Acre
Diretora da creche nova esclarece aos vereadores e ao público a situação da creche
A 10ª Sessão Ordinária contou com a presença da Gerente da Creche Municipal Roma Emilse da Silva, a Senhora Antônia Ferreira da Silva, onde a mesma debateu junto com os vereadores, e apresentou a situação administrativa e estrutural da creche. Falou ainda das dificuldades enfrentadas como: área de risco, banheiros, problemas com abastecimento de água, janelas e principalmente problemas estruturais da creche, falou de um problema num cano de esgoto rompido, porque o mau cheiro está trazendo transtornos para as crianças e os vizinhos. Solicitou a ajuda dos vereadores para colaborarem e se colocou à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos referentes à creche.
Iniciou falando sobre a Portaria nº 615 de 15.04 que dispõe sobre o incentivo de construção de um centro psicossocial para pessoas que fazem tratamento químico. Isso é muito importante disse o vereador, para ajudar as pessoas com dependência química, parabenizou a Deputada Perpétua Almeida sobre organização e um encontro do Ministro Aldo Rebelo com todos os desportistas do Acre. Falou novamente sobre a realização de testes de baliza em ruas de grande movimento. Falou dos haitianos e a constante chegada deles no município.
Solicitou que Secretaria de obras realize a reforma na quadra de areia na Sumaúma
Pediu que seja disponibilize lixeiros para a Rua Estevão de Moraes, Bairro. Eldorado.
Solicitou que Prefeitura Controle o trânsito em frente as escolas Menino Jesus e antiga creche.
Prefeitura Realize limpeza e iluminação na Travessa Pará, Bairro Centro.
Falou sobre o programa de aquisição de alimentos (compra antecipada), produtores estão preocupados com esse programa, pois este ano ainda não funcionou, que pelo menos se inicie este ano, já que, muitas famílias são beneficiadas com esse programa.
Solicitou que enviar um documento para o ministério do Fome Zero para falar sobre a importância desse programa para o município. Para que agilize a liberação desse recurso.
Prefeitura realize aguamento nas ruas, sobretudo na avenida Manoel Marinho Monte, grande quantidade de poeira.
Prefeitura Inicie a obra o mais rápido possível da duplicação da Avenida Manoel marinho Monte.
Pediu Moção de Aplauso ao (TCE) tribunal de contas do estado parabenizando pela anulação do decreto onde o município contrataria sem licitação.
Iniciou falando que está feliz e com a honra lavada pela presença da Gerente da Creche e disse que ficou insatisfeita com as respostas da mesma que disse que foram muito vazias. Parabenizou todos os policiais militares e civis pela passagem do dia do policial no dia 21.04.13. Moção de Aplauso por este dia. Falou da preocupação com a violência nos últimos vinte dias no regional do Alto Acre. Falou da reformulação do PCCS dos servidores do município, e afirmou que está disposta ajudar quando o Projeto chegar a esta casa para votação. Falou da presença do Superintendente do INCRA, O Sr. Idesio Franklin no município, onde o mesmo participou de reuniões em localidades rurais e esclareceu dúvidas das comunidades. Solicitou que é preciso ser feito de imediato o planejamento dos ramais. Falou de um problema grava de infraestrutura que está acontecendo no loteamento São João, porque este já é alvo de grandes reivindicações, parabenizou a Promotora pelas atitudes tomadas com relação a esse Bairro, onde os moradores estão sofrendo sérios transtornos no local por conta das condições do mesmo. Participou da comemoração da pequena reforma no Centro da Juventude Jânio Jovino de Oliveira. Pediu o apoio dos vereadores, pois está trabalhando em um Projeto de lei para a compensação dos servidores públicos que adotem a doação de sangue.
Prefeitura Providencie um toldo para a feira livre sobretudo no lado da Avenida. Rui Lino, onde os moradores ficam expostas ao sol.
Coordenadora De Cultura faça um levantamento dos artesãos do município e faça uma feira com a participação desses artistas e que esse evento de torne uma atração do município.
Finalizou dizendo que irá à Rio Branco para participar de uma reunião sobre a economia solidária no município de Brasileia.
Secretaria de Obras veja a possibilidade de construir uma ponte no ramal do km 69, no Sr. Sidney, já é uma reivindicação antiga do moradores.
