Acre
Deputados governistas fazem pressão política por emendas individuais
“É uma falta de respeito com os deputados. O governo precisa respeitar os parlamentares”, diz Manoel Moraes.
Da Agência ContilNet
A sessão de quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi marcada pelos discursos enfáticos de alguns deputados estaduais ligados à base do governo, que reclamaram da não liberação das emendas individuais de R$ 100 mil reais para cada parlamentar.
Walter Prado (PEN) e Manoel Moraes (PSB) foram os que fizeram coro ao discurso enfático do deputado Luiz Tchê (PDT), que afirmou que o Acre é o único Estado onde não se pagam as emendas individuais.
Luiz Tchê, deputado acreano que preside o Parlamento Amazônico, afirmou que mesmo a quantia sendo de R$ 100 mil reais para cada parlamentar, o que ele considera pouco, o dinheiro não é liberado.
“Não vejo problema em cobrar essas emendas”, afirmou.
Walter Prado (PEN) disse que por falta das emendas individuais, os parlamentares ficam impossibilitados de ajudar os municípios onde possuem base eleitoral.
“Eu quero me somar à questão das emendas parlamentares individuais.Não podemos fazer nada para ajudar as cidades que nos elegeram. As emendas têm que ser liberadas para todos os deputados, tanto de oposição quanto de situação”, diz.
Manoel Moraes, líder do PSB na Aleac, afirmou que o governo precisa respeitar os parlamentares e que as emendas precisam ser liberadas.
“É uma falta de respeito com os deputados. O governo precisa respeitar os parlamentares. Eu me sinto envergonhado por (o governo) não liberar essas emendas”, expressou.
Pondo fim à discussão, o presidente da Aleac, Élson Santiago (PEN), afirmou que este é um assunto que deve ser tratado em reuniões internas e que fará todo o possível para acelerar a liberação dos recursos.
Comentários
Acre
Pronto-socorro de Rio Branco aumenta equipe em 30% e amplia plantões no Carnaval

Foto: Kennedy Santos
O pronto-socorro de Rio Branco ampliou o número de profissionais e reforçou setores estratégicos para atender possíveis ocorrências durante o período de Carnaval. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade, Lourenço Vasconcelos, em entrevista ao ac24horas Play na manhã desta sexta-feira (13).
Segundo Lourenço, a direção utilizou como base o histórico do ano passado para organizar o planejamento, mesmo com registro de poucas ocorrêncis. “Comparando com o Carnaval do ano passado, nós tivemos, graças a Deus, ano passado, poucas ocorrências, mas mesmo assim nós nos programamos pensando sempre no pior”, afirmou. Ele explicou que a unidade aumentou o efetivo em cerca de 30%. “Nós aumentamos, acredito que 30% dos nossos profissionais para que a nossa população seja melhor atendida”, declarou.

Foto: Kennedy Santos
O diretor informou que o reforço se concentra principalmente no setor de traumatologia e na sala vermelha. Na emergência do trauma, o hospital escalou três cirurgiões por plantão. “Nós colocamos três cirurgiões no plantão, além disso nós colocamos dois médicos residentes em cirurgia geral”, disse Lourenço. Já na sala vermelha, a equipe conta com dois médicos clínicos gerais, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, além de suporte multiprofissional.
O diretor disse que colocou quatro ortopedistas que estarão disponíveis diariamente, com dois atendendo em consultórios e dois de prontidão no centro cirúrgico. “Ficam dois nos consultórios e dois no centro cirúrgico, caso apareça alguma emergência para eles operarem”, explicou.

