Acre
Diabão é ‘estocado’ dentro de presídio e levado para UTI na Bolívia
Odílio ‘Diabão’, também era procurado pela justiça do Acre, após fugir com cerca de mais 10 detentos do presídio Francisco de Oliveira Conde, no mês de maio. Pouco tempo depois, praticou um homicídio na cidade de Epitaciolândia
Durante este final de semana, precisamente na madrugada do dia 15 (domingo), aconteceu uma briga nas dependências do presídio de Chanchocoro, localizado na parte alta de La Paz, na Bolívia, considerado um dos piores centros correcionais da América Latina, encarcerando os considerados de alta periculosidade.
Segundo foi informado pela Defensoria Pública da Bolívia, uma briga violenta entre detentos brasileiros, resultou em vários feridos por armas brancas (facas) e estoques (armas feitas com pedaços de ferro), sendo que apenas um brasileiro levou a pior, sendo necessário sua transferência para uma unidade médica de tratamento intensivo.
A vítima seria Odilio Becerra da Costa, de 39 anos, mais conhecido como ‘Diabão’, que foi preso mês passado na cidade de Cobija, na fronteira com o Acre, acusado de estar envolvido no roubo dos fuzis de um quartel militar na cidade de Porvenir, após ser detido portando uma das pistolas levada pelos bandidos.
Odílio ‘Diabão’, também era procurado pela justiça do Acre, após fugir com cerca de mais 10 detentos do presídio Francisco de Oliveira Conde, no mês de maio. Pouco tempo depois, praticou um homicídio na cidade de Epitaciolândia, deixando outro ferido a tiros de revolver.
Sua transferência para Chanchocoro foi definida em menos de uma semana após confirmarem sua participação no roubo dos fuzis, pistolas, carregadores e munição. Foi informado que a confusão aconteceu durante a madrugada de domingo (dia 15), quando detentos brasileiros de outro pavilhão invadiu onde estava Odílio, que foi atacado e ferido por diversas vezes, sendo necessário passar por cirurgia.
O motivo teria sido uma confusão ocorrida no período da tarde com membros de um grupo rival existente dentro do presídio. Devido o acontecimento, o Ministério Público da Bolívia pediu a transferência de presos para outras unidades, afim de evitar novos confrontos.
Denunciam ainda que crimes contra dos direitos estariam sido atropelados, não garantindo a integridade dos presos, permitindo esses tipos de acontecimentos, criação de grupos de facções, torturas e extorsões, além de ser apresentado algum tipo de programa que ajude na ressocialização dos condenados.
Matérias relacionadas:
Acusado de roubo de armas na Bolívia, ‘Diabão’ será enviado para o pior presídio do país
‘Diabão’ é detido no lado boliviano e pode estar envolvido no roubo de fuzis
‘Diabão’ mata um e deixa outro ferido a bala em Epitaciolândia
Acusado de homicídio rouba moto em Epitaciolândia depois de cometer crime
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.