Secretaria. De Saúde Município e Estado informe o resultado dos exames realizados nos haitianos, para que as pessoas fiquem sabendo da quantidade a da proporção desse problema de saúde em nosso município.
Registrou a vinda do ministro do Itamaraty Eduardo Cardozo para o município de Brasileia para verificar a situação dos haitianos. Falou sobre o aluguel social do município, e disse que o município não tem condições de arcar com essa despesa e que o governo do estado ajude o município no aluguel social;
Iniciou falando que a Sessão foi muita produtiva. Disse que na sexta – feira participou de uma palestra com prefeitos e vereadores e que foi muito importante. Falou sobre a futura erosão em Brasileia, precisamente no bairro Leonardo Barbosa, onde é preocupante aquele lugar que está perto de apartar. Segundo um site de notícias
Solicitou que a Prefeitura elabore um Projeto para a duplicação da Avenida. Rui Lino;
Prefeitura Elabore um projeto para fortalecimento da atividade leiteira do município;
Pediu que a Prefeitura Crie a Coordenadoria da juventude no município.
Núcleo de Educação contemple a comunidade da Escola Valéria Bispo e divulgue o calendário e utiliza a quadra.
Solicitou que a Prefeitura Intensifique a coleta d elixo na agrovila do km 26;
Pediu que a Prefeitura realize melhorias nas ruas do Bairro Novo Horizonte;
– solicitou que a equipe de interiorização da UFAC informe sobre o acordo da reunião do ano de 2012, sobre os cursos que serão disponibilizados para o município.
Pediu que o Deputado Gladson Cameli aloque recursos para serem destinados em uma nova sede do Conselho tutelar.
Solicitou que a Superintendência do SEBRAE veja a possibilidade de instalar novamente o espaço do SEBRAE
Que o CONAB veja a dificuldade dos produtores em ter acesso ao subsídio, e informe quais associações serão contempladas com o subsídio.
Iniciou falando sobre a vinda do Ministro do Itamaraty no município, falou das mudanças na estrutura para os haitianos. Disse que está sendo prejudicado por ser o líder do Prefeito, solicitou a ajuda dos vereadores e pediu que os mesmos declarem quem estão apoiando. Falou das realizações que estão sendo feitas pelo Poder executivo: Tapa buracos na Av. Rui Lino. Melhorias no ramal do Nazaré.
Concluiu pedindo que a Prefeitura Instale três postes na Rua Vanderlei Dantas, Bairro Ferreira Silva;
Iniciou falando sobre a situação dos ramais do município. Falou que os vereadores de oposição precisam mover uma ação judicial sobre os problemas do município.
Pediu que a prefeitura encaminhe Cópia de todas as Indicações feitas pelos vereadores; Parabenizou o trabalho feito pelo Programa Luz para todos.
Indicou novamente que a Prefeitura Ilumine a agrovila do km 26 porque os moradores estão a mercê da escuridão.
Que Prefeitura Realize melhorias na Rua Olegário França, o tráfego de crianças é intenso e há muitos buracos.
Parabenizou o trabalho do Superintendente do INCRA pelo trabalho realizado no município.
Iniciou pedindo que Secretaria De Obras realize um paliativo na Rua Maria da Anunciação de Paula Moreira.
Pediu que Prefeitura Veja a situação dos funcionários que carregam lixo sem nenhuma proteção.
Falou da situação dos ramais do município que estão em situação precária.
Finalizou agradecendo a todos.
Pediu que Prefeitura Realize melhorias no ramal do km 07, que dá acesso ao ramal do Nazaré;
Indicou Prefeitura Realize melhorias na ponte do igarapé entre rios, ramal Fortaleza.
Falou da transmissão das sessões da Câmara no mercado municipal para que as pessoas que não podem participar estejam ouvindo no seu ambiente de trabalho os pedidos dos vereadores. Falou que serão realizadas as sessões itinerantes nos bairros e zona rural; concluiu falando sobre a reunião que irá haver na quinta feira dia 25.04.13 na Câmara com os representantes da Vigilância Sanitária de Rio Branco.
