fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Detran inova na Expoacre com o simulador de capotamento que conscientiza sobre o uso do cinto de segurança

Publicado

em

“Eu perdi o controle das minhas pernas”, disse o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, depois de passar pela experiência do simulador de capotamento, presente no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), na Expoacre.

O uso do cinto de segurança ainda é negligenciado por muitos condutores e passageiros de veículos automotores. O problema é que, em caso de parada brusca, colisão ou desvio repentino, essa falha pode ser fatal.

Todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança. Foto: Renato Beiruth/Detran

Segundo o instrutor do simulador de capotamento, Isac Barbosa, é muito importante que todos os passageiros do veículo usem o cinto de segurança.

“O peso corporal de uma pessoa que se envolve em um acidente de trânsito com o veículo a 60 km por hora, é multiplicado por cinco vezes, e este simulador é equivalente ao capotamento do veículo a 20 km por hora, sem nenhum impacto. Em caso de acidente, o passageiro que estiver sem o cinto pode ser arremessado do veículo, se chocar com outro passageiro ou quebrar o pescoço e ser fatal”, disse.

Isac Barbosa faz questão de dar as instruções quando o veículo simulador está virado de cabeça para baixo, pois segundo ele, a pessoa jamais esquecerá da experiência.

O veículo simulador permite que a pessoa passe pela experiência de capotamento veicular. Foto: Renato Beiruth/Detran

Para a presidente da autarquia, Taynara Martins, muitos só se conscientizam depois de vivenciar a situação. “Nossa intenção é promover educação para o trânsito, fazendo com que as pessoas entendam o quão importante é o uso do cinto de segurança para salvar vidas”, ressaltou.

Taynara também lembrou que, em situação de sinistro de trânsito, se as pessoas envolvidas estiverem utilizando o cinto, conseguirão sair do veículo com mais rapidez, evitando transtornos ainda maiores.

Além do fator segurança, usar o cinto de segurança é obrigatório, em todo o território nacional, conforme está previsto no artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atividades Educativas

Para atender também o público infantil, o estande do Detran está repleto de atividades lúdicas e educativas.

As crianças aprendem sobre o trânsito se divertindo. Renato Beiruth/Detran

As equipes de orientadores de trânsito realizam jogos educativos, pintura facial, óculos que simula a embriaguez ao volante, percurso orientado na minicidade e a apresentação teatral: As aventuras de Branca de Neve na Expoacre, que ensina as crianças sobre os cuidados no trânsito.

Os orientadores de trânsito chamam a atenção da criançada com a apresentação da peça teatral. Foto: cedida

Segundo dados da Coordenação de Educação de Trânsito do Detran, até a quarta noite de feira, mais de nove mil pessoas passaram pelo estande da autarquia ou foram abordados pelos orientadores no interior da Expoacre.

Percurso orientado na minicidade. Foto: Renato Beiruth/Detran

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Bosque, em Rio Branco

Publicado

em

Rodnei da Silva e Josias Pereira de Araújo sofreram escoriações e cortes; ambos foram encaminhados ao pronto-socorro em estado estável.

Dois motociclistas ficaram feridos após uma colisão entre motos na noite desta segunda-feira (3), no cruzamento da Travessa Camboriú com a Rua Hugo Carneiro, no bairro Bosque, em Rio Branco. Rodnei da Silva, de 46 anos, e Josias Pereira de Araújo, de 41 anos, foram arremessados ao solo após o impacto entre as motocicletas.

Segundo testemunhas, Rodnei pilotava uma Honda CG 125 Fan, vermelha, de placa NAE-1438, pela Rua Hugo Carneiro, no sentido centro-bairro, quando colidiu com a motocicleta de Josias, uma Honda CG Fan 160, vermelha, de placa QLV-1986, que trafegava pela Travessa Camboriú em direção à Avenida Getúlio Vargas.

