Geral
Detran vai voltar com blitz e fiscalização mais rigorosa no estado
A direção pensa em fazer mensagens educativas antes de desencadear a ação das blitz

O governo do estado havia determinado uma pausa na fiscalização do pagamento de IPVA e multas, para não onerar ainda mais as famílias em um momento de dificuldade.
A Tribuna
O Detran, dentro da nova sistemática da atuação integrada à área de segurança pública vai retomar o controle e fiscalização dos veículos e do trânsito no Estado. Estão programadas a volta das blitz periódicas e ações para minimizar acidentes e infrações no trânsito.
Desde o início da epidemia de COVID, o governo do estado havia determinado uma pausa na fiscalização do pagamento de IPVA e multas, para não onerar ainda mais as famílias em um momento de dificuldade.
O resultado foi que hoje metade da frota que circula especialmente em Rio Branco deixou de pagar o imposto e a taxa de licenciamento, causando imenso prejuízo ao órgão. Recuperar essas receitas será fundamental e a direção pensa em fazer mensagens educativas antes de desencadear a ação das blitz.
Outro problema grave foi levantado pelas concessionárias de veículos da capital. É cada vez mais comum que pessoas de posse, principalmente, comprem carros de luxo com as benesses de isenção de zona franca, em Manaus, como se fossem para o interior, para municípios como Brasileia, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, que gozam desse benefício. Entretanto, esses carros permanecem circulando na capital, o que é vedado, pois essa operação exigiria um processo de importação. Isso causa prejuízos para o Detran e para as concessionárias devidamente legalizadas.
Austeridade
A atual gestão do Detran está também promovendo um processo de austeridade e controle interno para equacionar custos e receitas. Foi identificado que, em gestões de governos passados houve grande descontrole administrativo e financeiro. Como exemplo, o Detran pagava uma conta de água de até R$ 33 mil mensais, um consumo fora da realidade. Com as medidas adotadas, essa conta recuou para R$ 3 mil.
O Detran tinha contratos de locação de 80 veículos para suas atividades. Hoje, para exercer a mesma fiscalização, são necessários apenas cinco.
Outra questão que deve ser apurada é a compra de um terreno no Amadeu Barbosa por preço alto e sem nenhum estudo prévio.
Comentários
Geral
Detran divulga edital para leilão de veículos apreendidos em Feijó

Foto: Renato Beiruth/Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) realizará no próximo dia 29 de agosto, o leilão público nº 012/2025, referente a veículos apreendidos no município de Feijó. A sessão será conduzida exclusivamente de forma on-line, a partir das 9h, pelo site www.wrleiloes.com.br, sob responsabilidade da leiloeira oficial Flavia Correa Duarte Feitosa. O edital foi publicado nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE).
O edital prevê a alienação de automóveis e motocicletas em diferentes condições, desde recuperáveis, que podem voltar a circular após regularização, até sucatas destinadas ao reaproveitamento de peças. Os bens estarão disponíveis para inspeção visual entre os dias 26 e 28 de agosto, no pátio da Ciretran de Feijó, na Rua Barão do Rio Branco, nº 139, Centro.
Entre as regras, o documento destaca que veículos classificados como sucata só poderão ser adquiridos por pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmontagem e comércio de peças usadas. Já os recuperáveis poderão ser arrematados por pessoas físicas ou jurídicas, desde que atendam às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e demais normas aplicáveis.
O arrematante será responsável pelo pagamento do valor do lance, comissão da leiloeira (5%) e ICMS (3,4%), além das taxas de transferência, licenciamento proporcional e demais custos para regularização. O não cumprimento das obrigações previstas pode resultar em multas, cancelamento da venda e impedimento de participar de futuros leilões do Detran.
O edital completo, com a lista dos veículos e valores iniciais, está disponível nos sites www.detran.ac.gov.br e www.wrleiloes.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 423 0000 ou WhatsApp (95) 99970-3797.
Comentários
Geral
Polícia Civil conclui investigação sobre denúncia de abuso sexual contra turista chilena em Feijó
A Polícia Civil do Acre (PCAC) através da equipe da Delegacia-Geral de Feijó, concluiu as investigações sobre a denúncia de abuso sexual supostamente cometido contra uma turista chilena por um líder indígena no município. O inquérito policial foi finalizado e encaminhado à Justiça para apreciação pelo titular da ação penal.
Durante a apuração, a instituição reforçou seu compromisso com a condução técnica e imparcial dos procedimentos, assegurando que todas as diligências foram realizadas de acordo com os preceitos legais e o respeito aos direitos constitucionais de todas as partes envolvidas.
A autoridade policial ressaltou que seu mais alto valor é o zelo pelos direitos e garantias previstos na Constituição Federal, atuando para que as investigações sejam conduzidas de forma justa, transparente e comprometida com a verdade dos fatos.
“Conduzimos a investigação com total imparcialidade, garantindo que todas as etapas fossem cumpridas dentro da legalidade e com respeito aos direitos de todos os envolvidos. Nosso compromisso é apurar os fatos de forma técnica e apresentar à Justiça elementos que permitam uma análise justa e responsável do caso”, disse o delegado responsável pelo caso Dione Lucas.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Homem joga esposa e filha de 3 anos em rio após briga de casal
Uma mulher que não teve o nome divulgado foi empurrada pelo próprio marido, junto com a filha do casal de 3 anos, na foz do rio Amazonas, durante discussão entre o casal. A mulher conseguiu se salvar, mas a criança morreu afogada. A tragédia ocorreu nesta segunda-feira (11) na comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, área rural de Macapá, Amapá.
De acordo com informações, durante a discussão ocorrida na comunidade na foz do rio Amazonas, o pai teria empurrado a esposa e a filhinha para dentro da água. A mãe conseguiu se manter na margem, mas a criança foi levada pela correnteza e não voltou a aparecer. O corpo da criança foi encontrado por ribeirinhos próximo a uma balsa na região. Não há informações se suspeito foi preso.
Por: D24am.
Você precisa fazer login para comentar.