Conecte-se conosco

Acre

Desfile cívico de 107 anos reúne população e autoridades em homenagem a Brasiléia

Publicado

em

E as atividades em comemoração aos 107 anos de Brasiléia continuam, desta vez o desfile cívico foi a atração principal do dia, levando escolas, instituições militares, secretarias e outras instituições a desfilar para o público presente na rua Geny Assis.

Na noite de quinta-feira, 29, a prefeita Fernanda Hassem recebeu os prefeitos Bira Vasconcelos, de Xapuri, Tião Flores, de Epitaciolândia e o prefeito Zum, de Assis Brasil, as deputadas estaduais, Leila Galvão e Maria Antônia, os vereadores, Rosildo, Edu, Zé Gabrielle e Rozevete,  os representantes das policias Civil e Militar, o representante do Corpo de Bombeiros e o representante do Exército Brasileiro, no palanque montado na praça Hugo Poli, para prestigiarem o desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade.

O desfile teve início com a execução do Hino Nacional e logo após o Hino a Brasiléia, acompanhado pelos alunos das escolas estaduais e municipais. Logo após a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, e o vice-prefeito e secretário de obras, Carlinhos do Pelado, deram início ao desfile cívico, juntamente com os funcionários da secretária de obras e toda a sua equipe de secretários municipais.

Após a entrada da prefeita, a fanfarra da escola estadual Kairala José Kairala – BANPEK, entrou na avenida para puxar os outros participantes do desfile. Participaram do desfile a Companhia Especial de Fronteira, o Corpo de Bombeiros, a Unidade Educativa Mariano Batista, de Cobija, a Creche Carinha de Anjo, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Centro de Convivência do Idoso, Escola Bela Flor, do município de Epitaciolândia, a Creche Municipal Roma Emilse, as escolas municipais, Rui Lino, Elson Dias Dantas, Socorro Frota, Valéria Bispo Sabala, Escola Estadual Manoel Fontinele de Castro, os Desbravadores, a Rádio Aldeia FM 90.3, Pastoral da Juventude, Instituto Dom Moacyr – Curso técnico de enfermagem, ciclistas e taxistas.

O prefeito de Assis Brasil, Zum, parabeniza Brasiléia pela excelente festa

“Uma festa muito bonita, muito bem organizada como a cidade merece, e eu quero parabenizar a prefeita Fernanda Assem e toda sua equipe por esse momento tão especial, nos só temos que agradecer pelo convite”, disse o prefeito.

O Major Fredson, da Policia Militar, fala sobre o resgate cívico que vem com o desfile.

“Viemos aqui para brindar ao aniversário do município, o desfile vem para resgatar essa parte cívica do município, os alunos desfilando, cantando os hinos, tanto o nacional quanto o municipal, os bombeiros também participaram e com certeza todos contribuímos para esse resgate”, pontuou o Major.

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, agradece o convite e parabeniza a cidade

“Agradeço o convite feito pela prefeita Fernanda Hassem, parabenizo o município pelos seus 107 anos e parabenizo também a Fernanda, pelo excelente trabalho que vem fazendo a frente da gestão de Brasiléia. Brasiléia, que é o município mãe de Epitaciolândia, gostaria de desejar muito sucesso e falar que o trabalho que a prefeita vem fazendo vai de encontro aos anseios da população, e nesta noite estamos aqui realmente para parabenizar, tanto ela quanto o município”, declarou o prefeito, Tião Flores.

A deputada estadual, Leila Galvão, declara seu amor pela cidade e parabeniza a todos

“Hoje é dia de declarar o nosso amor por Brasiléia, praticarmos o civismo neste momento de alegria. O desfile é até uma forma de resgatar a auto-estima dos estudantes, professores e população de um modo geral. É uma grande alegria estarmos aqui participando e juntos podermos comemorar este ato tão significativo que é o aniversário desta jovem cidade que é Brasiléia, cidade de tantas lutas e conquistas, e que tem muitos desafios pela frente, mas a união, que é a marca desse povo aguerrido e trabalhador e com essa nova gestão da prefeita Fernanda, vamos conseguir supera-los, e com certeza estamos com nossas esperanças renovadas. Tenho certeza que estamos todos muito felizes com a realização desta grande festa por parte da prefeitura na pessoa da Fernanda”, ressaltou a parlamentar.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, finaliza com um emocionado discurso a cidade

“Para mim é um orgulho tremendo está hoje como Prefeita da nossa querida Brasiléia, cidade que me viu nascer, crescer e hoje me deu a oportunidade de conduzir seus destinos pelos próximos 04 anos.

Quero falar direto aos corações dos homens e das mulheres que aqui nasceram e também daqueles que escolheram Brasiléia para morar e criar seus filhos. Meu povo querido, nunca foi fácil administrar uma cidade, a cidade que a gente ama, da forma que encontramos nossa sempre amada Brasiléia, depois de ter passado por duas grandes enchentes, 2012 e 2015 e da verdadeira avalanche que assolou o município que foi a administração que antecedeu a nossa.

Para muitos aqui em Brasiléia, após todos esses desmandos administrativos, nossa cidade realmente tinha se transformado em terra arrasada, sem nenhuma perspectiva, onde as pessoas estavam sem estimulo nenhum de aqui permanecer, aqueles que tinham alguma condição econômica, planejando se mudar de Brasiléia, e aqueles que não tinham essa condição de sair, estavam numa tristeza profunda. Esse era o cenário no qual encontramos Brasiléia agora em 2017.

Mas mesmo com esse cenário sombrio não fui me lamentar, não fui reclamar das situações adversas. Procurei montar uma boa equipe de trabalho, pessoas com muita capacidade e sobretudo, amor por Brasiléia e fomos ao trabalho com um único objetivo: Superar o tempo perdido e em um curto espaço de tempo, tirar nossa cidade da situação calamitosa em que se encontrava.

E hoje, completando apenas 06 meses de nossa administração, a história é outra, a gente começa a ver no rosto das pessoas a alegria voltar, a autoestima de ser brasileense novamente ter morada nos corações das pessoas.

Importante ressaltar, com muita dedicação e trabalho, conseguimos superar essa 1ª etapa de reconstrução da nossa cidade, porém compreendemos que ainda há muito a se fazer, existem muitas e grandes dificuldades ainda para serem superadas, mas fiquem vocês tranquilos que eu e minha equipe, com ajuda de Deus e de todos os nossos parceiros, iremos continuar trabalhando diuturnamente para cada dia ver nossa cidade cada vez mais feliz.

Para finalizar, conclamo todo o nosso povo de Brasiléia para darmos as mãos, mesmo com algumas divergências que porventura tenhamos, a lutar por um objetivo comum, que é a felicidade das famílias de Brasiléia, através de uma cidade mais digna e feliz.

E parafraseando o nosso hino, tem uma estrofe que vejo muito importante para esse momento que vivemos:

“Brasiléia és altiva, povo humilde e hospitaleiro. Tens um feitiço que cativa, a todos, a todos os forasteiros” finalizou a Prefeita.

PARABÉNS BRASILÉIA PELOS SEUS 107 ANOS DE FUNDAÇÃO

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo