Conecte-se conosco

Cotidiano

Do “sonho distante” aos elogios de Dana White: conheça lutador do Acre que vai estrear no UFC Vegas 106

Publicado

em

Matheus Camilo, 24 anos, encara Gabe Green, neste sábado, em Las Vegas, Nevada (EUA). Atleta começou carreira nas artes marciais em Rio Branco há 12 anos e conquistou vaga no UFC em 2024

Matheus Camilo, atleta acreano de MMA — Foto: Divulgação/UFC

O acreano Matheus Camilo, 24 anos, tem estreia marcada no UFC Vegas 106, neste sábado (17), em Las Vegas, Nevada (EUA). Após sete anos do fim da passagem de Francimar Bodão, o Acre voltar a ter um lutador na principal organização de MMA do planeta.

Dono de seis vitórias seguidas nos últimos combate, Matheus Camilo vai enfrentar o norte-americano Gabe Green, que vem de duas derrotas seguidas, na categoria peso-leve até 70,3 Kg.

O lutador acreano cumpriu agenda do UFC, nessa quarta-feira, e fez questão de erguer a bandeira do Acre no mídia day, que inclui sessão de fotos, entrevistas e o lançamento do evento.

Matheus Camilo quer deixar sua marca na divisão dos leves – diz um trecho da apresentação do atleta no site oficial do UFC.

Ficha técnica
  • Nome: Matheus Camilo
  • Apelido: Jaguar
  • Cartel: 9-2
  • Idade: 24 anos
  • Natural de: Rio Branco, AC
  • Altura: 1,76 m
  • Categoria: peso-leve (até 70,3 Kg)
  • Próximo adversário: Gabe Green (Estados Unidos)
Quem é Matheus Camilo?

Filho de Gentil Camilo, que morreu durante a pandemia de Covid-19, e Meire Pinheiro Camilo, Matheus Camilo é o caçula da família. Ele tem dois irmãos: Lucas Pinheiro Camilo e Luiz Diego, irmão por parte de pai.

Matheus Camilo presta homenagem ao pai, Gentil Camilo, após primeira vitória no Shooto Brasil — Foto: Arquivo pessoal/Matheus Camilo

Apaixonado pelo mundo das artes marciais, o atleta começou a treinar jiu-jítsu e kickboxing entre 2013 e 2017, no Centro de Lutas Riva Fight Team, em Rio Branco, sob comando do mestre Rivelino Souza, o Riva.

– Às vezes a gente ia deixar, às vezes ele ia a pé. Ele sempre dava o jeito dele, nunca deixou de treinar – disse o irmão do atleta, Lucas Camilo, em entrevista.

Criado na Baixada da Sobral, um das regiões mais periféricas na capital acreana, o lutador ficou marcado no início da carreira por causa da vontade excessiva de vencer, segundo o mestre Riva.

– Ele tem muita vontade. Então, quando você quer, você tem que correr atrás, não pode desistir. O Matheus ainda chegou a me tirar uns dois alunos porque ele batia muito. Os caras ficam com medo, saiam e não voltavam – brincou o mestre em entrevista à Rede Amazônica Acre no início deste ano.

Matheus Pinheiro treina no CT Bodão, em Rio Branco. Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Matheus Camilo começou a treinar MMA no CT Bodão, do ex-lutador do UFC Francimar Bodão, também na capital do Acre, por meio do projeto ‘Bodão em busca de campeões’. Em 2018, Matheus Camilo passou cinco meses treinando na academia do ex-lutador Randy Couture, em Las Vegas.

Ascensão até vaga no UFC e elogios de Dana White

Matheus Camilo sabia que sair do Acre e alcançar uma vaga no UFC era um “sonho distante”, mas nunca deixou de acreditar. Ele mora nos Estados Unidos há quase cinco anos.

– Era um sonho distante, mas eu sabia que um dia ia chegar lá. Se eu continuasse trabalhando com honestidade, disciplina, sem querer passar por cima de ninguém, eu ia chegar lá – conta Matheus Camilo.

De 2019 até 2024, Matheus Camilo entrou no octógono para 11 combates, obtendo nove vitórias e duas derrotas. O último triunfo dele foi no Z-Fight Night, em combate que rendeu a vaga no UFC após vitória sobre o tajique Nabotov Dorobshokh.

A luta, inclusive, foi casada após o tajique pedir uma chance para lutar no UFC durante coletiva de imprensa. Dana White, o chefão do UFC, arranjou o confronto dele contra Matheus Camilo.

Após a luta, Dana White elogiou o desempenho do atleta acreano, que venceu o combate por decisão unânime dos juízes.

Dana White em coletiva do UFC — Foto: Reprodução/Youtube

– Ele ganhou a luta e ele parecia muito bem fazendo isso. Ele era um lutador mais completo – disse Dana White em coletiva de imprensa após a vitória de Matheus Camilo.
Origem do apelido ‘Jaguar’

Matheus Camilo carrega o apelido ‘Jaguar’, em referência a onça-pintada (onça-preta).

– Jaguar é muito famoso na América Central, nas regiões aqui da América do Sul também. Ele é um animal feroz, é um animal silencioso, é um animal preciso, e ele ataca no momento certo. É a fera mais temida da Amazônia, a fera terrestre. A gente pensou: “pô, casa muito com Matheus”, e também pelo fato de ele ser negro – explica Lucas Camilo.

Apaixonado pelo mundo das artes marciais, o atleta começou a treinar jiu-jítsu e kickboxing entre 2013 e 2017, no Centro de Lutas Riva Fight Team, em Rio Branco. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo