Acre
Durante missa realizada em mosteiro, padre crítica política, saúde e segurança no Acre
“Parece que os candidatos, quando ganham as eleições, rasgam a Constituição ou colocam debaixo do tapete”, disse Macoy

Padre Macoy Soares /Foto: Reprodução
Na manhã deste domingo (16), o padre Macoy Soares rezou uma missa no Mosteiro localizado na estrada do bairro Calafate, em Rio Branco. Ao final do seu sermão, Macoy aproveitou para alertar aos fiéis sobre suas responsabilidades políticas e criticar a falta de assistência à população por parte das autoridades do Estado e do Município.
O sacerdote explicou que atualmente, a exemplo de tantas outras pessoas, um de seus fiéis vem sendo vítima das más condições de saúde no Acre. “Sempre que ligamos a TV esperamos boas notícias, um retorno daqueles impostos que pagamos. Na paróquia onde eu estou, tem um senhor com câncer que já foi à Justiça 3 vezes para garantir o medicamento do tratamento, mesmo ganhando a causa, ele está há três meses sem tomar o remédio”, relatou.
O padre falou ainda sobre sua decepção quanto à forma como a política tem caminhado no país e sobre a segurança, principalmente no Acre, um Estado de fronteira: “Parece que os candidatos, quando ganham as eleições, rasgam a Constituição ou colocam debaixo do tapete. A gente vê nos jornais, sabemos que não tem como proteger todo mundo, mas é necessária uma fiscalização mais rígida, em especial nas fronteiras que é lugar de entrada e saída, é preciso que os políticos pensem no povo que não tem vez nem voz, que precisa ter respeito e direitos, e não só deveres”.
Ainda de acordo com Macoy Soares, a intenção não é somente criticar os poderes, mas ao levantar esse tipo de discussão, conscientiza-se os fiéis a fazerem boas escolhas e tornarem-se bons eleitores: “Hoje em dia, a política se tornou hierárquica, de pai para filho. Muitos se candidatam sem conhecer nada de política, em outros países, para ser candidato o cidadão precisa ser formado em políticas públicas, tem que estudar”.
Comentários
Acre
Adolescente de 16 anos é apreendido com drogas e dinheiro em área de tráfico no Bairro da Paz, em Rio Branco
Jovem foi flagrado com 75 pedras de crack, 166 trouxinhas de cocaína e R$ 254 em espécie; ele confessou atuar sob ordens de um traficante conhecido como “Dubay”.
Uma ação da Força Tática do 1° Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de um adolescente de 16 anos por tráfico de drogas na Rua Campinas, no Bairro da Paz, em Rio Branco. O jovem foi detido durante um patrulhamento em uma região conhecida pelo comércio de entorpecentes.
De acordo com a Polícia, o adolescente foi visto saindo do “Beco da Tiazinha” e, ao perceber a presença dos agentes, tentou fugir. Ele tentou se esconder em uma residência, mas o morador impediu sua entrada, facilitando a abordagem policial. Durante a busca, foi encontrada com o jovem uma pochete contendo 75 pedras de crack, 166 trouxinhas de cocaína, 12 invólucros de skank e R$ 254 em dinheiro, supostamente proveniente da venda de drogas.
Em depoimento, o adolescente confessou que atuava no local sob ordens de um traficante conhecido como “Dubay” ou “Nego Pitter”, recebendo uma porcentagem sobre as vendas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos legais.
Comentários
Acre
Aneel mantém bandeira tarifária verde para março; não haverá cobrança extra na conta de luz

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Período chuvoso melhora níveis dos reservatórios e condições de geração, garantindo estabilidade nas tarifas de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de março, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia. De acordo com a Aneel, o período chuvoso contribuiu para a melhoria dos níveis dos reservatórios e das condições de geração das usinas hidrelétricas, garantindo a estabilidade tarifária.
As bandeiras tarifárias, divididas em níveis, indicam o custo da geração de energia para o Sistema Interligado Nacional. Quando a bandeira verde é aplicada, como em março, não há acréscimo na conta de luz. No entanto, nas bandeiras amarela ou vermelha, são adicionados valores extras a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A decisão da Aneel é uma boa notícia para os consumidores, que poderão planejar seus gastos sem preocupações com aumentos inesperados na conta de energia. A manutenção da bandeira verde reflete as condições favoráveis do sistema elétrico nacional, beneficiando residências, comércios e indústrias.
Comentários
Acre
Da Banda Hits ao Swing Mania: Xapuri vive o melhor do Carnaval Popular na quarta noite de folia
Da Banda Hits ao Swing Mania: Xapuri vive o melhor do Carnaval Popular na quarta noite de folia
A penúltima noite do Carnaval de Xapuri, nesta segunda-feira, 3, foi marcada por muita animação e brilho de talentos locais. A festa começou com uma grande apresentação da Banda Hits, de Rio Branco, que trouxe um toque especial: a vocalista Iana Sarquis, xapuriense de nascimento, fez sua primeira apresentação na cidade como cantora.
A performance de Iana ainda foi marcada por um dueto vibrante com seu tio, Nader Sarkis, uma figura importante na história da música local, vocalista do histórico grupo H-Welem, e que atualmente ocupa o cargo de secretário de Cultura no município, sendo o principal responsável pela organização do Carnaval deste ano.
Em seguida, o DJ Alessandro Lima, conhecido por sua habilidade em animar os eventos da cidade, comandou mais um set sensacional, deixando o público ainda mais empolgado antes da entrada no palco da Banda Swing Mania, liderada pelo talentoso cantor Max Ferrari, que fechou a noite em alto estilo. Junto com ele, a cantora Dayana Prince, de Brasiléia, levantou o público na arena.
Celebração da cultura e fomento à economia local
O Carnaval Popular de Xapuri, uma promoção da Prefeitura sob a gestão do prefeito Maxsuel Maia, tem como objetivo fortalecer a realização da maior festa popular do país na cidade, valorizando os artistas locais e regionais, além de fomentar a economia local. A iniciativa busca não apenas celebrar a cultura e a tradição carnavalesca, mas também impulsionar o turismo e o comércio, gerando oportunidades para a comunidade.
Festa tranquila com a atuação das forças de segurança
A Prefeitura de Xapuri destaca a contribuição das forças de segurança pública na promoção de um carnaval tranquilo. O resultado do alinhamento feito durante o planejamento da festa tem sido uma folia sem registros de desordem ou violência no local onde acontece o Carnaval 2025.
Programação da última noite
Mas a festa não acabou por aí! Nesta terça-feira, o último dia do Carnaval promete muito mais. A partir das 17 horas, haverá mais um baile infantil para animar a criançada. Com a presença dos Reis Mirins do Carnaval, Esther Reis e Alan Nicolas. À noite, o encerramento da “Folia na Princesinha – Carnaval de um novo tempo” contará com as apresentações das bandas Frutos da Terra e Arregaça-aê. O DJ Alessandro Lima também estará presente, garantindo que a animação continue até o final.
Você precisa fazer login para comentar.