Cotidiano
Disque-corrupção está com novos números de telefone para atendimentos
Dessa forma, se assegura os princípios do serviço público: legalidade, eficiência, impessoalidade, publicidade e moralidade.
Assessoria
O serviço de Disque Corrupção está com novos números para atendimento. Agora, quem desejar fazer alguma denúncia em relação ao Judiciário estadual poderá ligar para os telefones 0800-7213040 e (68) 3211-5535, dentro do horário do expediente da Justiça do Acre.
O serviço foi instituído em 2015 (Portaria n.°958/2015) com objetivo de disponibilizar instrumentos de controle quanto as ações administrativas do Judiciário acreano. Dessa forma, se assegura os princípios do serviço público: legalidade, eficiência, impessoalidade, publicidade e moralidade.
A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é o setor responsável por receber ligações fazer os encaminhamentos necessários, conforme estabeleceu a Portaria 1.437 de 2020, da presidência do TJAC.
A Ouvidoria, coordenada pelo desembargador Luiz Camolez, já é um mecanismo que proporciona o controle social e participação dos cidadãos acreanos na administração da Justiça. Com a inserção do Disque Corrupção nas atividades do setor acrescenta-se mais um canal direito com a sociedade, trazendo mais transparência e segurança para a gestão.
Mas, atenção, durante esse período de quarentena, em função da pandemia da COVID-19 e como medida de segurança e proteção à saúde, todo o Judiciário está trabalhando em regime de teletrabalho, com retorno gradual de 50% da força de trabalho. Assim, os serviços da Ouvidoria também estão sendo realizados através do celular (68) 99212-3585.
Comentários
Cotidiano
Segundo dia do FICATE 2024 destaca atrações internacionais e oficinas formativas
O Festival Internacional de Teatro do Acre (FICATE) 2024 segue a todo vapor em Rio Branco, oferecendo uma programação intensa e diversificada que vai até o próximo domingo, dia 22. O segundo dia do evento foi marcado por uma série de apresentações internacionais e oficinas formativas, atraindo público e participantes em diversos pontos da cidade. Organizado pelas Companhias Cata-Ventos de Cultura e Tanto Lá Quanto de Cá, o festival busca fomentar a cultura local e promover o intercâmbio artístico global.
Atrações Imperdíveis
Entre as grandes atrações do dia, a companhia mexicana La Gitana Lula – Creatividad Escénica foi um dos destaques, encantando o público com uma apresentação rica em expressões corporais e sensibilidade artística. O espetáculo aconteceu na Escola Dr. Mário de Oliveira, uma das várias instituições educacionais que participam do festival.
A atriz mexicana Aurora Hernández, que integrou o elenco do espetáculo, expressou sua gratidão e entusiasmo ao participar do evento.
“Estou aqui muito feliz por ser convidada para o segundo festival de FICATE. Fico feliz e agradecida, porque apesar da diferença do idioma, os meninos e as meninas se integram ao trabalho e isso enriquece muito tanto o trabalho artístico como o aprendizado deles.”
Impacto nas Escolas
A coordenadora da Escola Dr. Mário de Oliveira, Roseli Cordeiro, destacou a importância do FICATE para a comunidade escolar:
“Recebemos o espetáculo do FICATE e isso é muito importante, é uma oportunidade única para os nossos alunos um festival internacional vir para a nossa escola. Os alunos não vão precisar sair do ambiente escolar para ter essa oportunidade. Porque a gente sabe que a arte é importante, ela ajuda na alegria, ela ajuda na felicidade. Ela ajuda na concentração, ela ajuda na expressão. Então a gente fica muito feliz por ter essa oportunidade. Ter sido uma escola escolhida para participar desse evento”.
O festival também impactou diretamente o público jovem. Em apenas dois dias de apresentações, quase 2 mil alunos foram alcançados pelas atividades promovidas pelo FICATE.
Formação Artística de Alto Nível
Além das apresentações, o SESC Centro sediou uma oficina de direção ministrada pelo aclamado diretor carioca Ribamar Ribeiro. Voltada para a criação cênica e o desenvolvimento de uma linguagem própria, a oficina atraiu artistas e estudantes de teatro, criando um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Diversidade Internacional
O segundo dia também trouxe ao palco o grupo chileno Funca Teatro, que apresentou o espetáculo ‘Lorca’ na Escola Sebastião Pedroza. No SESC Centro, o público teve a oportunidade de assistir às peças Gatico – Sombras del Rodomonte (Colômbia) e Vine a Verte (Argentina), que exploraram diferentes linguagens teatrais, do teatro com historias marginal ao drama contemporâneo.
Não Perca!
O FICATE 2024 continua até domingo com uma programação repleta de atrações nacionais e internacionais. O festival promete não apenas entreter, mas também fortalecer e enriquecer a cena teatral do Acre. Confira a programação completa e participe dessa celebração artística!
Você precisa fazer login para comentar.