Conecte-se conosco

Acre

Diretora da creche nova esclarece aos vereadores e ao público a situação da creche

Publicado

em

DSC_0056

A 10ª Sessão Ordinária contou com a presença da Gerente da Creche Municipal Roma Emilse da Silva, a Senhora Antônia Ferreira da Silva, onde a mesma debateu junto com os vereadores, e apresentou a situação administrativa e estrutural da creche. Falou ainda das dificuldades enfrentadas como: área de risco, banheiros, problemas com abastecimento de água, janelas e principalmente problemas estruturais da creche, falou de um problema num cano de esgoto rompido, porque o mau cheiro está trazendo transtornos para as crianças e os vizinhos. Solicitou a ajuda dos vereadores para colaborarem e se colocou à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos referentes à creche.

DSC_0093Bil: (PMDB)

Iniciou falando sobre a Portaria nº 615 de 15.04 que dispõe sobre o incentivo de construção de um centro psicossocial para pessoas que fazem tratamento químico. Isso é muito importante disse o vereador, para ajudar as pessoas com dependência química, parabenizou a Deputada Perpétua Almeida sobre organização e um encontro do Ministro Aldo Rebelo com todos os desportistas do Acre. Falou novamente sobre a realização de testes de baliza em ruas de grande movimento. Falou dos haitianos e a constante chegada deles no município.

Solicitou que Secretaria de obras realize a reforma na quadra de areia na Sumaúma

Pediu que seja disponibilize lixeiros para a Rua Estevão de Moraes, Bairro. Eldorado.

Solicitou que Prefeitura Controle o trânsito em frente as escolas Menino Jesus e antiga creche.

Prefeitura Realize limpeza e iluminação na Travessa Pará, Bairro Centro.

DSC_0103Erizete: (PT)

Falou sobre o programa de aquisição de alimentos (compra antecipada), produtores estão preocupados com esse programa, pois este ano ainda não funcionou, que pelo menos se inicie este ano, já que, muitas famílias são beneficiadas com esse programa.

Solicitou que enviar um documento para o ministério do Fome Zero para falar sobre a importância desse programa para o município. Para que agilize a liberação desse recurso.

Prefeitura realize aguamento nas ruas, sobretudo na avenida Manoel Marinho Monte, grande quantidade de poeira.

Prefeitura Inicie a obra o mais rápido possível da duplicação da Avenida Manoel marinho Monte.

Pediu Moção de Aplauso ao (TCE) tribunal de contas do estado parabenizando pela anulação do decreto onde o município contrataria sem licitação.

DSC_0117Fernanda: Hasem (PT)

Iniciou falando que está feliz e com a honra lavada pela presença da Gerente da Creche e disse que ficou insatisfeita com as respostas da mesma que disse que foram muito vazias. Parabenizou todos os policiais militares e civis pela passagem do dia do policial no dia 21.04.13. Moção de Aplauso por este dia. Falou da preocupação com a violência nos últimos vinte dias no regional do Alto Acre. Falou da reformulação do PCCS dos servidores do município, e afirmou que está disposta ajudar quando o Projeto chegar a esta casa para votação. Falou da presença do Superintendente do INCRA, O Sr. Idesio Franklin no município, onde o mesmo participou de reuniões em localidades rurais e esclareceu dúvidas das comunidades. Solicitou que é preciso ser feito de imediato o planejamento dos ramais. Falou de um problema grava de infraestrutura que está acontecendo no loteamento São João, porque este já é alvo de grandes reivindicações, parabenizou a Promotora pelas atitudes tomadas com relação a esse Bairro, onde os moradores estão sofrendo sérios transtornos no local por conta das condições do mesmo. Participou da comemoração da pequena reforma no Centro da Juventude Jânio Jovino de Oliveira. Pediu o apoio dos vereadores, pois está trabalhando em um Projeto de lei para a compensação dos servidores públicos que adotem a doação de sangue.

Prefeitura Providencie um toldo para a feira livre sobretudo no lado da Avenida. Rui Lino, onde os moradores ficam expostas ao sol.

Coordenadora De Cultura faça um levantamento dos artesãos do município e faça uma feira com a participação desses artistas e que esse evento de torne uma atração do município.

Finalizou dizendo que irá à Rio Branco para participar de uma reunião sobre a economia solidária no município de Brasileia.

