Extra
Dia Mundial do Rim 2025: Clínica promove campanha de conscientização sobre saúde renal
Apesar de ser uma campanha mundial, na Regional do Alto Acre a Lei Estadual 10.375, como em todo o Brasil estabeleceu a Semana do Rim, que acontece sempre na segunda semana de março. Este ano é o 15º ano da ação

A campanha do Dia Mundial do Rim é essencial para incentivar a realização de exames preventivos e a adoção de medidas que possam evitar complicações futuras. Foto: Marcus José
O Dia Mundial do Rim, celebrado sempre na segunda quinta-feira de março, está chegando! Em 2025, a data cai no dia 13 e marca uma importante oportunidade para conscientizar a população sobre a saúde renal e a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC). Criada há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia, a iniciativa surgiu em um momento em que pouco se falava sobre a importância dos rins para o bem-estar geral.
No Acre, a cidade de Brasiléia, na regional do Alto Acre, é um dos destaques na promoção da campanha. A ‘Clínica do Rim’, referência na região, realiza anualmente ações que visam alertar a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde renal em dia. A iniciativa reforça a importância de hábitos saudáveis, como hidratação adequada, alimentação balanceada e controle de doenças como diabetes e hipertensão, que podem impactar diretamente a função dos rins.
Em Brasiléia, a Clínica do Rim promove palestras, distribuição de materiais informativos e atendimentos gratuitos durante a campanha, engajando a comunidade e destacando a importância de cuidar desses órgãos vitais. A ação é um exemplo de como a conscientização pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada 10 brasileiros sofre de doenças renais, sendo mais comuns os cálculos renais, infecções, cistos, tumores e a insuficiência renal. Foto: Marcus José
Neste Dia Mundial do Rim, a mensagem é clara: cuidar dos rins é cuidar da saúde como um todo. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas para combater a DRC e garantir uma vida mais saudável e equilibrada.
Atualmente, cerca de 20 milhões de brasileiros possuem alguma perda no funcionamento dos rins e em torno de 140 mil pacientes já estão em tratamento de diálise, e muitos continuam à espera de um transplante.
Apesar de ser uma campanha mundial, na Regional do Alto Acre a Lei Estadual 10.375, como em todo o Brasil estabeleceu a Semana do Rim, que acontece sempre na segunda semana de março. Este ano é o 15º ano da ação, e tem como tema: Saúde renal para todos: ame seus rins, dose sua creatinina.

Os rins são órgãos responsáveis por filtrar o sangue para controlar a quantidade de água e de sal no corpo, eliminar toxinas, ajudar a controlar a pressão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea, além de eliminar medicamentos e outras substâncias ingeridas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada 10 brasileiros sofre de doenças renais, sendo mais comuns os cálculos renais, infecções, cistos, tumores e a insuficiência renal.
Essas doenças se instalam no organismo a partir de hábitos erradamente comuns na vida das pessoas, como a falta de ingestão de líquidos, o consumo exagerado de sal, alta ingestão de analgésicos, além de infecções urinárias recorrentes, diabetes e a hipertensão arterial.
De acordo com a SBN, estudos realizados apontam que a prevalência de doença renal crônica é de 7,2% para as pessoas acima dos 30 anos, e entre 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos.
Segundo a médica Jarinne Nassarala, sócia proprietária da ‘Clinica Rim’ no acre, relatou que DRC acomete de maneira similar em homens ou mulheres. “O principal fator que interfere no aparecimento da DRC é a idade. Por isso, se essa doença for investigada em pessoas mais jovens, a prevalência será menor; se mais velhos, será maior. Pode-se estimar que na população adulta do Brasil devem existir cerca de 10 milhões de pessoas com DRC pré-clínica. Isto é, elas já têm o funcionamento dos rins comprometido, mas não sabem que isso esteja ocorrendo. Como quase todas as doenças crônicas, a DRC é assintomática na fase inicial”, explicou.
A médica destacou ainda que após os 30 anos de idade, o rim vai perdendo sua capacidade de filtrar o sangue. “Essa perda é acelerada em algumas situações, principalmente nas pessoas que têm diabetes, pressão alta, cálculo renal ou outras doenças renais. Os rins normais filtram cerca de 100 a 120 ml de sangue a cada minuto. Quando essa filtração cai para menos de 90 ml/min já há sinal de alerta. Quando a filtração cai para abaixo de 60 ml/min isso quer dizer que o paciente já perdeu cerca de 50% da capacidade filtrante dos rins. A partir deste ponto a DRC já está instalada e se ela não for interrompida o paciente vai evoluir para a DRC grave, quando os rins já não têm mais eficiência para filtrar o sangue”, afirmou a Dra. Jarinne Nassarala.
Com isso, segundo ela, o corpo começa a acumular substâncias tóxicas e as únicas alternativas são a diálise (rim artificial) ou o transplante renal.
É disse mais. “Por isso é muito importante detectar a DRC nos estágios iniciais para impedir a evolução para esses quadros terminais que sempre vão levar à perda de qualidade de vida e, mais adiante, a óbito. Esse diagnóstico precoce é feito com exame simples de urina e dosagem de creatinina”, finalizou Dra. Jarinne Nessarala.
Veja vídeos:
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.



















Você precisa fazer login para comentar.