Foto: Kennedy Santos
O atendimento pediátrico também recebeu reforço durante o Carnaval. A unidade contará com três pediatras por dia, sendo dois atuando na emergência e observação e um destinado à classificação verde. “São três pediatras atendendo uma diariamente aqui”, informou. O diretor ainda destacou que há sete leitos preparados na sala de emergência do trauma para receber pacientes conforme a necessidade.
Lourenço afirmou que a ampliação da estrutura atende a uma orientação do secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, e que a equipe está preparada para atuar caso haja aumento na demanda. “Isso foi um pedido do nosso secretário Pedro Pascual e nós estamos prontos para atender a nossa população”, declarou. O diretor também ressaltou a expectativa de um Carnaval tranquilo e sem grandes ocorrências. “Espero que não seja preciso trabalhar muito, mas creio que se precisar a equipe está preparada”, concluiu.
Comentários
Acre
Conselho Estadual de Trabalho define planejamento estratégico de 2026 no Acre
O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (CTER-AC) realizou na quarta-feira, 11, uma reunião ordinária para definir o planejamento estratégico de ações que serão realizadas no Acre ao longo de 2026. O encontro, realizado na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Rio Branco, órgão ligado à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), teve o objetivo de garantir mais eficiência nas iniciativas e aproximar as instituições componentes.
Entre as ações previstas estão os projetos Semana do Trabalhador, Conexão RH e a Feira Emprega Transportes. Também serão desenvolvidas outras atividades que buscam aproximar empregadores, trabalhadores e instituições de qualificação profissional com a finalidade de inserir o maior número de pessoas possível no mercado de trabalho acreano tanto na capital como nas cidades do interior. O foco é integrar políticas públicas e dinamizar a economia em todo o estado.
Além de definir o planejamento, os membros do CTER-AC também realizaram a análise e aprovação da prestação de contas referente ao exercício de 2025. O encontro reforçou o compromisso institucional dos componentes do Conselho com a transparência na aplicação dos recursos públicos e a governança das políticas de trabalho e renda. A agenda reuniu conselheiros e representantes de órgãos parceiros, que contribuíram com várias sugestões de aprimoramento.
A coordenadora do Sine Acre e secretária executiva do CTER-AC, Jaqueline Castro, destacou que o alinhamento institucional permitirá ampliar o alcance dos serviços, qualificar ainda mais os trabalhadores e preparar a estrutura para a inauguração da Casa do Trabalhador. “Estamos fortalecendo nosso trabalho junto àqueles que buscam emprego, mas que também querem se qualificar. Vamos unir todo o nosso potencial para trazer ainda mais oportunidades à população”.
O superintendente regional do Trabalho e Emprego no Acre, Leonardo Lani, ressaltou que a Casa do Trabalhador representa um avanço significativo na oferta de serviços públicos. “Ela é uma evolução do atendimento tradicional do Sine. Haverá em um só espaço a intermediação de mão de obra, orientação profissional, qualificação social e cursos como os da Escola do Trabalhador 4.0, ampliando as chances de empregabilidade e desenvolvimento de habilidades em todo estado”.
Daniely Vale, gestora do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), destacou a importância do encontro. “Foi um momento muito importante. É essencial que tenhamos projetos estratégicos que promovam a qualificação profissional e ampliem o acesso dos trabalhadores ao mercado local de forma plena. Fortalecer as ações de emprego e renda é mais que essencial para que a nossa economia cresça mais e prospere”.
Já o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o fortalecimento do Conselho e o planejamento estruturado para 2026 consolidam uma política pública orientada por resultados. “O trabalho integrado entre o CTER, o Sine e as instituições parceiras reforça a nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos organizando ações concretas para ampliar oportunidades, qualificar a mão de obra e fortalecer a economia acreana”, destacou.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Ieptec convoca aprovadas em processo seletivo para atuação como bolsistas em Rio Branco
Candidatas devem apresentar documentação e assinar termo de compromisso nos dias 13, 19 e 20 de fevereiro

Foto: Ascom/Ieptec
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) publicou nesta sexta-feira, 13, a convocação de candidatas aprovadas no processo seletivo simplificado – Edital nº 02/2025 para atuação como bolsista na rede estadual de educação profissional. O chamamento foi assinado pelo presidente da autarquia, Alírio Wanderley Neto, conforme o Decreto nº 52-P/2023.
A convocação contempla aprovadas para formação de cadastro de reserva na modalidade de profissional bolsista horista, com atuação nos cursos ofertados pelos Centros de Educação Profissional e Tecnológica da rede Ieptec, em Rio Branco.
As convocadas devem comparecer à Unidade Central do Ieptec, localizada na Rua Riachuelo, nº 138, bairro José Augusto, nos dias 13, 19 e 20 de fevereiro de 2026, das 8h às 12h, para entrega da documentação exigida e assinatura do termo de compromisso.
Entre os documentos obrigatórios estão diploma ou declaração compatível com o cargo, documento oficial com foto, CPF, título de eleitor, certidões negativas da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual (cível e criminal), comprovante de residência atualizado, comprovante de conta bancária ativa em nome da candidata, além de cadastro de credor junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Também é exigida foto 3×4 e documentação comprobatória da situação funcional.
O não comparecimento nas datas estabelecidas pode implicar na perda da vaga, conforme previsto no edital.



Você precisa fazer login para comentar.