Rodnei sofreu cortes no pé e no antebraço, além de escoriações, mas estava consciente. Já Josias bateu a cabeça na queda e chegou a ficar desacordado, mas ambos estavam em estado de saúde estável após o acidente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância básica e outra de suporte avançado ao local. Após os primeiros socorros, os motociclistas foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco.

A Polícia Militar esteve no local, isolou a área e acionou a perícia para investigar as circunstâncias do acidente. O caso reforça a importância da atenção no trânsito, especialmente em cruzamentos, para evitar colisões e garantir a segurança de todos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mãe e filho são atropelados por motocicleta em Rio Branco; condutor foge sem prestar socorro

Publicado

em


Danilva Lima da Cunha, de 43 anos, e seu filho foram atingidos na Avenida Amadeo Barbosa; motociclista abandonou veículo e fugiu do local.

Danilva Lima da Cunha, de 43 anos, e seu filho foram vítimas de um atropelamento por uma motocicleta na noite desta segunda-feira (3), na Avenida Amadeo Barbosa, no bairro Comara, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo testemunhas, mãe e filho caminhavam pelo acostamento da avenida, no sentido centro-bairro, quando foram surpreendidos e atropelados por uma moto de cor preta.

Após o acidente, o motociclista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas, deixando a motocicleta para trás. Populares que presenciaram o atropelamento acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos.

Antes da chegada da equipe de resgate, o pai da criança levou o menino de moto até a UPA do Segundo Distrito, pois ele apresentava cortes na cabeça. Danilva, que ficou no local, foi atendida pelos socorristas do Samu, que constataram um corte profundo na cabeça, perda momentânea de memória, confusão mental e escoriações pelo corpo.

A equipe do Policiamento de Trânsito esteve presente, isolou a área para o trabalho da perícia e, após os procedimentos de praxe, removeu a motocicleta da via pública. O caso está sob investigação, e as autoridades buscam identificar o motociclista que fugiu do local.

A população espera que o responsável seja localizado e responsabilizado pelo atropelamento, reforçando a importância de prestar socorro em casos de acidentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criança de 7 anos fica gravemente ferida após colidir com caminhão em Rio Branco

Publicado

em

Menino sofreu traumatismo craniano e cortes no rosto ao descer ladeira de bicicleta; Samu o encaminhou ao pronto-socorro em estado grave.

Uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida após colidir com um caminhão de distribuição de galões de água na noite desta segunda-feira (3), no cruzamento das ruas Adalberto Sena e Albezerra, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo testemunhas, o menino estava acompanhado de dois colegas, cada um em uma bicicleta, e passaram a tarde descendo a ladeira da rua Albezerra. No início da noite, ao descer novamente, ele colidiu na lateral de um caminhão Agrale, de placa QLX-0700, que trafegava no sentido centro-bairro.

Com o impacto, a criança bateu a cabeça nos ferros laterais do caminhão, sofrendo um traumatismo cranioencefálico de grau moderado a grave. Ele também teve cortes no rosto e na gengiva, além de um edema frontal e lateral na cabeça, ficando agitado após o acidente.

Vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos, mas, devido à gravidade do caso, uma ambulância de suporte avançado foi acionada para estabilizar o quadro clínico da criança e encaminhá-la ao pronto-socorro de Rio Branco.

O médico plantonista do Samu, Dr. Neto, informou que a criança precisará ficar em observação, pois pode apresentar inchaço no cérebro devido à forte pancada na cabeça.

O motorista do caminhão permaneceu no local e prestou assistência à vítima. Apesar da ausência de sinalização adequada nas ruas, ele trafegava na via preferencial. A bicicleta da criança ficou parcialmente destruída.

A equipe do Policiamento de Trânsito isolou a área para a perícia e, após os procedimentos, entregou a bicicleta a familiares da criança. O caminhão foi liberado. O caso reforça a necessidade de maior atenção e sinalização em vias urbanas para evitar acidentes envolvendo crianças.

Comentários

Continue lendo