordem do dia, foi apresentado e encaminhados para as Comissões da Casa legislativa o projeto de lei nº 024/2019 de autoria do Poder Executivo Municipal que Altera o § 3º do Art.1º a lei municipal nº1.035 de 22 de março de 2019, que dispõe sobre a concessão de auxílio alimentação aos professores, auxiliares de sala e pessoal de apoio do quadro efetivo da Secretaria de Educação do município de Brasileia por tempo determinado.
O Poder Legislativo aprovou recentemente o projeto de lei que altera o plano de cargos carreira e remuneração dos profissionais da Educação Básica do município de Brasileia, onde através dessa alteração os professores tiveram aplicação do piso Nacional bem como a incorporação de 300 reais em seus vencimentos, vale mencionar que foi acordado com categoria, que após aplicação do PISO Nacional em reajuste salarial o auxílio-alimentação seria retirado automaticamente. Com isso, não há mais necessidade em conceder o auxílio aos professores, ficando esse benefício a partir de agora destinado somente aos auxiliares de sala e pessoal de apoio até o período previsto na lei anterior que vai de Março a Dezembro deste ano, uma vez que os professores passaram a receber os devidos reajustes já no final do mês de setembro do corrente ano conforme previsto na lei municipal nº 0 1053 de 20 de setembro de 2019.
No grande expediente, os VEREADORES usaram a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Veja o que disseram
Vereador Antônio Francisco (PT)
“Quero parabenizar as conselheiras presentes, Alcilene, Leondina e Gleice, vocês que desempenham um trabalho de grande responsabilidade com as famílias do município, é um setor que merece toda nossa atenção.
Sabemos que os trabalhos de ramais avançaram bastante, porém, muitas comunidades não serão atendidas, sugiro que a prefeitura trabalhe com piçarramento nos pontos que fica intrafegável no período invernoso enquanto temos um pouco de verão. Quero me associar a questão que está acontecendo na Reserva Extrativista Chico Mendes, eu não vejo um plano integrado para beneficiar as pessoas que mora na reserva.
Quero dizer também que estou retomando a discussão sobre a regulamentação de nomes das ruas da Agrovila km 26, é nossa responsabilidade trabalhar essa regularização”, Enfatizou.
Vereador Joelson Pontes (PP)
“Os problemas recentes que envolve a Amazônia é resultado de problemas que nunca foram encaminhados. Solicito para a Secretaria de Obras que faça a recuperação da ponte do ramal do 13, linha 9, próximo ao senhor Tadeu”, Reivindicou.
Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB)
“Quero parabenizar as conselheiras eleitas presentes nesta sessão, Alcilene, Leondina e Gleice. Peço ao setor competente para que seja colocado placa de sinalização próxima ao Banco do Bradesco, de embarque e desembarque, solicito também que a prefeitura faça o piçarramento e limpeza no ramal da Pinda, e uma ponte para linha 9, ramal do 13”, Disse.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT)
“Quero pedir ao Governo do Estado explicações sobre o motivo de está fechando a central de incubação de aves, pois o fechamento vai trazer muitos prejuízos para produtor e lamentamos essa situação.
Peço também ao DEPASA que explique sobre água que é consumida pelo alunos da escola km 26, Conci Alves, peço também ao Ministério Público que faça uma investigação, os alunos estão reclamando que água está cheirando mal e com gosto ruim.
Eu venho hoje sugerir que a prefeitura possa promover atividades para atrair empresas para a nossa região, depois da implantação da cadeia de avicultura e suinocultura, estagnou, e a Dom Porquito está comprando suínos de outros estados”, Ressaltou.
Vereador Rosevete Honorato (PSB)
“Gostaria de fazer uma indicação ao setor competente que seja feita uma reforma na ponte do km 17, pois nessa localidade, trafegam muitos alunos e produtores.
A festa do Padroeiro São Francisco de Assis foi um evento muito bem organizado, e eu parabenizo todos que participaram.
