Conecte-se conosco

Extra

Diretor do hospital regional Wildy Viana é convidado por vereadores em Brasiléia

Publicado

em

O diretor interino do hospital regional Wildy Viana, doutor Rodrigo Santiago, foi convidado através do vereador Charbel Reis Saady (PP), para que pudesse esclarecer alguns pontos em relação a unidade hospitalar que ainda está em fase de conclusão em sua obra.

Vereador Charbel Saady requereu a presença do diretor interino para alguns esclarecimentos na Câmara de Brasiléia.

Ao contrário do que foi dito pelo ex-gestor do Acre, apesar de três ‘inaugurações’ sendo que muito ainda está para ser concluído no prédio, rodrigo foi enfático em dizer que muitos problemas ainda estão por ser sanados e longe de um atendimento como muitos gostariam.

Além de problemas estruturais que foram deixados e ainda estão sendo concluídos, tem os problemas humanos a serem adequados para atual realidade do prédio novo. Segundo o vereador autor do requerimento, “o convite ao diretor, seria para dar alguns esclarecimentos na Casa, já que a atual gestão está com 60 dias e tem problemas da gestão passadas estão inseridos no hospital e, como gestor mesmo interino, pudesse esclarecer (…), e ouvir dele essa nova dinâmica como vai tratar o hospital, o que está faltando e foi providenciado”, destacou Charbel.

Doutor Rodrigo esclareceu alguns pontos relacionados ao hospital Wildy Viana.

Para o presidente da Casa, Rogério Pontes (MDB), disse que o pedido foi uma forma para levar esses esclarecimentos a população. “Nós somos cobrados e a população tem razão. Desta forma, poderão saber o que está acontecendo no hospital”, disse.

Rodrigo destacou que existem dois problemas a serem solucionados de forma emergencial. “Temos duas problemáticas; uma seria a transição de governo e a de hospital, uma vez que a parte administrativa ainda está sendo feito no antigo prédio, licitações pendentes, medicamentos hospitalares, depósito de almoxarifado central que ficou zerado, sendo necessário licitações emergenciais para sanar alguns dos problemas”, disse.

Veja vídeos reportagens com as partes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil elucida homicídio em Brasiléia, apreende dois adolescentes e prende um adulto

Publicado

em

Adulto é preso em flagrante; crime teria sido motivado por retaliação no centro da cidade

Uma ação rápida da Polícia Civil do Estado do Acre resultou na elucidação de um homicídio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (30), no centro de Brasiléia. Dois adolescentes foram apreendidos e um homem adulto preso em flagrante por envolvimento na morte de Gilson Aparecido Ferreira.

Segundo as investigações, a vítima foi abordada na Rua Belém após sair de um estabelecimento comercial nas proximidades. Os suspeitos teriam acusado Gilson de cometer pequenos furtos na região e, sob esse argumento, decidiram agir de forma violenta.

De acordo com a apuração policial, os envolvidos acompanharam a vítima até a residência, onde iniciaram uma série de agressões com socos e o uso de uma barra de ferro. Durante a ação, Gilson ainda tentou pedir socorro. Em seguida, ele foi arrastado por cerca de 30 metros e atingido por um disparo de arma de fogo.

Investigação e prisões

Durante as diligências, a polícia localizou dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que confessaram participação no crime na presença de seus responsáveis. Eles relataram que a motivação seria uma retaliação por supostos furtos atribuídos à vítima.

Na sequência, os agentes identificaram e prenderam um terceiro envolvido, Caico da Silva Melendre Jaminawa, encontrado com a arma utilizada no crime — uma arma de pressão adaptada para calibre .22 — além de munições e aparelhos celulares que serão periciados.

Provas reunidas

Durante os trabalhos, a Polícia Civil apreendeu elementos considerados fundamentais para a investigação, entre eles:

  • A arma do crime e munições intactas;
  • Roupas queimadas em uma área próxima a um rio, possivelmente na tentativa de ocultar provas;
  • Um boné da vítima com vestígios de sangue, localizado no ponto inicial das agressões.

