Acre
Dois dos presos foragidos são considerados de alta periculosidade e possuem penas que somam mais de 170 anos

Dois dos foragidos; ‘Gabriel’ e ‘Margarido’ são considerados de alta periculosidade e possuem penas que somam mais de 170 anos.
Fuga de presos ocorre pela segunda vez em pouco mais de um mês na unidade
Três detentos escaparam do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), o maior do estado do Acre, durante a madrugada desta terça-feira (17). A fuga ocorreu no Pavilhão A e, segundo informações, os presos utilizaram ferros da estrutura da cela para abrir um buraco na laje, conseguindo assim deixar o local.
Ao todo, 17 detentos tentaram fugir, mas 14 foram recapturados — sendo sete detidos dentro da própria unidade e outros sete capturados na área externa por policiais penais. No entanto, três dos fugitivos conseguiram escapar e estão sendo procurados. São eles:
•Felipe de Souza Ferreira, 25 anos;
•Margarido Freire Costa, 23 anos, conhecido como “Chacal”;
•Gabriel Miranda Gonçalves, 33 anos.
Foragidos de alta periculosidade
Entre os fugitivos, destacam-se Margarido Freire e Gabriel Miranda, ambos considerados de alta periculosidade. Os dois possuem penas que somam mais de 170 anos de prisão.
Gabriel Miranda foi condenado a 104 anos e 9 meses de prisão, mas a Câmara Criminal do Acre reduziu sua pena para 92 anos. Ele foi responsabilizado por participar de um ataque ao Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em abril de 2021, que resultou em uma ação criminosa de grande impacto. O grupo, fortemente armado — incluindo o uso de fuzis —, deixou sete pessoas feridas e uma morta. Entre as vítimas está o motoboy Yuri Matheus Cavalcante, que foi executado dentro de uma lanchonete na frente de vários clientes.
Margarido Freire, conhecido como “Chacal”, foi condenado a 57 anos e 10 meses de prisão por participação na mesma ação criminosa. Além disso, ele foi responsabilizado pelo assassinato do adolescente Clever Lucas Santos da Costa, de 17 anos, ocorrido em 2021. Por esse crime, “Chacal” recebeu uma condenação de 12 anos e 6 meses de prisão.
A fuga desta terça-feira é a segunda registrada em pouco mais de um mês no Complexo Penitenciário FOC. No último 4 de novembro, seis detentos conseguiram escapar, mas apenas dois foram recapturados. Os outros quatro continuam foragidos, o que revela uma preocupação crescente com a segurança e a vigilância no sistema penitenciário estadual.
A Polícia Penal e as forças de segurança seguem em busca dos fugitivos e investigam as circunstâncias da fuga. Margarido Freire e Gabriel Miranda, pela gravidade dos crimes atribuídos a eles, são considerados extremamente perigosos.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ainda não informou quais medidas serão tomadas para reforçar a segurança no complexo e evitar novas fugas. O caso segue em investigação.
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom





Você precisa fazer login para comentar.