Quero também parabenizar as conselheiras tutelares presentes, que fazem um trabalho de grande importância para o município”, Frisou.
As Sessões da Câmara Municipal acontecem sempre às terças-feiras a partir das 8:00 h. Participe e fique informado das ações do nossos vereadores na casa do povo.
Comentários
Flash
Homem é morto a facadas por dupla em motocicleta no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Vítima foi atingida com sete golpes no peito e morreu ainda no local; polícia investiga o caso Elkjaer dos Santos Lima Cavalcante, de 39 anos, conhecido como “Elk”, foi brutalmente assassinado a golpes de faca na noite desta sexta-feira (9), em via pública, na Avenida Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, região central de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Elkjaer caminhava pela rua quando foi surpreendido por dois homens não identificados que chegaram em uma motocicleta. A dupla, armada com facas, desferiu vários golpes contra a vítima, sendo sete deles concentrados na região do tórax. Após o ataque, os criminosos fugiram do local sem deixar pistas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chegou a ser acionado para atestar o óbito, pois a morte de Elkjaer foi constatada ainda no local. Policiais militares do 1º Batalhão foram os primeiros a chegar, isolaram a área para os procedimentos da perícia criminal e realizaram buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.
Após a análise da cena do crime, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A motivação do homicídio ainda é desconhecida, e o caso será investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil.
Posteriormente, o inquérito ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará continuidade às investigações para identificar e prender os autores do crime.
Comentários
Flash
Caso Nayara Vilela: MPAC pede que marido da cantora vá a júri popular
Terminou nesta sexta-feira, 9, a audiência de instrução e julgamento do caso Nayara Vilela, encontrada morta em abril de 2023, em Rio Branco. Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Efrain Mendoza apresentou alegações finais pedindo que o marido da cantora seja levado a júri popular.
Para o MPAC, ele cometeu o crime de homicídio comissivo por omissão, concorrendo para o feminicídio de Nayara. “O que o Ministério Público espera é que, com base naquilo que foi comprovado, no que foi obtido ontem e hoje e em tudo que está nos autos da ação penal, que o juiz irá pronunciar o acusado. Essa é a expectativa do MPAC”, afirmou.
O promotor destacou, ainda, que o réu tinha o dever legal de proteger a vítima, com quem era casado, e agiu com omissão ao negligenciar o estado de saúde mental da esposa, além de permitir que uma arma de fogo permanecesse acessível, mesmo sabendo do histórico de tentativas de suicídio.
Na audiência, que teve duração de dois dias, foram ouvidas as testemunhas e realizado o interrogatório do acusado.
O julgamento não foi concluído, pois a defesa do réu solicitou prazo para apresentação das alegações finais por escrito. O pedido foi acatado pelo juiz, que concedeu cinco dias úteis para a manifestação.
Comentários
Flash
Aqui tem SUS: Brasiléia se destaca maior número de projetos na 6ª Mostra Estadual de Saúde
Nos dias 8 e 9 de maio, Rio Branco sedia no auditório da FIEAC a 6ª edição da mostra “Acre, aqui tem SUS”, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que tem como objetivo valorizar e disseminar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde no estado.
Dentre os municípios do Alto Acre, Brasiléia se destacou com o maior número de projetos inscritos, totalizando três iniciativas, um projeto da Farmácia Municipal, um da Equipe e-Mult e um na área de Vigilância em Saúde.
Essas experiências trazem benefícios diretos à população, reforçando a qualidade e a inovação nos serviços de saúde do município.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, esteve presente no evento, e juntamente com o Prefeito Carlinhos do Pelado tem sido um grande incentivador da criação de novos projetos e do aprimoramento da assistência à saúde, apoiando os profissionais na busca por soluções inovadoras.
A premiação dos projetos acontecerá nesta sexta-feira (9). Brasiléia aguarda com expectativa os resultados, demonstrando o compromisso do município com um SUS cada vez mais eficiente e humano.