Cotidiano
Do “sonho distante” aos elogios de Dana White: conheça lutador do Acre que vai estrear no UFC Vegas 106
Matheus Camilo, 24 anos, encara Gabe Green, neste sábado, em Las Vegas, Nevada (EUA). Atleta começou carreira nas artes marciais em Rio Branco há 12 anos e conquistou vaga no UFC em 2024

Matheus Camilo, atleta acreano de MMA — Foto: Divulgação/UFC
O acreano Matheus Camilo, 24 anos, tem estreia marcada no UFC Vegas 106, neste sábado (17), em Las Vegas, Nevada (EUA). Após sete anos do fim da passagem de Francimar Bodão, o Acre voltar a ter um lutador na principal organização de MMA do planeta.
Dono de seis vitórias seguidas nos últimos combate, Matheus Camilo vai enfrentar o norte-americano Gabe Green, que vem de duas derrotas seguidas, na categoria peso-leve até 70,3 Kg.
O lutador acreano cumpriu agenda do UFC, nessa quarta-feira, e fez questão de erguer a bandeira do Acre no mídia day, que inclui sessão de fotos, entrevistas e o lançamento do evento.
– Matheus Camilo quer deixar sua marca na divisão dos leves – diz um trecho da apresentação do atleta no site oficial do UFC.

Ficha técnica
- Nome: Matheus Camilo
- Apelido: Jaguar
- Cartel: 9-2
- Idade: 24 anos
- Natural de: Rio Branco, AC
- Altura: 1,76 m
- Categoria: peso-leve (até 70,3 Kg)
- Próximo adversário: Gabe Green (Estados Unidos)
Quem é Matheus Camilo?
Filho de Gentil Camilo, que morreu durante a pandemia de Covid-19, e Meire Pinheiro Camilo, Matheus Camilo é o caçula da família. Ele tem dois irmãos: Lucas Pinheiro Camilo e Luiz Diego, irmão por parte de pai.

Matheus Camilo presta homenagem ao pai, Gentil Camilo, após primeira vitória no Shooto Brasil — Foto: Arquivo pessoal/Matheus Camilo
Apaixonado pelo mundo das artes marciais, o atleta começou a treinar jiu-jítsu e kickboxing entre 2013 e 2017, no Centro de Lutas Riva Fight Team, em Rio Branco, sob comando do mestre Rivelino Souza, o Riva.
– Às vezes a gente ia deixar, às vezes ele ia a pé. Ele sempre dava o jeito dele, nunca deixou de treinar – disse o irmão do atleta, Lucas Camilo, em entrevista.
Criado na Baixada da Sobral, um das regiões mais periféricas na capital acreana, o lutador ficou marcado no início da carreira por causa da vontade excessiva de vencer, segundo o mestre Riva.
– Ele tem muita vontade. Então, quando você quer, você tem que correr atrás, não pode desistir. O Matheus ainda chegou a me tirar uns dois alunos porque ele batia muito. Os caras ficam com medo, saiam e não voltavam – brincou o mestre em entrevista à Rede Amazônica Acre no início deste ano.

Matheus Pinheiro treina no CT Bodão, em Rio Branco. Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Matheus Camilo começou a treinar MMA no CT Bodão, do ex-lutador do UFC Francimar Bodão, também na capital do Acre, por meio do projeto ‘Bodão em busca de campeões’. Em 2018, Matheus Camilo passou cinco meses treinando na academia do ex-lutador Randy Couture, em Las Vegas.
Ascensão até vaga no UFC e elogios de Dana White
Matheus Camilo sabia que sair do Acre e alcançar uma vaga no UFC era um “sonho distante”, mas nunca deixou de acreditar. Ele mora nos Estados Unidos há quase cinco anos.
De 2019 até 2024, Matheus Camilo entrou no octógono para 11 combates, obtendo nove vitórias e duas derrotas. O último triunfo dele foi no Z-Fight Night, em combate que rendeu a vaga no UFC após vitória sobre o tajique Nabotov Dorobshokh.
A luta, inclusive, foi casada após o tajique pedir uma chance para lutar no UFC durante coletiva de imprensa. Dana White, o chefão do UFC, arranjou o confronto dele contra Matheus Camilo.
Após a luta, Dana White elogiou o desempenho do atleta acreano, que venceu o combate por decisão unânime dos juízes.

Dana White em coletiva do UFC — Foto: Reprodução/Youtube
Origem do apelido ‘Jaguar’
Matheus Camilo carrega o apelido ‘Jaguar’, em referência a onça-pintada (onça-preta).
– Jaguar é muito famoso na América Central, nas regiões aqui da América do Sul também. Ele é um animal feroz, é um animal silencioso, é um animal preciso, e ele ataca no momento certo. É a fera mais temida da Amazônia, a fera terrestre. A gente pensou: “pô, casa muito com Matheus”, e também pelo fato de ele ser negro – explica Lucas Camilo.

Apaixonado pelo mundo das artes marciais, o atleta começou a treinar jiu-jítsu e kickboxing entre 2013 e 2017, no Centro de Lutas Riva Fight Team, em Rio Branco. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.