fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Detento com bolsa de colostomia espera há três anos por cirurgia em presídio de Rio Branco

Publicado

em

 

Em inspeções realizadas pelo Ministério Público do Acre (MPAC) no Complexo Penitenciário de Rio Branco, foram identificados casos de reeducandos que enfrentam dificuldades para realização de procedimentos cuja demora vem afetando de forma severa a sua saúde e qualidade de vida, que nas unidades prisionais já é naturalmente prejudicada.

Dois casos chamaram a atenção do representante do MPAC. Detentos que esperam a  retirada de fixadores externos e um outro que aguarda uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal (reversão de ostomia temporária) há mais de três anos, e por isso faz uso de bolsa de colostomia.

Em ofício enviado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o promotor de justiça Tales Tranin, salientou que quanto aos reeducandos que fazem uso de fixadores externos, os ferros atrapalham a rotina diária e o descanso, tendo em vista que as celas são superlotadas e por vezes sequer dispõem de espaço para movimentação e para que todos se acomodem deitados no período noturno.

Já em relação aos que fazem uso de bolsa de colostomia, o promotor explica que estes sofrem com a falta de condições para realizar a higiene adequada, já que não tem acesso à água a todo momento. O fato,  inclusive,  causa constrangimento e rejeição por parte dos demais reeducandos.

De acordo com o levantamento, três reeducandos aguardam retirada de fixador externo e cinco aguardam cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal, sendo que um deles espera há mais de três anos.

O documento lembra ainda que são necessárias cerca de 60 bolsas de colostomia mensalmente, já que a troca é feita a cada três dias e um dos apenados utiliza duas bolsas.

“A  Constituição Federal determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, declara Tales Tranin.

O promotor solicitou que sejam empreendidas diligências com a maior brevidade possível, visando providenciar o agendamento das consultas e procedimentos necessários, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis e 10 dias de prazo para receber solicitações das medidas adotadas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Pedro Pascoal destaca regionalização do atendimento, contratação de especialistas e início do projeto da UPA em Epitaciolândia

Publicado

em

Em Brasileia, o governo do Acre assinou nesta segunda-feira a ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação, o CER 2. A unidade vai atender pessoas com deficiência na própria região, sem a necessidade de deslocamento até Rio Branco.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou também que o Hospital Regional de Brasileia deve receber reforço de especialistas, novos leitos de UTI e cirurgiões de plantão para garantir atendimento completo à população.

Outro anúncio importante foi o início da construção da UPA de Epitaciolândia, que vai oferecer atendimento de urgência e emergência, funcionando como retaguarda para o hospital regional.

Com esses investimentos, o governo pretende fortalecer a regionalização da saúde no Alto Acre e garantir mais acesso e qualidade no atendimento médico.

Veja vídeo reportagem com Marcus José e Keliton Diogo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Governo do Acre autoriza construção de nova delegacia em Brasileia

Publicado

em

Obra irá marcar avanço na segurança pública no Alto Acre; município também receberá investimentos em habitação e educação.

Na manhã desta segunda-feira (22), o governador Gladson Cameli assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova delegacia de polícia em Brasileia, no Alto Acre. A unidade, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, terá padrão estadual e oferecerá melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população.

“Esse é um marco importante. O governador veio, assinou a ordem de serviço e garantiu a construção de uma delegacia moderna, que vai dar dignidade aos nossos policiais e oferecer um espaço acolhedor para quem procura a segurança pública”, afirmou Maciel.

O delegado ressaltou que a obra atende a um antigo sonho da categoria e destacou que investimentos recentes já resultaram na instalação de um núcleo de perícia criminal e médico-legal na região. “Estamos avançando muito e quem ganha é a população do Alto Acre”, completou.

O evento também contou com a presença do prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, que celebrou a parceria entre município, Estado e União. “Estamos transformando nossa cidade em um canteiro de obras, pavimentando ruas e investindo em várias áreas. Isso só é possível graças às parcerias com o governo do Estado, deputados federais e senadores da nossa bancada”, declarou.

Além da nova delegacia, foram anunciadas a assinatura da ordem de serviço para o Centro Regional de Habitação (CER2), que contará com terreno doado pela prefeitura, e a futura construção da Escola Estadual Graça Rocha, também em área cedida pelo município.

“Esses investimentos mostram o olhar especial do governador para o Alto Acre. Estamos muito felizes em poder atender os sonhos da nossa população”, finalizou o prefeito.

Veja vídeo reportagem com Marcus José e Keliton Diogo abaixo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador assina ordem de serviço para CER II e nova delegacia em Brasiléia, e anuncia surpresa: primeira UPA para Epitaciolândia

Publicado

em

Cerimônia em Brasiléia também entregou mais de 100 títulos de terra urbanos; unidade de saúde e um sonho antigo da população do município vizinho

Em cerimônia realizada na Escola Rural Valéria Bispo Sabala, zona rural, km 26, município de Brasiléia nesta segunda-feira (22), o governador Gladson Cameli (PP) assinou as ordens de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) e da nova Delegacia de Polícia Civil do município. Mas a grande surpresa do evento foi o anúncio da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de grande porte para Epitaciolândia, projeto que já está em fase final de elaboração.

O anúncio pegou de surpresa o vereador Rosimar do Robicom (Republicanos), que representava o prefeito Sérgio Lopes (PL) na solenidade. A unidade hospitalar era um sonho antigo dos moradores da região.

Além das obras de infraestrutura em saúde e segurança, o governo entregou mais de 100 títulos definitivos urbanos para famílias, instituições religiosas e associações de moradores, por meio dos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, coordenados pelo Iteracre.

O CER II atenderá pessoas com deficiências física e intelectual, enquanto a nova delegacia reforçará a segurança pública na região do Alto Acre. As obras representam investimentos significativos para o desenvolvimento da fronteira acreana.

Veja vídeo com vereador Rosimar do Rubicon:

Comentários

Continue lendo