Acre
Dois homens são presos por queimada em área de vegetação no município de Rodrigues Alves
Vizinhos avisaram a polícia que prendeu os dois homens que atearam fogo em uma propriedade rural de Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (13).

Homens colocaram fogo em propriedade rural de Rodrigues Alves. Foto: cedida
Dois homens foram presos por crime ambiental, após colocarem fogo em uma área rural no município de Rodrigues Alves, interior do Acre. De acordo com o tenente da Polícia Militar do Acre (PMAC), Valber Nascimento, a informação chegou através de uma denúncia anônima feita por vizinhos.
Ainda segundo o tenente, uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental confirmou a denúncia ao chegar no local.
Os homens foram identificados, presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Rodrigues Alves.
Conforme apurado pelos policiais, a princípio, a intenção dos suspeitos era queimar uma área que eles já tinham feito um desmate, que seria uma área de campo. Porém, segundo a polícia, provavelmente de falta de conhecimento e treinamento, eles não fizeram e não tomaram cuidado necessário para que as chamas não se propagassem.
“Além da área que eles estavam queimando, foi constatado que ainda pegou fogo em algumas áreas em cerca de oito hectares”, afirmou Nascimento.
A PMAC explicou que desde as 13 horas os homens iniciaram o fogo e a preocupação era que se alastrasse ainda mais e atingisse a propriedade dos vizinhos.
Com o agravamento das queimadas na região, órgãos de proteção ambiental como ICMBio, Ibama e Imac têm atuado em parceria com a PM e o Corpo de Bombeiros para combater os incêndios na região e identificar os responsáveis.
“Hoje o que está se agravando são os crimes ambientais. A gente tem montado uma força-tarefa já orientada pelo nosso comandante. Não só o nosso estado como o Brasil todo, estão sofrendo com essas atitudes”, ressaltou o tenente.
Incêndios
No dia 20 de agosto o Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública devido à intensificação da seca e dos focos de incêndio.

Com o agravamento das queimadas na região, órgãos de proteção ambiental como ICMBio, Ibama e Imac têm atuado em parceria com a PM e o Corpo de Bombeiros. Foto: cedida
O Estado contabilizou mais de 750 focos de queimadas na primeira semana de setembro, conforme dados do Inpe. O programa utiliza dados de queimadas captados diariamente pelo satélite de referência Aqua para fazer os levantamentos.
Entre o dia 1º e o dia 7, o Acre teve 757 focos de queimadas. O total representa quase 30% a mais do número registrado na mesma época ano passado, quando houve 584 focos de queimadas em sete dias.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.