Acre
Desmandos da ex-prefeita de Brasileia Leila Galvão faz prefeito decretar situação de emergência administrativa
O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes (PMDB), decretou situação de emergência administrativa por três meses, a contar de 1º de janeiro,em razão dos inúmeros problemas deixados pela ex-prefeita Leila Galvão (PT), sua antecessora. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (29).
A primeira justificativa para a decisão, segundo o gestor, foi a falta de transição, como determina o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Everaldo diz que não teve acesso a informações básicas da administração municipal. “Considerando que a administração pública municipal foi encontrada em estado precário quando não se pôde, ainda, localizar a documentação mínima necessária para se dar continuidade aos serviços indispensáveis ao restabelecimento da normalidade no Município”, justifica.
Ainda segundo o prefeito, nenhum programa de tecnologia de informática referente aos acessos necessários à programação orçamentária e financeira, bem como de apreciação das contas municipais, foi encontrado nos computadores existentes na Prefeitura.
Além disso, serviços básicos de limpeza de logradouros e praças públicas, capina e coleta do lixo hospitalar e urbano também estavam prejudicados. O gestor também alega que o quadro de pessoal recebido é insuficiente para enfrentamento das ações emergenciais.
A frota de veículos estaria em condição insuficiente para atendimento as demandas operacionais, principalmente para fazer o transporte de escolar. Nos postos de saúde, faltam insumos básicos, como seringas, agulhas, gaze e até de medicamentos.
Com a medida, ficam dispensados de licitação os contratos dos serviços mínimos necessários e aquisição de bens necessários às atividades administrativas fundamentais para a segurança dos prédios da administração pública; aquisição de combustível; contratação dos serviços de limpeza; dos serviços de reconstrução dos serviços de informática; da contratação de pessoal no período emergencial, dentre outros.
ac24horas
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.