Conecte-se conosco

Acre

Desemprego no Acre atinge 50 mil pessoas

Publicado

em

O desemprego no Acre ficou em 14,9% ao final do segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Trata-se de um recuo de 1% em relação aos três primeiros meses de 2017, quando o percentual chegava a 15,9%. Em números absolutos, a quantidade de pessoas desocupadas passou de 52 mil no primeiro trimestre para 50 mil no final de junho, mostra o estudo.

Levando em consideração os meses de abril, maio e junho de 2016, no entanto, a taxa de desemprego sofreu um aumento de 3,9% no Acre. Naquele período, eram em torno de 35 mil desocupados.

Entre os estados da Região Norte, o Acre foi o que teve a terceira maior taxa de desemprego no final de junho de 2017. O Amapá encabeçou a lista com 17,1% de desocupação, sendo seguido pelo Amazonas, com 15,5%. Na outra ponta, aparece Rondônia, com 8,9%.

O número de pessoas ocupadas entre os dois primeiros trimestres deste ano aumentou 2% – passando de 45,3% para 47,4%. O Acre encerrou junho com uma estimativa de 286 mil pessoas empregadas.

O setor público, incluindo servidores estatutários e militares, fechou o período com 64 mil trabalhadores – um aumento de 3,4% em relação ao final de março, quando havia 62 mil pessoas.

A iniciativa privada, sem contar os trabalhadores domésticos, teve um crescimento de 59 mil para 62 mil funcionários, o que corresponde a uma subida percentual de 4,9%.

Outro destaque, de acordo com a pesquisa, ficou com os trabalhadores por conta própria, que saíram de 70 mil para 79 mil somente neste ano – primeiro e segundo trimestres. Ou seja, ocorreu um salto de 12,7% no número de quem decidiu abrir o próprio negócio. Informações G1.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre confirma reajuste salarial de 5,08% para servidores em junho de 2026

Publicado

em

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo do Acre confirmou nesta terça-feira, 06, que irá conceder reajuste salarial de 5,08% aos servidores públicos estaduais a partir de junho de 2026, referente à quarta e última parcela do Reajuste Geral Anual (RGA). Com o pagamento, será concluído o aumento total de 20,32%, dividido em quatro parcelas iguais e escalonadas desde 2023.

O anúncio foi feito junto à divulgação do calendário oficial de pagamento do funcionalismo para 2026, elaborado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O reajuste contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas.

De acordo com o governo, o pagamento da última parcela do RGA reforça a política de valorização do funcionalismo, associada ao controle das contas públicas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá ligações intermunicipais como chamadas locais a partir de maio de 2026

Publicado

em

Mudança definida pela Anatel unifica todo o estado em uma única área local no DDD 68 e deve reduzir custos da telefonia fixa

Brasília – Ligação de telefone fixo para celular ficará 13% mais barata em março. A Anatel publicou hoje (24), no Diário Oficial, as novas tarifas de remuneração de redes móveis (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A partir de 31 de maio de 2026, o Acre passará a integrar a nova configuração das Áreas Locais da telefonia fixa, conforme cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança ocorre com a implementação da Resolução nº 768/2024, que reduz o número de áreas locais no país de 4.118 para 67, alinhando-as aos códigos de Discagem Direta à Distância (DDDs).

Com a nova regra, todo o território acreano será contemplado por uma única área local, correspondente ao DDD 68. Na prática, isso significa que ligações entre municípios do estado deixarão de ser tarifadas como chamadas de longa distância e passarão a ser cobradas como ligações locais.

A medida deve beneficiar diretamente os usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), especialmente moradores do interior, que atualmente enfrentam custos mais elevados para chamadas intermunicipais. Cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Brasiléia e Feijó, por exemplo, poderão se comunicar por telefone fixo como se estivessem na mesma localidade, desde que utilizem o DDD 68.

Além da redução de custos, a mudança também simplifica a forma de discagem. Para chamadas entre telefones fixos dentro do Acre, não será mais necessário discar o código da operadora nem o DDD, bastando informar o número do destinatário.

A Anatel esclarece que, inicialmente, não haverá alteração nos números telefônicos dos usuários. Qualquer eventual mudança deverá ser devidamente justificada pelas operadoras e comunicada previamente aos clientes.

A implantação da nova configuração no Acre ocorre juntamente com outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste, como Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme fase aprovada pelo Acórdão nº 202, publicado em agosto de 2025.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança é atropelada por motocicleta no centro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do acidente; vítima foi socorrida pelo Samu e não sofreu ferimentos graves

Um acidente de trânsito envolvendo uma criança foi registrado na região central de Cruzeiro do Sul na tarde da última segunda-feira (5). Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a criança atravessa a via sozinha e acaba sendo atingida por uma motocicleta.

Nas imagens, a mãe da criança aparece do outro lado da avenida e se desespera ao presenciar o atropelamento, gritando e correndo em direção ao local. Ela pega a menina do chão e a segura no colo logo após a colisão.

Apesar do impacto, a criança não sofreu ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou o atendimento no local.

A Polícia Militar do Acre (PMAC) também esteve presente para atender a ocorrência e realizar os procedimentos de praxe. O caso deverá ser apurado para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo