Acre
Deputados do Acre esvaziam sessão na reta final da campanha eleitoral
Com ac24horas.com
Os deputados estaduais do Acre que realizam sessão ordinária três vezes por semana esvaziaram o plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quarta-feira (28). De acordo com assessores parlamentares, o motivo seria a campanha das eleições municipais que entra na em sua reta final e os parlamentares precisam intensificar esforços para ajudar seus candidatos.
Empenhados em fortalecer seus grupos políticos, os parlamentares estão sem suas bases eleitorais para marcar presença ao lado de correligionários candidatos que buscam mandatos de prefeito e vereador. Outro detalhe é que uma parte dos 24 deputados buscam eleger filhos, irmãos e esposas tanto na capital quando no interior para facilitar a busca pela reeleição em 2018.
Até o governador Sebastião Viana (PT) teve dificuldades para reunir o quórum necessário para aprovar o projeto de lei que autorizou o Poder Executivo usar 70% do dinheiro dos depósitos judiciais para pagar contas do Estado. Apesar de frisar que o projeto deveria ser aprovado em regime de urgência, o chefe do executivo foi obrigado a esperar pro duas sessões para votar a matéria.
Nas últimas semanas, outra questão bastante criticada é a realização se sessões solenes nos dias de quinta-feira, terceiro dia de sessão ordinária que os debates e votações dão lugar a homenagens diversas. Alguns deputados apresentaram proposta para realizar os atos solenes na sexta-feira, medida que não foi discutida pela maioria que não se posicionou sobre a questão.
Na manha desta quarta-feira, apenas os deputados Ney Amorim (PT), Eber Machado (PSDC), Eliane Sinhasique (PMDB), Jamyl Asfury (PDT) e Antônio Pedro (DEM) compareceram à sede do Poder Legislativo. Com quórum baixo na Aleac, Ney Amorim anunciou o cancelamento da sessão. “Apesar de ser candidata, eu não faltei a sessões no período eleitoral”, disse Eliane Sinhasique.
O deputado Jamyl Asfury disse que consegue separar os trabalhos legislativos das agendas de campanha. “A campanha eleitoral não tem prejudicado minha presença em plenário. As agendas políticas estão sendo realizadas em horários distintos ao trabalho no Poder Legislativo. Apesar do cancelamento da sessão, os trabalhos da Casa não foram prejudicados no período eleitoral”, diz Asfury.
Os trabalhos deverão voltar à normalidade após a votação do dia 2 de outubro, quando os deputados que tiveram apadrinhados derrotados retornam da tradicional balsa de Manacapuru, e os vitoriosos transbordam seus egos inflados nos corredores da Casa, animados com a possibilidade de facilitar o retorno ao Poder Legislativo nas eleições estaduais de 2018.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.