fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Dilma veta projeto que criava 3 novos municípios no Acre e 185 em todo o país

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto aprovado pelo Senado Federal em outubro que permitia a criação de novos municípios no país. A mensagem de veto da presidente foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” na noite desta quarta-feira (13).

A proposta permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em municípío – de pelo menos 188 distritos em todo o país.

No Acre, os distritos de Vila Campinas [em Plácido de Castro], Vila do V [em Porto Acre] e Santa Luzia [no Juruá] seriam beneficiados, caso Dilma não vetasse o projeto.

Na mensagem de veto encaminhada ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff alegou que a criação dos municípios resultaria em aumento de despesas que, na visão do governo, não seria acompanhado por um crescimento de receitas equivalente.

O projeto exigia a população mínima de 6 mil habitantes e plebiscito do qual participará toda a população como condições básicas para um município ser criado. A aprovação teria que ser de 20% dos moradores de cada região. Além disso, o eleitorado dessas novas localidades deverá ser superior à metade de seus habitantes.

Da redação, com ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Com austeridade e cortes inéditos, Joabe Lira garante equilíbrio fiscal e fortalece o Legislativo

Publicado

em

A Câmara Municipal de Rio Branco encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 com destaque para o equilíbrio nas contas, avanço em projetos de impacto social e econômico e ações de aproximação com a população. A avaliação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira.

Entre as principais medidas administrativas adotadas, o presidente ressaltou a suspensão das viagens de vereadores para cursos fora do estado — uma decisão inédita que, segundo ele, demonstra o compromisso com a austeridade e o uso responsável dos recursos públicos. “Foi uma medida simbólica e necessária. A Câmara é um poder independente, mas também precisa dar exemplo em tempos de contenção”, destacou.

Durante o semestre, o Legislativo aprovou a redução de 50% do IPTU para áreas industriais, uma proposta considerada estratégica para a geração de empregos e estímulo ao setor produtivo da capital. “A Câmara tem um papel importante no desenvolvimento urbano e econômico da cidade”, disse Joabe.

A primeira sessão itinerante da legislatura também foi realizada neste período. De acordo com o presidente, a ação será expandida por meio de um calendário fixo de escutas públicas nos bairros e a criação de uma ouvidoria ativa. “Queremos garantir que a população tenha voz e se sinta parte do processo político”, reforçou.

Joabe Lira também comentou a relação com o Executivo e a oposição, afirmando que a Casa tem atuado com independência e diálogo. “Nosso papel é fiscalizar, propor e votar com responsabilidade. Todos os parlamentares, independentemente de posição, têm sido ouvidos”, afirmou.

Para o segundo semestre, a Mesa Diretora planeja manter a regularidade das sessões e fortalecer as comissões temáticas. As prioridades legislativas incluem projetos nas áreas da educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. “Nosso compromisso é seguir entregando resultados e aproximando a Câmara da população”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem maior percentual de área com seca da região Norte em junho, aponta Monitor

Publicado

em

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Acre registrou em junho o maior percentual de área atingida pela seca entre os estados da região Norte, segundo a última atualização do Monitor de Secas. O levantamento aponta que 64% do território acreano esteve sob influência do fenômeno, percentual que se manteve estável em relação ao mês de maio.

Além da extensão da área afetada, o nível de severidade da seca também permaneceu inalterado, com 20% do estado classificado em situação de seca moderada, categoria que indica impacto mais significativo sobre a vegetação, agricultura e recursos hídricos.

Enquanto em estados de outros estados do país a seca apresentou sinais de enfraquecimento, como em Amazonas, Bahia e Minas Gerais, no Acre o cenário não mudou.

O estado integra o grupo de cinco unidades da federação onde a seca seguiu estável entre maio e junho, ao lado do Distrito Federal, Espírito Santo, Rondônia e Roraima.

Na região Norte, apenas o Amapá permaneceu livre da seca, enquanto no Pará o fenômeno voltou a ser registrado em junho, após um período sem ocorrências.

O Monitor de Secas é uma ferramenta coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) que acompanha e analisa mensalmente a evolução do fenômeno em todo o país, servindo de referência para ações de mitigação e políticas públicas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Famílias afetadas pela seca recebem abastecimento de água potável

Publicado

em

(Foto: Secom)

Em resposta aos impactos causados pela forte estiagem, a Prefeitura de Rio Branco realiza ações de abastecimento de água potável às famílias atingidas pela seca. A iniciativa tem como principal objetivo assegurar o acesso à água de qualidade para consumo humano, especialmente nas comunidades mais vulneráveis à escassez hídrica.

O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com outras secretarias, demonstrando o compromisso da gestão em proteger a saúde e o bem-estar da população diante da crise ambiental. As equipes continuam atuando de forma permanente para atender às demandas emergenciais, levando suporte às áreas mais afetadas pela falta de chuvas.

O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou a importância da ação. “Estamos enfrentando um período de estiagem severa e nosso trabalho tem sido essencial para garantir que nenhuma família fique sem acesso à água potável. A Defesa Civil segue atenta e mobilizada para atender a todas as regiões afetadas”, afirmou.

Comentários

Continue lendo