Conecte-se conosco

Cotidiano

Dorival Junior é o novo técnico da Seleção. Já se despediu do São Paulo. Foi escolhido por ser o inverso de Fernando Diniz

Publicado

em

Agora é oficial. Dorival Junior, como o blog publico, é o novo técnico da Seleção. Já se despediu oficialmente do São Paulo. Ele foi escolhido pela simplicidade e competitividade. Ao contrário do que era Diniz

Dorival Junior comemora. A espera de toda a carreira se confirmou. É o novo técnico da Seleção
SÃO PAULO

“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria.

“Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio.”

Despedida oficial de Dorival Junior, do São Paulo.

O acerto foi até o final da Copa do Mundo de 2026, como o blog publicou.

A sua contratação foi escolha pessoal de Ednaldo Rodrigues.

O presidente da CBF não quis levar em consideração os apelos de presidentes de Federações, que indicavam o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira.

Pesou, para Ednaldo, a postura mais tranquila do ex-treinador do São Paulo.

O presidente da CBF sempre viu em Abel Ferreira um técnico vencedor, moderno, mas instransigente.

E para comandar a Seleção Brasileira é preciso ter ‘jogo de cintura’.

A começar com o relacionamento com Neymar, ainda a principal figura da Seleção Brasileira.

Dorival e Neymar tiveram um problema gravíssimo no Santos, que acabou custando o emprego do treinador, em 2010. O técnico não quis que ele cobrasse um pênalti diante do Atlético Goianiense. Foi o que bastou para o atleta fazer um escândalo inesquecível.

Dorival queria afastá-lo do time, para o punir, mas a direção santista optou em demtir o treinador.

Neymar e o técnico se acertaram. O atacante pediu desculpas por interromper um trabalho que era ‘muito vitorioso’ no Santos.

Ao contrário de Fernando Diniz, que para fazer seus jogadores compreenderem seu esquema tático leva meses, com Dorival tudo é mais simples.

Porque não há tanta variação tática nas equipes que comanda.

No relacionamento com os atletas ele é muito mais próximo, não é ‘hierárquico’ como Abel Ferreira.

Ednaldo Rodrigues não quis mais um treinador ‘tão difícil para os atletas’ quanto Fernando Diniz

Ednaldo Rodrigues não quis mais um treinador ‘tão difícil para os atletas’ quanto Fernando Diniz
AFP

Permite conversas, sugestões táticas.

E é pela convivência harmônica.

Foi só com ele que Gabigol e Pedro puderam atuar juntos como titulares no Flamengo, com ótimo desempenho. Com as conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil.

A CBF, que já desperdiçou um ano de preparação para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, com os interinos Ramon e Fernando Diniz, esperando Carlo Ancelotti, que preferiu ficar no Real Madrid, finalmente tem um treinador.

Ednaldo não cumpriu sua palavra.

Quando o Brasil foi eliminado da Copa do Catar, no segundo fracasso de Tite, ele prometeu que a Seleção contrataria um dos melhores técnicos do mundo.

O que não é o caso de Dorival Junior.

Ele é um ótimo técnico para os parâmetros sul-americanos.

Não mundial.

Mas pelo menos, a Seleção tem um comandante sem utopia, como era Diniz.

Pelo contrário.

Dorival Junior tem ‘os pés no chão’.

É de se esperar uma equipe competitiva, com esquema tático definido.

Sem variações importantes, como acontece com a França, com a Argentina, por exemplo.

É uma escolha pouco ambiciosa.

Mas firme.

Dorival Junior tem todas as condições de fazer um trabalho importante.

Despertar o melhor de uma geração tão questionada, de coadjuvantes.

Dentro da realidade, um treinador que acredita em Ednaldo, que ainda pode perder o cargo juridicamente. O plenário do Supremo ainda vai julgar a liminar do ministro Gilmar Mendes, que o reconduziu ao cargo. Ele foi afastado por sua eleição ter sido considerada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro como irregular.

Com Dorival, o Brasil voltará a ter uma Seleção competitiva.

E de esquema tático simples.

Os jogadores não sofrerão mais como no comando de Diniz.

O que já é um grande progresso…

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo