Acre
Deputado federal Alan Rick é destaque no ranking dos políticos mais atuantes do país
Dentre os senadores, Gladson Cameli é o mais bem avaliado, seguido por Jorge Viana e, por último, Sérgio Petecão
Em seu primeiro mandato, o deputado federal Alan Rick (DEM) se consolida como uma das mais importantes lideranças políticas do Estado, o que o levou a ser eleito pelo mais conceituado site de avaliação dos parlamentares brasileiros, o políticos.org, como o mais produtivo da bancada acreana, entre deputados e senadores.
Alan foi o único parlamentar da bancada a obter nota 100 no quesito “qualidade legislativa”, e está em sétimo lugar entre os parlamentares de maior credibilidade na Região Norte, além de o ocupar a 84ª posição no ranking de políticos mais produtivos no Legislativo Federal, de um total de 694 (513 deputados e 81 senadores). O deputado Major Rocha aparece na 154ª colocação, sendo o segundo mais atuante.
Dentre os senadores, Gladson Cameli é o mais bem avaliado, seguido por Jorge Viana e, por último, Sérgio Petecão.
De acordo com os organizadores do políticos.org, a publicação tem o objetivo de contribuir para que o eleitor pssa escolher melhor seus representantes. O que difere sua análise da maioria dos rankings de avaliação dos deputados federais é o fato de que este se baseia na produção de cada parlamentar, como votou ou deixou de votar em matérias de interesse do cidadão, projetos e pareceres apresentados em plenário e nas comissões.
Outro fator importante é a participação em sessões deliberativas da Casa e ser ou não alvo e processo na Justiça, ou seja, ser parlamentar ficha limpa, caso de Alan Rick, o que aumenta ou diminui índice de cada um.
Em outras ferramentas de análises como Congresso em Foco, por exemplo, o que vale é o engajamento e votação popular e não a ação do parlamentar.
“As duas ferramentas são importantes. Este ano mais uma vez estou entre os parlamentares em destaque no prêmio Congresso em Foco, mas não posso negar uma alegria muito grande por ser escolhido como o parlamentar acreano mais bem avaliado no Ranking dos Políticos que é hoje o que melhor avalia a atuação dos parlamentares em todo o Brasil. Quem acompanha o nosso trabalho sabe da nossa luta”, destaca Alan Rick.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.