Cotidiano
Diretor explica por que o Amazonas, adversário do Flamengo na Copa do Brasil, aposta em “famosos”
Lecheva admitiu que estratégia tem relação com marketing, mas também busca desempenho esportivo ao recuperar atletas

Lecheva assumiu o cargo de executivo de futebol do Amazonas há poucos dias, mas conhece bem o clube: foi o primeiro técnico e sempre manteve contato com os dirigentes
POR ALLAN BRITO
A história do Amazonas é curta, bem sucedida e tem uma marca que chama atenção: a contratação de reforços “famosos”. Desde o começo o time contrata jogadores que já atuaram em grandes clubes. Nesta quarta-feira (1), o Amazonas enfrentará o Flamengo com um elenco que tem, por exemplo, Sassá, ex-Botafogo, Jô, ex-Corinthians, e William Barbio, ex-Vasco. reportagem falou com Lecheva, diretor executivo do clube, que explicou essa estratégia.
“Acho que o primeiro grande nome que nós levamos foi o Maikon Leite. Depois Ibson, Airton, Walter… E agora Sassá, Jô, Barbio… Enfim, grandes jogadores que já tiveram grandes momentos nos grandes clubes. Claro que tem um pouco de marketing nisso. Os grandes nomes atraem. Abrem um leque de oportunidades para você ter novos parceiros. Traz um olhar diferente para quem está de fora, por ver os nomes que estão no elenco”.

Estreante na Série B, Amazonense aposta em atletas que já atuaram em times de grande torcida da Série A
No elenco atual são 10 jogadores que já passaram por grandes clubes. Mas Lecheva ressalta que a contribuição técnica também é levada em consideração: “Não são jogadores em fim de carreira. São jogadores que tem o que produzir. A maior prova disso é o Sassá, que chegou com desconfiança e deu certo”. O atacante ex-Botafogo foi artilheiro da Série C com 18 gols marcados. E o Amazonas foi campeão.
Lecheva assumiu o cargo de executivo de futebol do Amazonas há poucos dias, mas conhece bem o clube: foi o primeiro técnico e sempre manteve contato com os dirigentes. Por isso explica o sucesso do Sassá: “desde o início ele abraçou o projeto do Amazonas. A receita para dar certo, para o Amazonas e para ele, é acreditar no projeto. É a responsabilidade que ele sempre teve com o clube, sabendo que estava nascendo uma oportunidade que ele não teve nos últimos anos”.
Agora Jô tenta repetir o sucesso, mas Lecheva explica que o atacante ainda está passando por ajustes físicos e mentais. Normalmente ele sai do banco de reservas. “O Jô tem jogado pouco por questão física. Ele ficou um tempo sem atuar e isso acabou culminando na aquisição de peso. Então ele já tem diminuído o percentual (de gordura), mas está buscando a melhor forma física e a mentalidade, entendo esse novo momento dele. Tenho certeza que ele vai nos ajudar muito”.
Sobre Dentinho, ex-Corinthians, outra aposta recente, Lecheva afirmou que teve pouco contato com ele, mas estima que o jogador poderá ser aproveitado no final do mês de maio. Ele também ficou um longo tempo sem jogar profissionalmente, desde o final de 2022.
Amazonas x Flamengo: oportunidade
Lecheva sabe o tamanho da dificuldade que será enfrentar o Flamengo. Mas prefere ver o jogo com otimismo: “é uma oportunidade, não só de fazer jogos com público grande e fazer receita, mas também vejo como oportunidade de os jogadores escreverem o nome na história desse clube, o primeiro jogo da Copa do Brasil o Flamengo venceu o Amazonas por 1×0 no maracanã e queremos fazer historia em Manaus contra o rubro negro”.
Quando era jogador, Lecheva participou da histórica vitória do Paysandu contra o Boca Juniors. Agora ele até lembrou daquele jogo ao falar de uma possível surpresa no jogo Amazonas x Flamengo: “Podemos escrever o nome na história, assim como fez o Paysandu contra o Boca na Bomboneira, guardadas as devidas proporções. São 2 grandes clubes contra times do Norte. Por que não imaginar que o Amazonas pode fazer grandes jogos contra o Flamengo e eliminar esse gigante? São esses grandes jogos que constroem histórias inesquecíveis”.

Amazonas comemora a vitória sobre o Botafogo-PB na Arena da Amazônia lotada. Foto: Divulgação
Veja a lista dos jogadores conhecidos do Amazonas e saiba como está o desempenho de cada no ano:
Sassá
Posição: atacante
Idade: 30 anos
Histórico: ex-Botafogo e Cruzeiro
Jogos em 2024: 16
Gols em 2024: 7
Jô
Posição: atacante
Idade: 37 anos
Histórico: ex-Corinthians
Jogos em 2024: 14
Gols em 2024: 4
William Barbio
Posição: atacante
Idade: 31 anos
Histórico: ex-Vasco e Bahia
Jogos em 2024: 16
Gols em 2024: 7
Patric
Posição: lateral-direito
Idade: 35 anos
Histórico: ex-Atlético-MG
Jogos em 2024: 14 jogos
Gols em 2024: 0
Guilherme Mantuan
Posição: volante
Idade: 26 anos
Histórico: ex-Corinthians
Jogos em 2024: 10
Gols em 2024: 0
Miranda
Posição: zagueiro
Idade: 24 anos
Histórico: ex-Vasco
Jogos em 2024: 5
Gols em 2024: 0
Cauan Barros
Posição: volante
Idade: 19 anos
Histórico: ex-Vasco
Jogos em 2024: 7
Gols em 2024: 0
Ezequiel
Posição: lateral-direito
Idade: 31 anos
Histórico: ex-Cruzeiro e Fluminense
Jogos em 2024: 15
Gols em 2024: 0
Ênio
Posição: atacante
Idade: 23 anos
Histórico: ex-Botafogo
Jogos em 2024: 9
Gols em 2024: 0
Dentinho
Posição: atacante
Idade: 35 anos
Histórico: ex-Corinthians
Jogos em 2024: 0
Gols em 2024: 0
Comentários
Cotidiano
MDB oficializa aliança com Mailza na quinta-feira e afirma que Jéssica Sales não resiste a ser vice
Líder da sigla na Aleac, Tanizio Sá diz que ex-deputada é “soldada do partido” e está à disposição para o que for melhor para o grupo

Na quinta (12), Mailza Assis fará uma visita à sede da sigla para oficializar a aliança. E Jéssica Sales (MDB) não tem resistência para ser indicada como vice na chapa encabeçada por Mailza. Foto: captada
O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Tanizio Sá, anunciou nesta terça-feira (10) que a vice-governadora Mailza Assis fará uma visita à sede da sigla na próxima quinta-feira (12) para oficializar a aliança política. O movimento deve sacramentar a união do partido em torno da pré-candidatura de Mailza ao governo do Estado.
Durante conversa com jornalistas que cobrem as sessões da Casa, Tanizio também rebateu informações de que a ex-deputada Jéssica Sales estaria resistente a compor a chapa como candidata a vice-governadora. De acordo com o deputado, Jéssica sempre se colocou à disposição do partido e não tem interesse pessoal na definição.
“Ela é uma soldada do partido. Sempre se portou como alguém que trabalha pelo coletivo. Ela não defende interesses pessoais. Não tem resistência a ser indicada como vice e está, como sempre esteve, à disposição do partido”, declarou Tanizio.
A declaração contraria rumores de que a ex-deputada federal teria preferência por disputar uma vaga ao Senado, o que não encontra respaldo na posição oficial da sigla.

O líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Tanizio Sá, anunciou que Mailza fará uma visita à sede da sigla na próxima quinta-feira (12) para oficializar a aliança política. Foto: captada
Tanizio Sá afirmou ainda que os emedebistas já iniciaram a organização da reunião que vai receber o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis para consolidar a aliança. O encontro está marcado para quinta-feira (12), na sede do MDB.
“Estaremos aguardando a visita e sabemos que o MDB é uma sigla importante, organizada e que pode ajudar muito na aliança com a vice-governadora Mailza”, completou o deputado.

Tanizio Sá afirmou ainda que os emedebistas já começaram a organizar a reunião para receber o governador Gladson Camelí e Mailza quando deverá ser sacramentada a aliança. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Datafolha: 46% dos brasileiros veem piora da economia

O percentual de brasileiros que veem piora na situação econômica do país chegou a 46%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (10/3). O índice aparece entre o melhor resultado do goveno Lula, que foi de 35% em 2023, e o pior, registrado em abril de 2025, quando 55% dos entrevistados apontaram piora da economia.
Nos últimos meses, no entanto, a percepção negativa aumentou. Em relação ao levantamento realizado em dezembro do ano passado, o percentual dos que consideram que a economia piorou subiu cinco pontos percentuais.Já a parcela dos que acreditam que a situação econômica melhorou caiu de 29% para 24%.
A avaliação negativa aparece de forma relativamente semelhante entre diferentes faixas de renda, mantendo-se próxima dos 46%. A exceção está entre os entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos, grupo no qual 69% afirmam que a economia piorou.
Preferência eleitoral
O levantamento indica também diferenças conforme a preferência eleitoral. Entre os que pretendem votar em Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas eleições deste ano, 77% dizem que a situação econômica piorou. Entre o eleitorado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice é de 14%.
Ao todo 2.004 pessoas de 16 anos ou mais foram entrevistadas pelo Datafolha em 137 municípios, entre os dias 3 e 5 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre destina R$ 2 milhões para fortalecer futebol acreano em 2026
O recurso também contempla apoio ao campeonato de seleções municipais sub-17, à arbitragem do Campeonato Acreano, à crônica esportiva e ao campeonato amador adulto, incluindo despesas com logística e prestação de serviços

As premiações para os clubes participantes e campeões das competições estaduais, incluem a primeira e segunda divisão, além de campeonatos femininos e categorias de base. Foto: Secom
O governo do Acre autorizou a destinação de R$ 2 milhões para o fomento do futebol acreano em 2026, por meio da Lei nº 4.779, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)nesta terça-feira, 10. A medida prevê investimentos em ações voltadas ao desporto de alto rendimento, com apoio à realização do Campeonato Acreano de Futebol Profissional e no fortalecimento das competições em diferentes categorias.
De acordo com a publicação, os recursos serão executados por meio de instrumento firmado entre o Poder Executivo e a Federação de Futebol do Acre, responsável pela organização das competições no estado. A lei estabelece que o investimento possui caráter específico e não habitual, com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações relacionadas à realização do campeonato estadual profissional de 2026.
Os recursos serão destinados a ações como premiações para clubes participantes e campeões das competições estaduais, incluindo a primeira e segunda divisão do futebol profissional masculino, além de campeonatos femininos e categorias de base, como sub-20, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11. A normativa também determina que parte do valor seja utilizada para premiar os clubes da primeira divisão do Campeonato Acreano, com R$ 50 mil para cada um dos oito times da competição, além de premiações específicas para os três primeiros colocados.

Medida prevê o investimento em ações voltadas ao desporto de alto rendimento e no fortalecimento das competições em diferentes categorias. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
O recurso também contempla apoio ao campeonato de seleções municipais sub-17, à arbitragem do Campeonato Acreano, à crônica esportiva e ao campeonato amador adulto, incluindo despesas com logística e prestação de serviços. As despesas previstas na lei serão custeadas por dotação orçamentária da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), com autorização para abertura de créditos adicionais, caso seja necessário para execução das ações.






Você precisa fazer login para comentar.