Cópia de DSC_0119Naldo:(PRP)

Secretaria de Obras veja a possibilidade de construir uma ponte no ramal do km 69, no Sr. Sidney, já é uma reivindicação antiga do moradores.

Secretaria. De Saúde Município e Estado informe o resultado dos exames realizados nos haitianos, para que as pessoas fiquem sabendo da quantidade a da proporção desse problema de saúde em nosso município.

Registrou a vinda do ministro do Itamaraty Eduardo Cardozo para o município de Brasileia para verificar a situação dos haitianos. Falou sobre o aluguel social do município, e disse que o município não tem condições de arcar com essa despesa e que o governo do estado ajude o município no aluguel social;

DSC_0138Joelso Pontes:(PP)

Iniciou falando que a Sessão foi muita produtiva. Disse que na sexta – feira participou de uma palestra com prefeitos e vereadores e que foi muito importante. Falou sobre a futura erosão em Brasileia, precisamente no bairro Leonardo Barbosa, onde é preocupante aquele lugar que está perto de apartar. Segundo um site de notícias

Solicitou que a Prefeitura elabore um Projeto para a duplicação da Avenida. Rui Lino;

Prefeitura Elabore um projeto para fortalecimento da atividade leiteira do município;

Pediu que a Prefeitura Crie a Coordenadoria da juventude no município.

Núcleo de Educação contemple a comunidade da Escola Valéria Bispo e divulgue o calendário e utiliza a quadra.

Solicitou que a Prefeitura Intensifique a coleta d elixo na agrovila do km 26;

Pediu que a Prefeitura realize melhorias nas ruas do Bairro Novo Horizonte;

– solicitou que a equipe de interiorização da UFAC informe sobre o acordo da reunião do ano de 2012, sobre os cursos que serão disponibilizados para o município.

Pediu que o Deputado Gladson Cameli aloque recursos para serem destinados em uma nova sede do Conselho tutelar.

Solicitou que a Superintendência do SEBRAE veja a possibilidade de instalar novamente o espaço do SEBRAE

Que o CONAB veja a dificuldade dos produtores em ter acesso ao subsídio, e informe quais associações serão contempladas com o subsídio.

DSC_0141Marivaldo:(PMDB)

Iniciou falando sobre a vinda do Ministro do Itamaraty no município, falou das mudanças na estrutura para os haitianos. Disse que está sendo prejudicado por ser o líder do Prefeito, solicitou a ajuda dos vereadores e pediu que os mesmos declarem quem estão apoiando. Falou das realizações que estão sendo feitas pelo Poder executivo: Tapa buracos na Av. Rui Lino. Melhorias no ramal do Nazaré.

Concluiu pedindo que a Prefeitura Instale três postes na Rua Vanderlei Dantas, Bairro Ferreira Silva;

DSC_0165Rosildo:(PT)

Iniciou falando sobre a situação dos ramais do município. Falou que os vereadores de oposição precisam mover uma ação judicial sobre os problemas do município.

Pediu que a prefeitura encaminhe Cópia de todas as Indicações feitas pelos vereadores; Parabenizou o trabalho feito pelo Programa Luz para todos.

Indicou novamente que a Prefeitura Ilumine a agrovila do km 26 porque os moradores estão a mercê da escuridão.

Que Prefeitura Realize melhorias na Rua Olegário França, o tráfego de crianças é intenso e há muitos buracos.

Parabenizou o trabalho do Superintendente do INCRA pelo trabalho realizado no município.

Cópia de DSC_0181Tereza:(PT)

Iniciou pedindo que Secretaria De Obras realize um paliativo na Rua Maria da Anunciação de Paula Moreira.

Pediu que Prefeitura Veja a situação dos funcionários que carregam lixo sem nenhuma proteção.

Falou da situação dos ramais do município que estão em situação precária.

Finalizou agradecendo a todos.

DSC_0199Mario Jorge (PSB)

Pediu que Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 07, que dá acesso ao ramal do Nazaré;

Indicou Prefeitura Realize melhorias na ponte do igarapé entre rios, ramal Fortaleza.

