fbpx
Conecte-se conosco

Geral

DRACO prende 100 envolvidos com organizações criminosas no Acre em 2024

Publicado

em

DRACO prendeu 100 envolvidos com organizações criminosas no Acre em 2024

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) encerra o ano de 2024 com resultados expressivos no combate ao crime organizado no Acre. Segundo balanço divulgado nesta semana, as operações realizadas ao longo do ano resultaram na prisão de 100 pessoas acusadas de envolvimento com facções criminosas e no indiciamento de 187 investigados.

Entre janeiro e dezembro, a DRACO realizou 109 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas judiciais que fortaleceram o enfrentamento às organizações criminosas. Os alvos principais das ações foram lideranças, integrantes e executores de delitos ligados a facções que operam no estado.

De acordo com o delegado José Adonias, titular da DRACO, as operações tiveram impacto direto na redução de crimes violentos, como roubos e homicídios. “Foram prisões importantes, que tiraram de circulação lideranças que autorizavam e organizavam crimes. Esse trabalho estratégico tem resultado em maior segurança para a população”, destacou.

Entre as operações de destaque, a “Operação Taxa Oculta”, realizada em março, levou à condenação de três investigados a quase 30 anos de prisão. As investigações, conduzidas pela equipe da DRACO, resultaram em provas determinantes para as condenações.

Lideranças e integrantes de facções foram alvo de operações estratégicas em todo o estado.

O delegado reforçou que as ações de 2024 também contribuíram para desarticular redes criminosas e para o fortalecimento das investigações que levaram à punição judicial dos envolvidos. O trabalho da DRACO deve continuar com a mesma intensidade em 2025, com foco em neutralizar a atuação de facções no estado.

Delegacia intensifica combate ao crime organizado e resulta em 109 buscas e apreensões no ano

Comentários

Continue lendo

Geral

PM apreende 1 kg de drogas e prende adolescente em abordagem na BR-364, no Acre

Publicado

em

Durante a fiscalização, os policiais encontraram o entorpecente escondido entre os pertences do jovem

8º Batalhão apreenderam um quilo de droga e detiveram um adolescente durante uma abordagem de rotina na BR-364, principal rodovia do Acre. Foto: cedida 

Policiais militares do 8º Batalhão apreenderam um quilo de drogas e prenderam um adolescente durante uma abordagem de rotina na BR-364, principal rodovia do Acre, na manhã deste domingo (8). De acordo com a PM, o menor transportava a substância — aparentemente maconha — dentro de uma mochila em um veículo de passeio.

O adolescente, que não teve a identidade divulgada por ser menor de idade, foi levado à delegacia e autuado por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Ele responderá conforme as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Polícia Militar reforçou que continuará com operações na região para combater o tráfico de entorpecentes.

O adolescente, que não teve o nome divulgado por ser menor de idade, foi conduzido à delegacia e autuado por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Criminosos atiram contra viatura da PM durante patrulha em área de risco em Rio Branco

Publicado

em

 

Grupo armado fugiu após confronto e abandonou veículo com escopeta e munições no Ramal da Judia

Policiais militares do 2º Batalhão foram alvos de disparos de criminosos armados na manhã deste domingo (8), no bairro Belo Jardim, região considerada de alto risco em Rio Branco (AC). A guarnição foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) por volta das 8h para atender uma denúncia de tiroteio na área.

Ao chegarem ao local, os militares se depararam com um grupo dentro de um veículo Hyundai HB20 prata. Os suspeitos ignoraram a ordem de parada e atiraram contra a viatura. Os policiais revidaram e deram início a uma perseguição que seguiu até o Ramal da Judia.

Durante a fuga, os criminosos abandonaram o carro e se embrenharam em uma área de mata, conseguindo escapar. No interior do veículo, a equipe encontrou uma escopeta calibre 28 e nove cartuchos intactos.

Apesar da troca de tiros, ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Redação nota 1000”: Projeto da assembléia capacita 400 jovens em CZS

Publicado

em

Presidente Nicolau Júnior leva para todo o estado projeto que beneficia milhares de adolescentes

Criado pela Assembleia Legislativa do Acre, através da escola do Legislativo (ELA), o projeto “Redação Nota 1000” já visitou os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e agora Cruzeiro do Sul. O projeto leva até os adolescentes, estudantes das escolas públicas, um curso preparatório para a redação do ENEM. Ao todo 12 escolas de quatro municípios foram atendidas.

“É a forma que encontramos para contribuir com a nossa juventude e ajudar a sociedade acreana. Não há outro caminho para mudarmos a nossa história que não seja pela educação e a formação de nossos jovens. O Futuro é agora. O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende dos filhos que deixamos para o mundo”, disse o presidente Nicolau Júnior.

Em Cruzeiro do sul, nesta semana foram 400 alunos de escolas da rede estadual no município. Esse já foi o quarto município que recebeu o projeto e a sexta turma. Somando todos que já participaram do projeto “Redação Nota 1000”, são quase mil participantes, de acordo com o as informações da Escola do Legislativo.

PRIMEIRA NOTA 1000

Ao final do curso os alunos são submetidos a uma redação simulada e dentre os 960 alunos participantes, até agora, nesta edição de Cruzeiro do Sul saiu a primeira nota mil. A aluna Maria Eduarda Braga da Silva da escola Flodoardo Cabral, alcançou a nota máxima, após as orientações das professoras da Escola do Legislativo e utilizando todos os critérios do ENEM.

“A nota da redação é decisiva para uma boa pontuação no ENEM e para assegurar o acesso a universidades importantes, especialmente as públicas. Por isso, esse nosso projeto não vai parar, nem o Pré-ENEM que realizamos através da nossa escola do legislativo. Nosso compromisso enquanto Assembleia Legislativa, representando todos os 24 deputados estaduais do Acre é contribuir para a evolução da nossa gente”, declarou o presidente Nicolau, muito motivado e esperançoso com o projeto.

O PROJETO

O projeto “Redação Nota 1000” consiste em aulas presenciais intensivas com até 8h de duração; simulação de redação com correção individualizada; aulas sobre cidadania e o papel do Poder Legislativo; suporte online pós-oficina com correções e videoaulas; certificação para todos os participantes; premiação simbólica para as melhores redações; parcerias com escolas e Secretaria Estadual de Educação.

As metas estabelecidas para o projeto “Redação Nota 1000” são: elevação do nível de escrita dos alunos; estímulo à participação cidadã e política; preparação qualificada para o ENEM e concursos; engajamento dos jovens com temas sociais e democráticos.

Comentários

Continue lendo