Cotidiano
Dois títulos em 2 meses: Conheça Hilary Katryne, microempreendedora de 19 anos eleita Rainha do Rodeio da Expoacre 2024
Hilary Katryne Rodrigues da Costa, 19 anos, tem uma doceria e desde os 15 anos participa de concursos de beleza. Ela também foi eleita Rainha da Produção há dois meses, em Rio Branco. Ao g1, disse que representar o rodeio se tornou um sonho.

Hilary Katryne tem 19 anos e foi escolhida como Rainha do Rodeio da Expoacre 2024. Foto: Arquivo pessoal
Por Hellen Monteiro
A microempreendedora Hilary Katryne Rodrigues da Costa, de 19 anos, foi consagrada a Rainha do Rodeio 2024 no último sábado (24), em Rio Branco. Ela, que é dona de uma doceria, disputou o título com outras 11 concorrentes, onde os jurados avaliaram beleza, simpatia, oratória e performance country, que envolvia coreografia e tocar berrante.
Em entrevista, Hilary diz que sua jornada até o reconhecimento do título foi emocionante e desafiador, e destaca a honra de representar a Expoacre 2024. “A energia e o apoio do público fizeram toda a diferença, tornando essa vitória ainda mais especial”, conta ela.
A nova Rainha do Rodeio evidencia a emoção indescritível de ter ganhado.
“Me senti honrada e muito feliz por todo o esforço e dedicação terem sido reconhecidos. Representar o rodeio é uma grande responsabilidade, e estou animada para fazer parte dessa tradição aqui no nosso estado”, diz.
Para conquistar a vitória, Hilary acredita que seu diferencial foi a confiança que conseguiu transmitir durante a sua apresentação. “Mas me senti muito firme e conectada com o público. Minha torcida foi incrível e me deu ainda mais força para mostrar quem eu sou e a paixão que tenho pelo rodeio. Essa combinação de segurança, autenticidade e o apoio caloroso da minha torcida, acredito, fez a diferença para conquistar o título”, comenta ela.

Hilary Katryne foi escolhida como Rainha do Rodeio 2024 no último sábado (24) Foto: Arquivo pessoal
Trajetória
Aos 15 anos, a jovem foi eleita Miss e decidiu focar nas competições de beleza. Segundo Hilary, naquela época ela estava totalmente voltada para o universo dos concursos de misses, mas com o passar dos anos, começou a se interessar cada vez mais pelo rodeio e por isso decidiu concorrer neste ano por achar ‘fascinante’.
Em junho deste ano, Hilary conquistou o título de Rainha da Produção 2024, e sentiu que estava ainda mais preparada e confiante para participar da Expoacre. A partir de então, começou a se dedicar para aprender a tocar o berrante.
Como Rainha do Rodeio da Expoacre 2024, Hilary garante que irá representar o evento com muita dedicação, mostrando a tradição e a cultura do rodeio. “Vou participar ativamente das nove noites, interagir com o público, e promover a importância desse evento, sempre mantendo a energia e o entusiasmo que fazem parte desse título”, assegura.
Expoacre
A Expoacre começa dia 31 de agosto e termina em 8 de setembro no Parque de Exposições Wildy Viana, na Rodovia AC-040, em Rio Branco, e deve reunir produtores rurais, empresários, empreendedores e visitantes de estados vizinhos e diversas regiões do país. A expectativa é de movimentar mais de R$ 325 milhões na edição deste ano.
Veja os shows confirmados na Expoacre 2024 em Rio Branco:
- 1/9 – Biguinho Sensação – 23h – Palco principal – Arena de shows Hamilton Brito;
- 2/9 – Marilia Tavares – 23h – Arena de Rodeio;
- 3/9 – Limão com Mel – 23h – Arena de Rodeio;
- 4/9 – Nadson o Ferinha – 23h – Palco principal – arena de shows Hamilton Brito;
- 5/9 – Thalles Roberto – Show Gospel – 20h – palco principal – Arena de shows Hamilton Brito;
- 8/9 – Henry Freitas – 23h – Palco principal – arena de shows Hamilton Brito.

Hilary Katryne foi escolhida como Rainha do Rodeio 2024 no último sábado (24). Foto: Arquivo pessoal
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.