Falou da transmissão das sessões da Câmara no mercado municipal para que as pessoas que não podem participar estejam ouvindo no seu ambiente de trabalho os pedidos dos vereadores. Falou que serão realizadas as sessões itinerantes nos bairros e zona rural; concluiu falando sobre a reunião que irá haver na quinta feira dia 25.04.13 na Câmara com os representantes da Vigilância Sanitária de Rio Branco.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Professora implora cirurgia neurológica urgente a governador Gladson Cameli e relata risco de morte após espera de um ano por procedimento no Acre

Publicado

em

Cremilda Lopes Rodrigues, de 58 anos, professora aposentada, aguarda desde fevereiro de 2025 a realização de uma angioplastia com implante de stent intracraniano para tratamento de aneurismas cerebrais, em Rio Branco. Segundo laudos médicos apresentados pela paciente, o caso é considerado urgente devido ao risco de ruptura.

O procedimento foi solicitado pelo médico neurologista Rogério Ivan Ortiz. No entanto, a cirurgia não está sendo realizada no Hospital Santa Juliana, unidade onde executa os atendimentos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Estado.

Cremilda gravou um vídeo relatando a situação e pedindo apoio das autoridades. No apelo, afirmou viver sob constante preocupação enquanto aguarda a marcação do procedimento.

“Eu tô aqui como mãe, como vó, pedindo misericórdia das autoridades. Faça alguma coisa, porque não é fácil viver assim. Eu preciso que o governador do Estado do Acre compre stents para que essa cirurgia seja menos invasiva.”

Segundo a professora, o primeiro laudo médico foi emitido há cerca de um ano e encaminhado ao Ministério Público. Um novo documento, entregue há aproximadamente um mês, reforçou o pedido de urgência.

“Segundo o neurocirurgião, eu corro um alto risco de vida desses aneurismas sangrarem. Se sangrar, minha chance de sobreviver é de cerca de 2%.”

A paciente também relata que, pelo método cirúrgico convencional, existe risco de perda de visão, pois o aneurisma estaria comprimindo um nervo óptico. Enquanto aguarda a cirurgia, ela afirma que precisou mudar de residência com a família por conta da situação de saúde.

De acordo com Cremilda, ao longo do período ela recebeu promessas de apoio, mas nenhuma medida efetiva foi adotada até o momento. A apreensão aumenta à medida que o procedimento não é agendado e o risco apontado em laudo médico permanece.

O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos de saúde responsáveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco cobra repasses federais para a Assistência Social do Acre na 36ª Reunião da CIT SUAS

Publicado

em

A reunião teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Com o objetivo de cobrar os recursos prometidos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (11), o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, esteve presente na 36ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 9º andar, Sala 902, em Brasília/DF.

O encontro teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que, até o momento, não foram repassados pelo governo federal, apesar de promessas anteriores.

João Marcos Luz, que também atua como gestor da política de assistência social no estado do Acre, enfatizou as dificuldades enfrentadas pela região, especialmente diante do aumento no fluxo de imigrantes e dos danos causados pelas alagações.

O gestor apontou que os repasses, previstos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ainda não chegaram, o que tem gerado um grande prejuízo para a ampliação das ações de apoio a quem mais precisa, como as políticas voltadas para pessoas em situação de rua.

Além de cobrar a liberação dos recursos, Luz pediu especialmente o envio de verbas para os municípios de Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil, que enfrentam grandes desafios no atendimento à população vulnerável, como idosos e mulheres vítimas de violência.

Ele destacou a importância de o governo federal honrar seus compromissos financeiros, especialmente em um cenário de crescente demanda por serviços públicos de assistência social.

“Estamos em uma situação muito difícil no Acre, e não podemos ficar de braços cruzados. A prefeitura de Rio Branco, por exemplo, está arcando com 80% dos custos dessas ações sociais, utilizando recursos do IPTU, que deveriam ser destinados a outras áreas. O governo federal precisa assumir sua responsabilidade e garantir que os recursos cheguem aos municípios, onde as necessidades são urgentes”, afirmou João Marcos Luz.

A falta de repasses tem impactado diretamente o planejamento e a execução das políticas públicas em diversas frentes, prejudicando a qualidade do atendimento à população em situação de risco.

Luz finalizou seu discurso reforçando que não se pode esperar mais tempo pela liberação dos valores prometidos, uma vez que a situação no estado requer respostas imediatas.

O encontro na CIT SUAS é um dos muitos espaços em que gestores municipais buscam cobrar a atuação do governo federal para garantir o adequado financiamento e execução das políticas sociais em todo o Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo