Geral
Detran inova na Expoacre com o simulador de capotamento que conscientiza sobre o uso do cinto de segurança

“Eu perdi o controle das minhas pernas”, disse o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, depois de passar pela experiência do simulador de capotamento, presente no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), na Expoacre.
O uso do cinto de segurança ainda é negligenciado por muitos condutores e passageiros de veículos automotores. O problema é que, em caso de parada brusca, colisão ou desvio repentino, essa falha pode ser fatal.

Todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança. Foto: Renato Beiruth/Detran
Segundo o instrutor do simulador de capotamento, Isac Barbosa, é muito importante que todos os passageiros do veículo usem o cinto de segurança.
“O peso corporal de uma pessoa que se envolve em um acidente de trânsito com o veículo a 60 km por hora, é multiplicado por cinco vezes, e este simulador é equivalente ao capotamento do veículo a 20 km por hora, sem nenhum impacto. Em caso de acidente, o passageiro que estiver sem o cinto pode ser arremessado do veículo, se chocar com outro passageiro ou quebrar o pescoço e ser fatal”, disse.
Isac Barbosa faz questão de dar as instruções quando o veículo simulador está virado de cabeça para baixo, pois segundo ele, a pessoa jamais esquecerá da experiência.

O veículo simulador permite que a pessoa passe pela experiência de capotamento veicular. Foto: Renato Beiruth/Detran
Para a presidente da autarquia, Taynara Martins, muitos só se conscientizam depois de vivenciar a situação. “Nossa intenção é promover educação para o trânsito, fazendo com que as pessoas entendam o quão importante é o uso do cinto de segurança para salvar vidas”, ressaltou.
Taynara também lembrou que, em situação de sinistro de trânsito, se as pessoas envolvidas estiverem utilizando o cinto, conseguirão sair do veículo com mais rapidez, evitando transtornos ainda maiores.
Além do fator segurança, usar o cinto de segurança é obrigatório, em todo o território nacional, conforme está previsto no artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atividades Educativas
Para atender também o público infantil, o estande do Detran está repleto de atividades lúdicas e educativas.

As crianças aprendem sobre o trânsito se divertindo. Renato Beiruth/Detran
As equipes de orientadores de trânsito realizam jogos educativos, pintura facial, óculos que simula a embriaguez ao volante, percurso orientado na minicidade e a apresentação teatral: As aventuras de Branca de Neve na Expoacre, que ensina as crianças sobre os cuidados no trânsito.

Os orientadores de trânsito chamam a atenção da criançada com a apresentação da peça teatral. Foto: cedida
Segundo dados da Coordenação de Educação de Trânsito do Detran, até a quarta noite de feira, mais de nove mil pessoas passaram pelo estande da autarquia ou foram abordados pelos orientadores no interior da Expoacre.

Percurso orientado na minicidade. Foto: Renato Beiruth/Detran
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

















Você precisa fazer login para comentar.