Conecte-se conosco

Acre

Deputado Edvaldo Souza comemora titulação definitiva em comunidade

Publicado

em

edvaldo130313JOSÉ PINHEIRO

O deputado Edvaldo Souza (foto), do PSDC, autor do projeto que concedeu a titulação para mais de 500 famílias no Loteamento Caladinho, pelo Governo do Estado, fez uso da tribuna para agradecer o empenho do governador Tião Viana em atender a sua reivindicação.

O deputado lembrou o sofrimento enfrentado por aqueles moradores, mas que agora poderão contrair junto às operadoras de crédito financiamentos para investirem em seus imóveis.

Os moradores do Caladinho receberam o documento com o registro cartorial. O que chamamos no Direito de ‘ato jurídico perfeito’. Agora, eles são os donos legítimos daqueles imóveis.

e colocava em xeque a garantia destes títulos. O que fizemos hoje foi garantir este direito efetivamente. Para legalizar uma área, se leva tempo. Não é da noite para o dia”, disse Edvaldo Souza.

Ainda de acordo com ele, investimentos na ordem de R$ 14 milhões serão aplicados na região do Caladinho em infraestrutura, como a pavimentação de ruas, saneamento básico, dentre outras medidas para a melhoria da qualidade de vida daquela população.

Outro anúncio feito pelo parlamentar é a construção de uma escola para atender mais de 900 alunos, em julho. Edvaldo Souza afirmou que o Caladinho é uma comunidade pobre, porém, composta de pessoas trabalhadoras. “Precisamos resgatar a imagem daquela área, que é tão marginalizada por alguns. Precisamos, como representantes do poder, dar condições que possibilitem a qualidade de vida daqueles trabalhadores”, frisou.

A entrega dos títulos foi realizada, na manhã da última quinta-feira, 14, na Casa Rosada, pelo governador Tião Viana, além da presença de diversas autoridades que prestigiaram a solenidade. Todos os 568 moradores terão os títulos definitivos garantidos pelo Governo do Estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Pronto-socorro de Rio Branco aumenta equipe em 30% e amplia plantões no Carnaval

Publicado

em

Foto: Kennedy Santos

O pronto-socorro de Rio Branco ampliou o número de profissionais e reforçou setores estratégicos para atender possíveis ocorrências durante o período de Carnaval. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade, Lourenço Vasconcelos, em entrevista ao ac24horas Play na manhã desta sexta-feira (13).

Segundo Lourenço, a direção utilizou como base o histórico do ano passado para organizar o planejamento, mesmo com registro de poucas ocorrêncis. “Comparando com o Carnaval do ano passado, nós tivemos, graças a Deus, ano passado, poucas ocorrências, mas mesmo assim nós nos programamos pensando sempre no pior”, afirmou. Ele explicou que a unidade aumentou o efetivo em cerca de 30%. “Nós aumentamos, acredito que 30% dos nossos profissionais para que a nossa população seja melhor atendida”, declarou.

Foto: Kennedy Santos

O diretor informou que o reforço se concentra principalmente no setor de traumatologia e na sala vermelha. Na emergência do trauma, o hospital escalou três cirurgiões por plantão. “Nós colocamos três cirurgiões no plantão, além disso nós colocamos dois médicos residentes em cirurgia geral”, disse Lourenço. Já na sala vermelha, a equipe conta com dois médicos clínicos gerais, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, além de suporte multiprofissional.

O diretor disse que colocou quatro ortopedistas que estarão disponíveis diariamente, com dois atendendo em consultórios e dois de prontidão no centro cirúrgico. “Ficam dois nos consultórios e dois no centro cirúrgico, caso apareça alguma emergência para eles operarem”, explicou.

Foto: Kennedy Santos

O atendimento pediátrico também recebeu reforço durante o Carnaval. A unidade contará com três pediatras por dia, sendo dois atuando na emergência e observação e um destinado à classificação verde. “São três pediatras atendendo uma diariamente aqui”, informou. O diretor ainda destacou que há sete leitos preparados na sala de emergência do trauma para receber pacientes conforme a necessidade.

Lourenço afirmou que a ampliação da estrutura atende a uma orientação do secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, e que a equipe está preparada para atuar caso haja aumento na demanda. “Isso foi um pedido do nosso secretário Pedro Pascual e nós estamos prontos para atender a nossa população”, declarou. O diretor também ressaltou a expectativa de um Carnaval tranquilo e sem grandes ocorrências. “Espero que não seja preciso trabalhar muito, mas creio que se precisar a equipe está preparada”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Conselho Estadual de Trabalho define planejamento estratégico de 2026 no Acre

Publicado

em

O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (CTER-AC) realizou na quarta-feira, 11, uma reunião ordinária para definir o planejamento estratégico de ações que serão realizadas no Acre ao longo de 2026. O encontro, realizado na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Rio Branco, órgão ligado à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), teve o objetivo de garantir mais eficiência nas iniciativas e aproximar as instituições componentes.

