fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Detran alcança mais de 20 mil pessoas com ações educativas e de fiscalização durante o Carnaval

Publicado

em

O trabalho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Carnaval começa bem antes dos festejos de momo. As equipes de educação e fiscalização de trânsito se organizaram para as atividades pré-Carnaval, com ações educativas e orientação aos condutores de Rio Branco e das cidades do interior. Ao longo das cinco noites de Carnaval, mais de 20 mil pessoas foram alcançadas pelas ações.

Detran se fez presente em vários locais de folia. Foto: Letícia Machado/Detran

Simultaneamente, as equipes da capital, Brasileia e Cruzeiro do Sul atuaram nas festas promovidas pelo governo do Estado e prefeituras. O “Bloko Detran na Avenida” se fez presente no Carnaval da Família, no Calçadão da Gameleira, com os orientadores de trânsito. No Juruá, os profissionais estiveram no Carnaval Popular Magid Almeida. No Alto Acre, o tradicional bloco “As Rolinhas do Coronel” percorreram as principais ruas e avenidas de Brasileia com auxílio dos agentes do Detran.

“Nossos servidores trabalharam durante todas as noites de Carnaval, tudo para garantir a segurança de condutores e pedestres nos locais de festa. Organizamos o tráfego e espalhamos nossa mensagem de conscientização a quem prestigiou os eventos carnavalescos”, ressaltou a presidente do Detran, Taynara Martins.

‘Bloko Detran na Avenida’ levou ainda mais alegria para o Carnaval 2024. Foto: Letícia Machado/Detran

Somente em Rio Branco, foram quase 15 mil abordagens a foliões durante as cinco noites. Nas operações de fiscalização, realizadas todos os dias próximo aos locais de festa, os agentes verificavam documentação dos veículos e dos condutores, além dos itens de segurança e conservação.

Jamile Silva foi uma das motoristas abordadas pelos agentes do Detran. A operadora de caixa se disse satisfeita com a atividade, que garante a segurança de quem se dirige aos locais de festa e daqueles que não curtem a folia ou se deslocam por necessidade de trabalhar.

“É importante para a segurança dos motoristas, dos pedestres. Nos últimos dias temos visto muitos acidentes de trânsito e essa preocupação do Detran é fundamental. É um cuidado especial para quem vai se divertir e curtir a folia”, disse Jamile.

Na última noite do Carnaval da Família, a festa ficou por conta de Iana Sarkis, Sandra Melo, DJ Richard Bader e, a atração nacional, Neguinho da Beija-Flor, que levou uma multidão ao Calçadão da Gameleira.

Comentários

Continue lendo

Flash

vídeo: Câmeras flagram dupla armada tentando executar jovem no Bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Criminosos mortos em confronto com a PM foram registrados atirando contra André Luiz Souza da Silva; vítima sobreviveu ao atentado.

Imagens de câmeras de monitoramento de uma residência flagraram o momento em que dois criminosos armados tentaram executar um jovem no Beco Brasileia, no bairro da Base, em Rio Branco. A tentativa de homicídio ocorreu na noite do último sábado (10).

Nas gravações, é possível ver a dupla caminhando pela região. Ao perceberem a presença de uma pessoa, os criminosos voltam, sacam armas de fogo e efetuam vários disparos contra André Luiz Souza da Silva, de 20 anos.

Mesmo com os tiros à curta distância, André foi atingido por apenas dois disparos — um na mão direita e outro na perna direita — e sobreviveu ao ataque. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece internado em estado estável.

Os autores do atentado foram identificados como V. G, S. R, de 16 anos, e um comparsa conhecido como Andrio. Ambos morreram ou desapareceram durante confronto com a Polícia Militar horas após o crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Flash

Assis Brasil celebra seus 49 anos com programação especial

Publicado

em

Assis Brasil está em clima de festa pelos seus 49 anos de emancipação política. A semana de comemoração começou ainda na semana passada, com diversos eventos que vêm movimentando a cidade e reunindo a população em momentos de celebração.

Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizada a tradicional cerimônia de hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura Municipal, contando com a presença de alunos, professores, servidores, vereadores e autoridades como a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. O ato cívico reforça o sentimento de pertencimento e orgulho por nossa cidade.

A programação segue nos próximos dias com uma série de eventos que se estendem até depois do dia 14 de maio — data oficial do aniversário do município — celebrando o progresso, a história e o povo de Assis Brasil.

A Prefeitura convida toda a população a continuar participando dessa festa que é de todos nós!

Comentários

Continue lendo

Flash

Judiciário leva projeto de combate à violência doméstica aos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia

Publicado

em

Com apoio das prefeituras, TJAC propõe criação de grupos reflexivos para homens autores de violência, visando à prevenção e redução da reincidência no interior do estado.

Dando continuidade à política de interiorização do combate à violência doméstica, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), visitou, nos dias 8 e 9 de maio, os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia. O objetivo foi apresentar propostas de implantação dos Programas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar às câmaras municipais.

A comitiva foi liderada pela juíza Andréa Brito, coordenadora da Comsiv, que esteve acompanhada de magistrados locais, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, representantes do Legislativo e do Executivo. Em Epitaciolândia, a reunião ocorreu na quinta-feira (8) com o prefeito Sérgio Lopes, que se comprometeu a enviar à Câmara o Projeto de Lei para criação de um grupo reflexivo com foco na reeducação de agressores. “É um passo importante na prevenção à reincidência de crimes. Vamos trabalhar de forma integrada com o Judiciário, o MP e a Defensoria”, declarou o prefeito.

Já na sexta-feira (9), em Brasiléia, a reunião contou com a presença da desembargadora Waldirene Cordeiro, supervisora do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nujures), e do juiz Guilherme Miotto. O prefeito Carlinhos do Pelado também confirmou que encaminhará o projeto à Câmara Municipal. “Foi um encontro produtivo. Queremos implementar essa política no município o quanto antes”, afirmou.

Durante os encontros, a juíza Andréa Brito realizou a entrega simbólica da minuta da lei e apresentou a Resolução nº 254 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. A magistrada destacou a importância da interiorização da política dos grupos reflexivos: “É um trabalho educativo e preventivo, e os dados comprovam sua eficácia. A receptividade das prefeituras e câmaras foi extremamente positiva.”

Desde o início da política de interiorização, em 2021, o projeto foi apresentado em 11 municípios. Sete cidades já aprovaram a legislação, como Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Jordão, Assis Brasil, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul.

Os grupos reflexivos vêm apresentando resultados expressivos. O “Homens em Transformação”, criado pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPMA) em 2018, atendeu 749 homens e registrou apenas 8% de reincidência. Outros programas similares desenvolvidos pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), via Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) e Unidade de Monitoramento Eletrônico (UMEP), atenderam juntos mais de 670 homens.

A proposta visa não apenas punir, mas reeducar e evitar que novos episódios de violência se repitam. Segundo a juíza Andréa Brito, o trabalho busca transformar a cultura que perpetua a violência doméstica: “A prevenção e o diálogo com as autoridades locais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.”

Comentários

Continue lendo