Conecte-se conosco

Geral

Dia D da campanha Cerol Mata é realizado em Rio Branco

Publicado

em

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), a Defensoria Pública, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Acre  (PMAC) por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) , Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ac), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Ministério Público do Acre, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizaram nesta sexta-feira, 5, em Rio Branco, o Dia D da campanha Cerol Mata.

Uma ação que visa evitar acidentes e trazer mais segurança aos motociclistas, a partir do desenvolvimento de ações de educação, prevenção e repressão ao uso de cerol e linha chilena.

Instituições se unem em prol da conscientização da proibição do uso do cerol ou produtos afins. Foto: Assessoria Procon

Fiscais do Procon estiveram nos estabelecimentos comerciais da capital, com foco na abordagem sobre a legislação que proíbe a venda de linha chilena e cerol, produtos responsáveis por ocasionar lesões graves, mutilações e até mortes.

Concomitantemente o BPTran também realizou o lançamento da campanha Motociclista Seguro com uma palestra para motociclistas, no auditório da empresa Star Motos, parceira da ação, com o tema Condução Segura para Motociclistas.

Durante todo o evento foram realizadas abordagens educativas de rua pelos órgãos parceiros da campanha Cerol Mata com panfletagem, doação e instalação de cerca de 300 antenas corta pipa na via Chico Mendes.

O motoboy Alderclyr Paiva participou das atividades e falou da importância das ações para a segurança dos motoristas.

“Essas atividades são benéficas e vão orientar não só os condutores de moto, como todos os condutores para se tornarem melhores cidadãos no trânsito, consequentemente diminuindo acidentes  e fatalidades do trânsito”, disse.

Presidente do Procon, Alana Albuquerque, falou da importância da ação. Foto: Assessoria Procon

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, destaca que as instituições governamentais e não governamentais estão unidas em prol da ação Cerol Mata, que visa conscientizar a população quanto a proibição da comercialização e da utilização desses produtos.

“Hoje nossos fiscais estiveram nos estabelecimentos conscientizando a população com relação ao cumprimento tanto da lei municipal, quanto da lei estadual. Nosso objetivo é salvar vidas e o Procon está imbuído nesse processo, assegurando a defesa dos consumidores”, ressaltou.

Comandante do BPTrans afirma que a ação visa a proteção dos condutores. Foto: Assessoria Procon

A tenente-coronel Cristiane Soares, comandante do BPTran, explica que a  campanha Cerol Mata tem a parceria de várias instituições que têm como foco principal os motociclistas.

“Estamos fazendo a entrega, instalando antenas corta pipa nas motocicletas, a partir da doação da Star Motos, e passando informações para os motociclistas de como que eles devem se comportar e qual a importância desse equipamento pra manter sua segurança na via”, enfatiza.

Foram distribuídas cerca de 300 antenas corta pipa. Foto: Assessoria Procon

O representante da Star Motos, Marcos Aurélio afirma que a ação é de suma importância.

“Nós como iniciativa privada estamos preocupados não somente em vender motocicleta, mas também em educar, fazer com que esse condutor saiba utilizar as nossas vias públicas, respeitar toda nossa legislação, pra que possa ir e vir”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil do Acre prende suspeito por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Mâncio Lima

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Mâncio Lima, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira, 20, um indivíduo pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Arma de fogo, droga do tipo skunk e motocicleta foram apreendidas durante a operação policial em Mâncio Lima. Foto: cedida

A ação foi coordenada pelo delegado Marcílio Laurentino, que informou que, desde as primeiras horas do dia, as forças de segurança vêm intensificando operações com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça, além de indivíduos envolvidos com facção criminosa, roubos e furtos na região.

Segundo as informações repassadas à polícia, o suspeito estaria dando apoio logístico a uma facção criminosa, auxiliando na prática de roubos no município de Mâncio Lima e escondendo foragidos da Justiça.

Suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Acre em ação conjunta com a Polícia Militar, em Mâncio Lima. Foto: cedida

Durante a abordagem policial, o indivíduo tentou fugir em uma motocicleta, mas foi rapidamente interceptado pelas equipes. Na revista pessoal, os policiais encontraram em sua cintura um revólver calibre .22. Em seguida, durante buscas realizadas no quintal da residência, foi localizada droga do tipo “skunk”, caracterizando o crime de tráfico de entorpecentes.

A motocicleta apreendida também é suspeita de ter sido utilizada em um roubo de outra motocicleta, ocorrido no último sábado no município de Cruzeiro do Sul, fato que será devidamente apurado no decorrer das investigações.

Suspeito tentou fugir de motocicleta, mas foi interceptado. Foto: cedida

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Mâncio Lima, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele será encaminhado para audiência de custódia, ocasião em que o Poder Judiciário decidirá sobre a manutenção da prisão ou eventual concessão de liberdade, conforme prevê a legislação.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar recupera motocicleta e apreende arma após roubo em Sena Madureira

Publicado

em

Crime ocorreu às margens da BR-364; suspeito fugiu, mas deixou para trás veículo, objetos roubados e uma escopeta

A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), recuperou uma motocicleta, diversos objetos e apreendeu uma arma de fogo durante uma ocorrência de roubo registrada na noite desta segunda-feira (19), em Sena Madureira, no interior do estado. A ação policial ocorreu nas proximidades do Ramal do Jacamim, às margens da BR-364, no km 01, sentido Rio Branco.

Segundo informações repassadas pela PM, a guarnição foi acionada via 190 após um entregador de uma distribuidora denunciar que havia sido rendido sob ameaça de arma de fogo. Durante a ação criminosa, o suspeito subtraiu uma motocicleta, dois aparelhos celulares, além de cervejas e cigarros.

Após o chamado, os policiais realizaram buscas imediatas na região e conseguiram localizar todos os bens roubados em curto espaço de tempo. Durante as diligências, também foi apreendida uma arma de fogo do tipo escopeta, que teria sido utilizada pelo criminoso durante o roubo.

Apesar do êxito na recuperação do material e na apreensão da arma, o autor do crime não foi localizado, não havendo prisão em flagrante. Todo o material recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, que ficará responsável pelos procedimentos legais e pela continuidade das investigações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sem feridos: Carro perde o controle e atinge motocicleta em Xapuri

Publicado

em


Acidente ocorreu nas proximidades do quartel da Polícia Militar; apesar do susto, não houve registro de feridos

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (20), em Xapuri, quase em frente ao quartel da Polícia Militar. Um veículo modelo Fiat Uno, de cor prata e placas OXP-8620, perdeu o controle e acabou atingindo uma motocicleta Honda XRE, placa OXP-4519.

De acordo com informações preliminares, o condutor do Fiat Uno seguia da Ponte da Sibéria em direção ao centro da cidade quando o veículo teria apresentado falha no sistema de freios. Desgovernado, o carro fez uma curva brusca à esquerda e colidiu com a motocicleta.

Os envolvidos, um jovem e um homem mais velho, não identificados, não sofreram ferimentos. Segundo relatos, o motociclista conseguiu reagir rapidamente e escapar do impacto direto, evitando consequências mais graves.

Apesar do acidente, não houve registro da presença de autoridades policiais ou de trânsito no local até o momento, nem confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência. As circunstâncias do sinistro seguem sem apuração oficial.

Comentários

Continue lendo