Acre
Detento acusado de estupro a menor é morto por companheiros de cela em Rio Branco
O detento Raimundo Morais de Souza, de 40 anos, foi morto na noite deste domingo, 6, na cela 27 do Pavilhão A, do Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde estava preso com outros quatro reeducados.
Raimundo cumpria pena por estupro de uma menor e esse teria sido o motivo alegado pelos outros detentos para justificar o assassinato de Raimundo. De acordo com uma nota divulgada pelo IAPEN, Raimundo também teria mentido aos demais detentos ao informar que tinha tabaco para trocar por alimentos com os companheiros de cela.
A nota do IAPEN diz ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e esteve no local, mas só foi possível apenas constatar a morte do detento. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também compareceu para realização de perícia e procedimentos de praxe.
“Diante dos fatos, o Iapen busca contato com a família de Raimundo Morais de Souza para informar sobre o ocorrido e prestará todo o amparo estabelecido em lei. Também se solidariza, manifestando pesar pela perda repentina, desejando que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor”, enaltece a nota.
De acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 179 dias não se registrava morte no Sistema Prisional do Acre.
O governo do Estado se pronunciou através de uma nota. Veja abaixo.
NOTA PÚBLICA
O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:
1- Por volta das 21h30 do domingo, 5, o Complexo Penitenciário de Rio Branco registrou o falecimento do detento Raimundo Morais de Souza, 40 anos, que se encontrava em isolamento preventivo juntamente com outros quatro presos na cela 27 do pavilhão A;
2- Ao verificar o ocorrido, os policiais penais de plantão indagaram os detentos sobre o que havia acontecido. Estes informaram ter ceifado, propositalmente, a vida de Raimundo Morais em virtude do crime do falecido ter sido em desfavor de uma menor e por, também, tê-los enganado dizendo ter tabaco e trocar pelos alimentos dos demais colegas de cela quando, na verdade, tinha apenas um saco com um material de cor preta que aparentava ser tabaco.
3- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e esteve no local, mas foi possível apenas constatar a morte do detento. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também compareceu para realização de perícia e procedimentos de praxe.
4- Diante dos fatos, o Iapen busca contato com a família de Raimundo Morais de Souza para informar sobre o ocorrido e prestará todo o amparo estabelecido em lei. Também se solidariza, manifestando pesar pela perda repentina, desejando que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.
5- O Iapen destaca que, de acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 179 dias não se registrava morte no Sistema Prisional do Acre.
6- Por fim, o Iapen informa que acompanhará toda a investigação necessária para a devida elucidação do crime.
Rio Branco – Acre, 6 de dezembro de 2021.
Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.