Procedimentos

Os adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao homicídio e estão à disposição do Juizado da Infância e Juventude. Já o adulto foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil informou que segue com as investigações e reforçou que a identidade de testemunhas e colaboradores é mantida sob sigilo para garantir a segurança da comunidade e o avanço das apurações sobre possíveis ligações com grupos criminosos na região.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação “Checklist” avança no Acre e resulta em prisão de foragido em Xapuri

Publicado

em

Ação integrada já cumpriu 92 mandados e segue com desdobramentos no estado

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou a segunda fase da operação “Checklist”, que resultou no cumprimento de 92 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

A operação, iniciada em agosto de 2022, contabiliza 58 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão em municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Acrelândia e Plácido de Castro, além dos estados de Rondônia e Goiás.

De acordo com o coordenador do Gaeco, o promotor Bernardo Albano, a operação é resultado de um trabalho investigativo de longo prazo. “A produção de conhecimento que levou à deflagração dessa operação já vem de um trabalho que ocorre há vários anos”, afirmou.

Mais de 100 policiais militares participaram da ação, que contou ainda com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, além de promotores dos Gaecos do Acre e de Rondônia e servidores do MPAC.

Desdobramento em Xapuri

Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Civil do Estado do Acre prendeu um foragido da Justiça no município de Xapuri, como parte dos desdobramentos da operação.

Segundo a polícia, o homem foi localizado após trabalho de investigação e monitoramento realizado por agentes que atuam na cidade. Ele estava residindo no próprio município, onde vinha se mantendo fora do alcance da Justiça.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, colocado à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil destacou que segue atuando de forma contínua no combate à criminalidade e no cumprimento de decisões judiciais em todo o estado.

Comentários

Continue lendo

Extra

Do Alto Acre para o pódio: atleta de Assis Brasil, Francisca Barros, brilha nas corridas

Publicado

em

A professora e atleta Francisca dos Santos Nascimento Barros, moradora de Assis Brasil, vem se destacando no cenário esportivo do Acre, unindo sua paixão pela atividade física com um importante trabalho social no município.

Formada em Educação Física (bacharelado e licenciatura), Francisca atua como professora no programa “Educação ao Ar Livre”, desenvolvido pela Prefeitura de Assis Brasil por meio da secretaria municipal de educação, que incentiva a prática de atividades físicas e promove mais saúde e qualidade de vida para a população.

À frente do CT da Fran, centro treinamento que vem ganhando cada vez mais adeptos, ela desenvolve um trabalho que vai além do treinamento físico, incentivando disciplina, bem-estar e autoestima entre seus alunos.

Há três anos no mundo das corridas, Francisca participa de provas nas modalidades de 5 km, 10 km, 21 km e 50 km, acumulando resultados expressivos. Ela já competiu em diversos municípios e regiões, como Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Rio Branco, além de provas realizadas na Bolívia e no Peru — conquistando pódio em todas as participações.

Entre seus maiores feitos, destaca-se a participação em sua primeira ultramaratona, que reuniu atletas de vários estados do país, onde conquistou o 3º lugar geral, reafirmando seu alto nível competitivo.

Hoje, Francisca é considerada um dos grandes nomes da corrida no Alto Acre, ocupando posição de destaque ao alcançar frequentemente o 1º lugar no pódio em competições da região.

Para ela, o esporte vai muito além das medalhas. Sua trajetória é marcada por superação, disciplina e força mental, valores que também transmite aos seus alunos e à comunidade.

“Na corrida, assim como na vida, existem etapas e obstáculos que precisamos vencer para continuar e chegar ao pódio. O corpo alcança o que a mente acredita”, destaca Francisca.

Sua história é um exemplo de dedicação e inspiração para toda a população de Assis Brasil, mostrando que, com esforço e determinação, é possível transformar vidas por meio do esporte.

A Prefeitura de Assis Brasil reconhece e valoriza histórias como a de Francisca, que contribuem para o desenvolvimento social, esportivo e humano do município.

Comentários

Continue lendo