Entre as ações previstas estão os projetos Semana do Trabalhador, Conexão RH e a Feira Emprega Transportes. Também serão desenvolvidas outras atividades que buscam aproximar empregadores, trabalhadores e instituições de qualificação profissional com a finalidade de inserir o maior número de pessoas possível no mercado de trabalho acreano tanto na capital como nas cidades do interior. O foco é integrar políticas públicas e dinamizar a economia em todo o estado.

Além de definir o planejamento, os membros do CTER-AC também realizaram a análise e aprovação da prestação de contas referente ao exercício de 2025. O encontro reforçou o compromisso institucional dos componentes do Conselho com a transparência na aplicação dos recursos públicos e a governança das políticas de trabalho e renda. A agenda reuniu conselheiros e representantes de órgãos parceiros, que contribuíram com várias sugestões de aprimoramento.

Reunião do CTER-AC foi realizada na sede do Sine em Rio Branco. Foto: cedida

A coordenadora do Sine Acre e secretária executiva do CTER-AC, Jaqueline Castro, destacou que o alinhamento institucional permitirá ampliar o alcance dos serviços, qualificar ainda mais os trabalhadores e preparar a estrutura para a inauguração da Casa do Trabalhador. “Estamos fortalecendo nosso trabalho junto àqueles que buscam emprego, mas que também querem se qualificar. Vamos unir todo o nosso potencial para trazer ainda mais oportunidades à população”.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego no Acre, Leonardo Lani, ressaltou que a Casa do Trabalhador representa um avanço significativo na oferta de serviços públicos. “Ela é uma evolução do atendimento tradicional do Sine. Haverá em um só espaço a intermediação de mão de obra, orientação profissional, qualificação social e cursos como os da Escola do Trabalhador 4.0, ampliando as chances de empregabilidade e desenvolvimento de habilidades em todo estado”.

Daniely Vale, gestora do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), destacou a importância do encontro. “Foi um momento muito importante. É essencial que tenhamos projetos estratégicos que promovam a qualificação profissional e ampliem o acesso dos trabalhadores ao mercado local de forma plena. Fortalecer as ações de emprego e renda é mais que essencial para que a nossa economia cresça mais e prospere”.

Já o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o fortalecimento do Conselho e o planejamento estruturado para 2026 consolidam uma política pública orientada por resultados. “O trabalho integrado entre o CTER, o Sine e as instituições parceiras reforça a nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos organizando ações concretas para ampliar oportunidades, qualificar a mão de obra e fortalecer a economia acreana”, destacou.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec convoca aprovadas em processo seletivo para atuação como bolsistas em Rio Branco

Publicado

em

Candidatas devem apresentar documentação e assinar termo de compromisso nos dias 13, 19 e 20 de fevereiro

Foto: Ascom/Ieptec

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) publicou nesta sexta-feira, 13, a convocação de candidatas aprovadas no processo seletivo simplificado – Edital nº 02/2025 para atuação como bolsista na rede estadual de educação profissional. O chamamento foi assinado pelo presidente da autarquia, Alírio Wanderley Neto, conforme o Decreto nº 52-P/2023.

A convocação contempla aprovadas para formação de cadastro de reserva na modalidade de profissional bolsista horista, com atuação nos cursos ofertados pelos Centros de Educação Profissional e Tecnológica da rede Ieptec, em Rio Branco.

As convocadas devem comparecer à Unidade Central do Ieptec, localizada na Rua Riachuelo, nº 138, bairro José Augusto, nos dias 13, 19 e 20 de fevereiro de 2026, das 8h às 12h, para entrega da documentação exigida e assinatura do termo de compromisso.

Entre os documentos obrigatórios estão diploma ou declaração compatível com o cargo, documento oficial com foto, CPF, título de eleitor, certidões negativas da Justiça Eleitoral, Federal e Estadual (cível e criminal), comprovante de residência atualizado, comprovante de conta bancária ativa em nome da candidata, além de cadastro de credor junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Também é exigida foto 3×4 e documentação comprobatória da situação funcional.

O não comparecimento nas datas estabelecidas pode implicar na perda da vaga, conforme previsto no edital.

Comentários

Continue lendo