Acre
Diniz critica Tião Viana e afirma que economia do Acre enfrenta dificuldades
O deputado Gilberto Diniz (PT do B) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira, 18, para criticar a administração de Tião Viana (PT). O oposicionista apontou algumas falhas na gestão, afirmando que o governador não tem demonstrado preocupação com os altos índices de violência registrados nos últimos meses no Estado. O parlamentar questionou ainda as obras iniciadas pelo governo no interior e que hoje se encontram paralisadas por falta de recursos. Um dos projetos iniciados segundo o deputado seria a obra de contenção da encosta do rio Acre, em Brasiléia, suspensa na ultima quinta-feira, 12.
A ordem de serviço autorizando o início das obras naquele município foi assinada pelo governador em setembro do ano passado, sete meses após Brasileia ser atingida pela pior alagação de sua história. De acordo com o parlamentar, a última maquina que trabalhava no local foi enviada para Rio Branco, e por enquanto, não existe previsão de quando o serviço será retomado. Um dos motivos da paralisação seria a falta de repasse de dinheiro para a empresa responsável pela obra. O atraso segundo Gilberto Diniz, já dura três meses.
“Com relação à violência estou cansado de criticar a falta de comprometimento e responsabilidade do governador Tião Viana com a população acreana. Hoje se você apertar os jornais sai sangue e, até agora, providencia nenhuma foi tomada para amenizar a situação. Quanto às obras do governo, nós só vemos mídia e divulgação de fascismo, varias obras que foram iniciadas no interior estão paradas por falta de recursos, em Brasiléia as obras de contenção da encosta do rio Acre estão paradas por falta de repasse de dinheiro para empresa, a verdade é que o Acre está um caos”, disse.
Gilberto Diniz classificou de “perigosa” a situação econômica do Acre, relatando a situação em que se encontra o presídio de Sena Madureira. Segundo o deputado, a empresa que fornece marmita para o sistema prisional daquela cidade está há seis meses sem receber o pagamento do governo.
“O Estado está falido, essa é a nossa realidade. A situação econômica do Acre é perigosa. Vivemos um momento delicado, uma prova disso é a situação da empresa que fornece marmita para o sistema prisional de Sena Madureira que está há seis meses sem receber o pagamento referente ao serviço alimentício, isso é uma vergonha o estado não tem dinheiro para nada isso é falta de administração, falta de gestão”, complementou.
Saúde Pública
A falta de medicamentos e de matérias básicos nos hospitais e nas Upas de Rio Branco também foram mencionados pelo deputado. Segundo o deputado, a saúde de primeiro mundo que o governador Tião Viana divulga nos quatro cantos do estado não existe. “Falta gazes nos postos de saúde, faltam remédios nos hospitais de Rio Branco, faltam aparelhos para realização de simples exames então que saúde de primeiro mundo é essa que o governador divulga nos quatro cantos da cidade? O povo acreano merece respeito essa saúde que Tião Viana anuncia não existe”, concluiu.
PEC 02
Durante a sessão alguns estudantes realizaram na galeria da Assembleia Legislativa uma manifestação pedindo a votação da PEC 02 que extingue a pensão de ex-governadores do Acre que foi apresentada pelo deputado Gilberto Diniz em julho deste ano. Em pronunciamento o deputado pediu que a mesa diretora fosse sensível à manifestação e atendesse ao pedido dos estudantes retirando a PEC da gaveta para que a mesma fosse apreciada na próxima semana.
“Esses estudantes estão aqui protestando pela a aprovação da PEC que apresentei em julho e até hoje não foi colocada em votação. Não importa se são duas pessoas ou três o que importa é que eles estão querendo uma resposta e esta casa tem que dá, peço que a mesa diretora seja sensível ao pedido desses manifestantes e coloque o projeto em votação essa PEC não pode continuar na gaveta nós não podemos continuar fazendo o jogo do governo”, concluiu.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.