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre confirma vinda de Baleia Rossi para selar aliança com Mailza Assis
Presidente estadual Vagner Sales afirma que conversas estão adiantadas e que líder nacional virá ao estado para confirmar apoio

Vagner Sales afirma que líder nacional do partido virá ao estado anunciar apoio à pré-candidata do PP ao governo. Foto: captada
O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em breve para oficializar a aliança do MDB com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao governo do Acre nas eleições de 2026. Segundo Sales, as tratativas estão “bastante adiantadas” e o anúncio depende apenas da confirmação final do PP.
“O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Logo teremos um anúncio importante”, afirmou. Ele ressaltou que a decisão agora está nas mãos do PP e de Mailza, que devem acertar as reivindicações do MDB.
A movimentação reforça a articulação iniciada em dezembro, quando o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com Baleia Rossi em Brasília. A aliança também encerra a expectativa do Republicanos, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato, de contar com o apoio do MDB. Internamente, o partido defende que a decisão leve em conta a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O governador Gladson Cameli (PP) se reuniU pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no último dia 10 de dezembro do ano passado. Foto: captada
Comentários
Acre
Acre lidera ranking nacional de feminicídios em 2025, com maior taxa proporcional do país
Estado registrou 14 assassinatos de mulheres, alta de 75% sobre 2024; taxa de 1,58 por 100 mil habitantes é a mais elevada entre todas as unidades federativas

Desde 2015, o Acre contabilizou 122 feminicídios. A marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023, quando o acumulado da década chegou exatamente a cem casos.
O Acre liderou a taxa proporcional de feminicídios no Brasil em 2025, com 1,58 casos por 100 mil habitantes – a maior do país. Em números absolutos, foram 14 assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero ou doméstica, um aumento de 75% em relação a 2024, quando ocorreram oito mortes. O estado igualou os picos históricos registrados em 2016 e 2018, que também contabilizaram 14 feminicídios cada.
Desde 2015, quando a lei do feminicídio foi sancionada, o Acre acumula 122 vítimas. A marca de 100 casos foi ultrapassada em 2023. Em nível nacional, 2025 foi o ano mais letal desde a criação da legislação, com 1.470 feminicídios registrados – uma média de quase quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior, estabelecido em 2024, e reforça a urgência de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país.
Comparativo nacional:
-
Acre: 14 casos (taxa de 1,58/100 mil) – maior proporção do país
-
Amapá: 9 casos
-
Roraima: 7 casos
-
Brasil: 1.470 feminicídios em 2025 (recorde desde 2015)
Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios – a marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior são apontadas como fatores agravantes.
Ações em curso:
A Secretaria de Segurança do Acre intensificar a fiscalização eletrônica de medidas protetivas e ampliar campanhas de conscientização em parceria com o Ministério das Mulheres. O Estado deve instalar mais Delegacia da Mulher no interior e criar um comitê interinstitucional para monitorar casos de alto risco.
O recorde nacional de feminicídios em 2025 (1.470 casos) coincide com o aumento de 75% no Acre, indicando que a violência de gênero escalou mesmo após uma década da Lei do Feminicídio (13.104/2015) – sinal de que a legislação sozinha não basta sem políticas de prevenção e proteção efetivas.

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior do estado são apontadas como fatores agravantes.
Comentários
Acre
Veja; Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu em cruzamento de grande fluxo e reacende cobrança por melhorias na sinalização da via
Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (20), no cruzamento da Rua Minas Gerais com a ladeira de acesso ao Comercial Líder, no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. O trecho é conhecido pelo intenso tráfego de veículos e já é considerado ponto crítico por moradores da região.
Segundo informações apuradas no local, o motociclista seguia em direção ao cruzamento quando, ao tentar atravessar a via, teria invadido a preferencial. Um veículo Volkswagen Gol, que trafegava pela Rua Minas Gerais, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo a motocicleta lateralmente.
Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado ao solo, sofrendo escoriações e relatando dores pelo corpo. O motorista do automóvel permaneceu no local, prestou auxílio à vítima e aguardou a chegada das autoridades.
Moradores que presenciaram o acidente, nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro, acionaram o serviço de emergência. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.
Ainda de acordo com relatos da comunidade, o cruzamento apresenta baixa visibilidade e fluxo constante de veículos, fatores que elevam o risco de novos acidentes. Os moradores cobram providências do poder público, como reforço na sinalização e melhorias na infraestrutura viária.












Você precisa fazer login para comentar.