Deputado Moisés Diniz quer o fim da fila especial para clientes vips nos aeroportos do Brasil

Deputado Moisés Diniz /Foto: Reprodução

O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) apresentou projeto de lei, nessa quarta-feira, 12, que proíbe as empresas aéreas de constituir filas especiais para clientes vips nas salas de embarque dos aeroportos.

“Meu cartão de embarque me dá o direito de ir na fila prioritária, porque eu viajo muito, mas, eu prefiro seguir na fila comum, aonde está a maioria dos passageiros”, explica Moisés.

Segundo o parlamentar acreano, fila prioritária deve ser apenas para gestantes, idosos, crianças e deficientes. E não para clientes vips, que participam de programas de fidelização.

“Se as empresas aéreas querem fidelizar passageiros, diversifiquem seus incentivos (descontos nas passagens, parcelamentos especiais, prêmios…), e não a fila especial, que discrimina quem não participa”, argumenta.

Moisés diz que não tem sentido esse privilégio de quem tem poder ou dinheiro usar a fila especial, um direito exclusivo das pessoas com alguma fragilidade.

“É uma aberração do direito coletivo. O valor da passagem é o mesmo. Por que, então, quem participa de programas de fidelização ganha o direito de entrar primeiro”, questiona Moisés.

O deputado do PCdoB diz que entrar primeiro no avião favorece a guarda da bagagem de mão, por isso tem que ser premiado o esforço de quem chega primeiro na fila.

“Do check-in ao embarque, deve ser atendido prioritariamente, quem primeiro chegou na fila, excetuados os casos de gestantes, idosos, crianças e deficientes”, conclui Moisés.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima