Conecte-se conosco

Flash

Detran alcança mais de 20 mil pessoas com ações educativas e de fiscalização durante o Carnaval

Publicado

em

O trabalho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Carnaval começa bem antes dos festejos de momo. As equipes de educação e fiscalização de trânsito se organizaram para as atividades pré-Carnaval, com ações educativas e orientação aos condutores de Rio Branco e das cidades do interior. Ao longo das cinco noites de Carnaval, mais de 20 mil pessoas foram alcançadas pelas ações.

Detran se fez presente em vários locais de folia. Foto: Letícia Machado/Detran

Simultaneamente, as equipes da capital, Brasileia e Cruzeiro do Sul atuaram nas festas promovidas pelo governo do Estado e prefeituras. O “Bloko Detran na Avenida” se fez presente no Carnaval da Família, no Calçadão da Gameleira, com os orientadores de trânsito. No Juruá, os profissionais estiveram no Carnaval Popular Magid Almeida. No Alto Acre, o tradicional bloco “As Rolinhas do Coronel” percorreram as principais ruas e avenidas de Brasileia com auxílio dos agentes do Detran.

“Nossos servidores trabalharam durante todas as noites de Carnaval, tudo para garantir a segurança de condutores e pedestres nos locais de festa. Organizamos o tráfego e espalhamos nossa mensagem de conscientização a quem prestigiou os eventos carnavalescos”, ressaltou a presidente do Detran, Taynara Martins.

‘Bloko Detran na Avenida’ levou ainda mais alegria para o Carnaval 2024. Foto: Letícia Machado/Detran

Somente em Rio Branco, foram quase 15 mil abordagens a foliões durante as cinco noites. Nas operações de fiscalização, realizadas todos os dias próximo aos locais de festa, os agentes verificavam documentação dos veículos e dos condutores, além dos itens de segurança e conservação.

Jamile Silva foi uma das motoristas abordadas pelos agentes do Detran. A operadora de caixa se disse satisfeita com a atividade, que garante a segurança de quem se dirige aos locais de festa e daqueles que não curtem a folia ou se deslocam por necessidade de trabalhar.

“É importante para a segurança dos motoristas, dos pedestres. Nos últimos dias temos visto muitos acidentes de trânsito e essa preocupação do Detran é fundamental. É um cuidado especial para quem vai se divertir e curtir a folia”, disse Jamile.

Na última noite do Carnaval da Família, a festa ficou por conta de Iana Sarkis, Sandra Melo, DJ Richard Bader e, a atração nacional, Neguinho da Beija-Flor, que levou uma multidão ao Calçadão da Gameleira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Gladson Cameli protocola renúncia ao governo do Acre para disputar o Senado

Publicado

em

Vice-governadora Mailza Assis assumirá o comando do Estado a partir de 2 de abril

O governador do Acre, Gladson Cameli, protocolou nesta terça-feira (24) um ato voluntário de renúncia ao cargo. A carta foi entregue à Assembleia Legislativa e será lida na sessão ordinária do dia, dando início ao processo que deve ser concluído em 2 de abril de 2026, data em que ele deixará oficialmente a função.

Com a saída, a vice-governadora Mailza Assis assumirá o comando do Palácio Rio Branco por, no mínimo, oito meses.

Na mensagem encaminhada à Mesa Diretora, Cameli afirmou que a decisão ocorre em um momento institucional adequado, com o objetivo de garantir a continuidade administrativa, a estabilidade do governo e o respeito ao calendário eleitoral.

Vice-governadora Mailza Assis assumirá o comando do Palácio Rio Branco por, no mínimo, oito meses. Foto: Felipe Freire/Secom

O governador também explicou que a renúncia atende à exigência constitucional de desincompatibilização, necessária para quem pretende disputar outro cargo eletivo. Cameli confirmou que será candidato ao Senado nas eleições de 2026.

Segundo ele, embora o prazo legal para afastamento comece em 4 de abril, a escolha do dia 2 de abril foi feita para evitar coincidência com a Sexta-feira da Paixão, celebrada em 3 de abril daquele ano.

A saída antecipada marca uma nova fase no cenário político do Acre, com a transição de governo e o início das articulações para o próximo ciclo eleitoral.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.

O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.

Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Comentários

Continue lendo

Flash

Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta

Publicado

em

Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre

A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026,  aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.

De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.

Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.

O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.

A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.

Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.

Comentários

Continue lendo