Acre
Diretor do Deracre sai às pressas após cortes de gratificações
O diretor do Deracre, Ocirodo Oliveira Junior, saiu às pressas no final da tarde de ontem (28) do órgão, após ser pressionado por servidores que tiveram suas gratificações do mês de janeiro cortadas. O clima na manhã de hoje é de tensão nos corredores do departamento. Cerca de 212 funcionários efetivos ameaçam fechar a Rodovia Chico Mendes caso nenhuma decisão oficial seja tomada até o final de semana.
A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sindecaf), Aloizio Cesar. As gratificações foram incorporadas em 2001, na gestão do ex-governador Jorge Viana.
“Ele não quis nem saber, o corte atingiu efetivos, quem estava de licença-prêmio e até os que estão requerendo aposentadoria”, acrescentou Cesar.
Ainda de acordo o sindicato, no dia 10 de janeiro, em reunião com os representantes dos servidores, Ocirodo reconheceu o erro e prometeu fazer o pagamento das gratificações de forma normal na folha de janeiro, o que não aconteceu.
“Essa decisão atingiu quem carrega o Deracre nos braços, são operadores de máquinas pesadas, caminhoneiros, pessoas do quadro efetivo que dão o sangue pelo órgão”, disse Cesar.
Servidores que ganhavam cerca de R$ 1.800 tiveram o salário reduzido pela metade. Um deles, que pediu para não ter seu nome revelado, informou que com o pagamento de empréstimos, ficou sem dinheiro.
“Como vou pagar o restante de minhas contas, luz, água, telefone, a feira dos meus filhos”, desabafou.
O OUTRO LADO:
A reportagem tentou falar com o diretor geral do Deracre, Ocirodo Oliveira. Segundo a chefe de gabinete, Cleide Maria, o mesmo está viajando, encontra-se em Brasília. Transferido para a diretoria administrativa, o senhor Leandro André não pode atender a reportagem porque estava em reunião.
Através da Secretaria de Comunicação do governo, Ocirodo informou que o pagamento da gratificação seguirá suspensa até o período de verão e retornará à folha após um levantamento que vai identificar quem realmente merece receber o benefício.
Ainda de acordo Ocirodo, a ‘gratificação de campo’ será paga para quem está em serviço. Os servidores que tiverem amparo legal para receber serão informados pela SGA.
Do ac24horas.com
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.