Cotidiano
Destaque no Enem, acreana andava 3 quilômetros, pegava barco e ônibus até chegar à escola
A jovem concluiu o ensino médio na Escola Edmundo Pinto, localizada na Vila do Incra, em Porto Acre

Danielly Moura alcançou 840 pontos na redação. “Meu sonho é ser a primeira da minha família a ingressar na faculdade”. Foto: Acervo Pessoal
Perseverança e muita força de vontade. Assim a estudante Danielly Moura, moradora de uma área rural, no interior do Acre, vivenciou sua jornada estudantil. A luta que batalhou durante anos, dia após dia, resultou numa grande conquista. A jovem acreana alcançou 840 pontos na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Danielly virou um dos destaques da educação estadual por seu resultado no Enem. Mas outro fator que chama atenção é a rotina exaustiva que ela mantinha para conseguir estudar. Percorria três quilômetros a pé até o rio, pegava um barco e, em seguida, o ônibus escolar.
A jovem concluiu o ensino médio na Escola Edmundo Pinto, localizada na Vila do Incra, em Porto Acre. Em entrevista à Agência de Notícias do Acre, a estudante contou que encontrou motivação no suporte dos professores e nas iniciativas do Pré-Enem Legal.
“Meu sonho é ser a primeira da minha família a ingressar na faculdade. Pretendo estudar Direito e trazer orgulho para todos”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da Escola Edmundo Pinto declarou que a maior parte dos alunos da escola vivem nos ramais e estradas. “Nossa escola está situada na zona rural, esse é o diferencial”, ressaltou Jamyle de Souza.
Moura frequentou o programa Pré-Enem Legal, iniciativa gratuita do governo do Acre, que oferece aulões presenciais e online, distribuição de materiais didáticos, tablets com acesso à internet e suporte pedagógico como preparação para o exame.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.