Acre
Deputados prometem fogos para comemorar a saída de Emylson Farias da Secretaria de Segurança
Emylson Farias, que deverá se desincompatibilizar do cargo, já que é pré-candidato a vice governador na chapa do também pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Viana (PT).
Os deputados do bloco de oposição usaram a tribuna da Aleac na manhã desta quarta-feira (28) para criticar o que eles classificam como falta de segurança nos municípios do Acre e informarem que comprarão caixas de fogos para comemorar a saída do secretário de segurança pública, Emylson Farias, que deverá se desincompatibilizar do cargo, já que é pré-candidato a vice governador na chapa do também pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Viana (PT).
O deputado Jairo Carvalho (PSD) informou que o sistema de segurança estaria em completo caos em Acrelândia. Segundo ele, faltam agentes, viaturas e uma estrutura adequada para combater o crime no município do interior. “Eu e o deputado Whendy Lima vamos comprar duas caixas de fogos para comemorar a saída do secretário Emylson Farias. Espero que entre alguém que cuide da segurança dos acreanos com mais responsabilidade e carinho”.
O oposicionista Nelson Sales (Progressistas) disse que a maioria das delegacias do Acre não funcionam aos finais de semana. “Porque não têm pessoal de apoio. O secretário está saindo com o objetivo de visitar a casa de cada cidadão pedindo voto. Esse é corajoso, como é corajoso. Não há pessoas para anotar boletins de ocorrência após a falência de uma empresa terceirizada. A guerra de facções acabou porque elas dividiram seus territórios não foi obra da polícia”.
Para a emedebista Eliane Sinhasique, “segurança púbica é um assunto recorrente, mas não podemos evita-lo. Só trabalham segurança depois que o crime acontece. Da mesma forma que só trabalham a saúde quando o povo adoece. Não há um trabalho interligado com as demais secretarias para evitar as doenças e a criminalidade que se enraizou e não há um solução para essas questões que afligem a população do nosso Estado”, acrescenta.
Os deputados da base de governo não se manifestaram em defesa de Emylson Farias, apesar do delegado ser o pré-candidato a vice escolhido pelo próprio governador Sebastião Viana. O prestígio do chefe do executivo petista anda em baixa na Casa. Viana sofreu três importante derrotas em votações no plenário da Casa. A mais importante foi quando o bloco de oposição contou com a ajuda de parlamentares da base de governo para enterrar o projeto de terceirização da saúde.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.








Você precisa fazer login para comentar.