Conecte-se conosco

Acre

Detran-Ac começa a parcelar dívidas através de cartão de crédito

O parcelamento pode ser realizado em até 12 vezes no cartão de crédito, com acréscimos de juros e taxas, previstas na resolução do Contran, por se tratar de um serviço fornecido por uma empresa privada.

Publicado

em

A partir de agora os acreanos que precisam pagar multas e outros débitos relacionados a veículos, como IPVA, podem parcelar os valores no cartão de crédito. A medida visa diminuir o índice de inadimplência e o número de veículos irregulares no estado.

Em outubro do ano passado o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução permitindo o parcelamento por meio do cartão de crédito e deixou cada órgão de trânsito responsável por habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório.

O parcelamento pode ser realizado em até 12 vezes (Foto: Tassiane Pontes/Detran)

Após a publicação da resolução, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou uma portaria regulamentando a formalização de termo de cooperação com empresas privadas que realizassem o processamento de operações de pagamentos por meio de cartão de crédito.

“O Detran/AC, sempre procurando ser ágil e oferecer o máximo de conforto a população, buscou o credenciamento de empresas autorizadas a prestar esse serviço, que inicialmente está sendo oferecido apenas na sede, mas que de forma progressiva será estendida às demais unidades do órgão”, enfatiza o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.

O parcelamento pode ser realizado em até 12 vezes no cartão de crédito, com acréscimos de juros e taxas, previstas na resolução do Contran, por se tratar de um serviço fornecido por uma empresa privada. O interessado precisa ter saldo disponível em seu cartão e possuir bandeira Visa e Mastercard.

“Os juros praticados são de apenas 1,99% ao mês, considerado baixo em comparação ao que é praticado no mercado”, afirma o diretor da empresa, Gláucio Melo.

O guichê de parcelamento está instalado na sede do Detran, localizada na Av. Ceará, 3059, Jardim Nazle.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Morador em situação de rua é ferido com golpes de chave de fenda na Gameleira, Rio Branco

Publicado

em

Leandro Matias das Chagas, 38 anos, foi atacado na madrugada e levado ao hospital em estado estável; autor do crime fugiu e segue foragido.

Rio Branco – Na madrugada deste sábado (28), Leandro Matias das Chagas, de 38 anos, morador em situação de rua, foi ferido com golpes de chave de fenda na cabeça e no pescoço enquanto estava na Gameleira, localizada na Rua Cunha Matos, bairro Seis de Agosto, no Segundo Distrito.

De acordo com a Polícia, Leandro estava consumindo bebida alcoólica e entorpecentes sentado no calçadão da Gameleira, às margens do Rio Acre, quando um homem ainda não identificado se aproximou e desferiu os golpes. A vítima caiu nas escadarias próximas ao rio, e o agressor fugiu.

Populares que passavam pelo local encontraram Leandro ferido e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele recebeu atendimento de suporte avançado e foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável.

Policiais Militares do 2º Batalhão estiveram no local para colher informações e realizaram buscas pelo suspeito, que não foi localizado. A Polícia Civil conduz as investigações do caso.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Cartórios de protesto lançam campanha para consulta gratuita de dívidas no Acre

Publicado

em

Objetivo da ferramenta é facilitar negociação e evitar surpresas na hora de contratar crédito

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Acre (IEPTB-AC) iniciou uma campanha para incentivar a população a consultar gratuitamente, pela internet, se há protestos no CPF ou CNPJ.
A iniciativa busca orientar consumidores e empresários a verificarem possíveis pendências antes de solicitar crédito, fechar negócios ou regularizar situações financeiras. A consulta é nacional e reúne dados de cartórios de protesto de todo o país em uma única plataforma.

O acesso é simples e pode ser feito com CPF ou CNPJ. Em poucos minutos, o usuário consegue identificar se há restrições e, caso existam, buscar orientação para regularização.

Segundo o presidente do IEPTB-AC, Ricardo Martins, a campanha também reforça o papel dos cartórios na mediação de conflitos financeiros e no fortalecimento da economia.

“Muita gente só descobre que está com o nome protestado quando já teve crédito negado. Ao consultar antes, a pessoa pode negociar com antecedência. Os cartórios atuam justamente para aproximar devedores e credores, facilitar acordos e permitir a retomada do crédito, fortalecendo a economia local”, afirmou.

A campanha também chama atenção para a importância da consulta preventiva, evitando surpresas no momento de contratar um financiamento, empréstimo ou realizar qualquer operação que dependa de análise de crédito.
A consulta pode ser feita pelo site pesquisaprotesto.com.br.

Comentários

Continue lendo

Acre

Procissão da Sexta-feira Santa tem novo percurso em 2026; confira o trajeto

Publicado

em

Por

Caminhada sai da Catedral Nossa Senhora de Nazaré às 17h e termina na Gameleira.

A tradicional Procissão do Cristo Morto, que integra a programação religiosa da Sexta-feira Santa, em Rio Branco, acontece no dia 4 de abril, a partir das 17h, e irá contar com um novo percurso.

Em 2026, a caminhada que antes era encerrada em frente ao Palácio Rio Branco, vai terminar na Gameleira, no Segundo Distrito da capital.

Com a mudança, a saída dos fiéis será feita da Catedral Nossa Senhora de Nazaré e passará pelas ruas Floriano Peixoto, Rui Barbosa e Marechal Thaumaurgo. Em sequência, os religiosos devem atravessar a ponte Sebastião Dantas e seguir pelas ruas Pereira Passos, Seis de Agosto, 24 de janeiro e Eduardo Asnar, até a Gameleira.

Confira a programação completa de sexta-feira

  • 7h às 13h – Vigília Eucarística
  • 15h – Celebração da Paixão de Cristo
  • 17h – Procissão Cristo Morto
  • Encerramento – Apresentação do grupo teatral Totus Tuus

Comentários

Continue lendo