fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Documentos de veículos também terão versão eletrônica

Publicado

em

A exemplo do que já ocorre com o título de eleitor e com a carteira nacional de habilitação (CNH), o registro e o licenciamento de veículos automotores terão também uma versão digital. O documento poderá ser baixado a partir de hoje (27), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), já disponível tanto para o sistema Android como para o IOS.

A primeira unidade federativa a fazer uso deste documento é o Distrito Federal. “Não há ainda um prazo definido para que os demais estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito”, disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, durante a cerimônia de lançamento do aplicativo para a capital federal.

O aplicativo reunirá, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo o ministro, a ideia do aplicativo é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito.

“Mais de 97 milhões de brasileiros possuem CRLV; mais de 60 milhões possuem carteira de habilitação; e mais de 23 milhões de pessoas possuem a habilitação com o QR Code [espécie de código de barras que pode ser verificada pelos agentes de trânsito durante as abordagens]. Esse aplicativo tornará a ida ao Detran desnecessária [para boa parte dessas pessoas]”, explicou Baldy.

O diretor do Denatran, Maurício Alves, a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, durante cerimônia para lançamento da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prazos

Apesar de não haver, até o momento, um prazo definido para que os departamentos de trânsito das demais unidades federativas passem a adotar a versão eletrônica do documento, a expectativa do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, é de que até o final do ano todos estados já estejam operando com o aplicativo.

No DF, há 1,75 milhão de pessoas habilitadas para dirigir. Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Barbosa, esse grande número de motoristas habilitados faz com que as áreas de atendimento ao público tenham de atender diariamente entre 5 e 10 mil pessoas. “Com esse aplicativo, nós retiraremos as pessoas de dentro do órgão”, disse Barbosa.

Download

Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

A fim de esclarecer eventuais dúvidas sobre o uso desse aplicativo, o Denatran disponibilizou um tutorial em seu site.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Galvez intensifica preparação para duelo no Maranhão pela Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O atacante Ronan jogou a competição na última temporada

O elenco do Galvez vai intensificar os treinamentos para o confronto diante do Juventude Samas, do Maranhão, pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17. A partida será disputada no dia 11 de março no estádio Pinheirão, em São Luís, no Maranhão.

“Vamos aumentar a carga de trabalho. Teremos um desafio muito complicado em São Luís e precisamos chegar no melhor nível”, comentou o técnico Márcio Figueiredo (Faísca).

Atletas do interior

A diretoria do Galvez manteve a política de investir em atletas do interior do Estado para o torneio nacional.

“Temos 12 atletas de vários municípios acreanos. O Galvez busca resultados expressivos dentro do campo, mas sabe da sua importância social criando oportunidades para os jovens do Estado”, afirmou o presidente do Imperador, Igor Oliveira.

Viaja no dia 9

Segundo Igor Oliveira, a delegação do Galvez embarca para São Luís no dia 9 de março.

“Estamos com o nosso planejamento fechado. Tivemos um ano vitorioso em 2024 com essa categoria e vamos seguir com esse trabalho”, disse Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FADE indica professora de Cruzeiro do Sul para o Teachers Games na França

Publicado

em

Foto FADE: João Renato e a professora Iranilda Izidorio após a indicação

A Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) indicou a professora de Educação Física Iranilda Izidoro, do município de Cruzeiro do Sul, para participar do Teachers Games, na França, no mês de maio.

“A escolha da professora Iranilda ocorreu por causa da participação nos eventos, fortalecendo o esporte escolar desenvolvido pela FADE”, explicou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

Filiada à FADE

Iranilda Izidorio trabalha no Colégio Militar Dom Pedro II e é filiada à FADE desde o início de 2023. A participação da professora acreana será toda custeada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A indicação da professora ocorreu nas presenças dos comandantes dos Bombeiros, coronel Charles Santos, e da Polícia Militar, coronel Marta Renata, e do subsecretário de Justiça e Segurança Pública, Evandro Bezerra.

Realização da ISF

O Teachers Games (Jogos dos Professores) é uma realização da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF) e apresenta um programa educacional diversificado com workshops, focados em estratégias de ensino, saúde infantil, estilos de ensinos eficazes, tecnologia da educação e inclusão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá perde para o Operário/PR nas penalidades e é eliminado da Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Operário realizaram uma boa partida na Arena da Floresta

Um filme diferente com um final repetido. O Humaitá empatou com Operário, do Paraná, por 0 a 0, mas foi derrotado nas penalidades por 3 a 1 e acabou eliminado da Copa do Brasil nesta quarta, 26, na Arena da Floresta.

Humaitá na defesa

O começo da partida deixou evidente a proposta do Humaitá, atuar na defesa e tentar alguma jogada em contra-ataque. O Operário atuou com mais posse de bola e tentava criar.

Na segunda etapa, o jogo de desenvolveu da mesma maneira e na decisão por pênaltis, o Fantasma foi mais competente.

Emanoel Sacramento

Mesmo com a desclassificação, Emanoel Sacramento provou ser um grande estrategista. O treinador montou o Humaitá dentro das possibilidades e conseguiu levar a decisão para as penalidades.

“Fizemos a partida dentro das nossas possibilidades. Trabalhamos pouco para um jogo importante, mas isso não serve de desculpa pela eliminação”, comentou Emanoel Sacramento.

Elenco mal montando

O duelo da Copa do Brasil mostrou a limitação do elenco do Humaitá. O zagueiro Gregory atuou como lateral direito e faltou extremos com velocidade para tentar ganhar a partida.

Tombense na 2ª fase

O Operário vai jogar contra a Tombense na 2ª fase da Copa do Brasil. A equipe mineira bateu o CSE por 3 a 1, em Palmeiras dos Índios, Alagoas, e garantiu a vaga.

Campeonato Estadual

Depois das eliminações nas Copas Verde e do Brasil, o Humaitá, agora, concentra-se no Campeonato Estadual. O Tourão vai jogar contra o Independência no próximo dia 8, no Florestão, em uma partida decisiva.

Comentários

Continue lendo