Acre
Deputado escreve Carta aos Ministros do STF e pede que sociedade faça o mesmo
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz (PCdoB), líder do Comitê dos Onze Mil, escreveu uma carta aos onze ministros do STF, relatando a história heroica do Acre e as dificuldades para organizar as instituições públicas no período que envolveu a promulgação da Constituição Federal.
“É necessário que cada ministro do STF perceba que tem mil famílias sobre os seus ombros, sob a sua consciência. São onze ministros e são onze mil funcionários”, explicou o parlamentar.
O parlamentar do PCdoB está divulgando os e-mails dos ministros do STF e pedindo que a população envie cartas pessoais ou a sua, como forma de fazer os magistrados da mais alta corte do país perceberem as peculiaridades históricas do Acre.
FRAGMENTOS DA CARTA
“O que pedimos a vossas excelências é que permitam a permanência dessas pessoas no lado positivo da vida, a sobrevivência. Não permitam que elas murchem, que percam a esperança no futuro, que sejam abandonadas depois de ¼ de século servindo a sociedade.
Pedimos que lhes seja dado mais alguns anos, poucos anos, para que todos se aposentem e possam desfrutar da tranquilidade na velhice.
O Estado do Acre já gastou milhões de reais com eles, durante mais de vinte e cinco anos, organizou a sua aposentadoria, recolheu tributos, saneou as finanças públicas, estamos cumprindo a lei de responsabilidade fiscal. O nosso sistema previdenciário é estadual, está organizado e pronto para receber esses acreanos lutadores…”
Carta enviada aos Ministros do Supremo Tribunal Federal
Joaquim Barbosa – [email protected]
Ricardo Lewandowski – [email protected]
Antonio Cezar Peluso – [email protected]
Luís Roberto Barroso – ainda sem email
Carmem Lucia – [email protected]
Marco Aurélio – [email protected]
Dias Toffolli – [email protected]
Luis Fux – [email protected]
Gilmar Mendes – [email protected]
Celso de Mello – [email protected]
Ellen Gracie – [email protected]
Leia a Carta completa em ECOS SOCIALISTAS:
http://moisesacre.blogspot.com.br/2013/06/ao-coracao-do-stf_1.html
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.