Acre
Deputado coronel Ulysses garante recursos para Senador Guiomard

Cumprindo à risca seu compromisso de campanha de alocar recursos para os municípios acreanos, o deputado coronel Ulysses(UB) esteve esta segunda-feira(13) com a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, para anunciar a alocação de emenda ao município no valor de R$ 3 milhões de reais , destinados à reforma e manutenção de ramais na zona rural. ”Com o escoamento da produção garantidos, nossos ramais asseguram alimento a preço justo na mesa da comunidade ,estimulando assim nossa economia rural com a geração de emprego e renda”, acrescentou o parlamentar.
Os recursos, segundo informou o parlamentar, são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)que repassa ao Governo do Estado que, por seu lado, libera ao município. O deputado coronel Ulysses aproveitou para agradecer ao diretor de Projetos, Esterson Rocha, “que juntamente com sua equipe representando Cirleudo Alencar, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), prestou todas as informações acerca dos trâmites burocráticos durante a entrega dos documentos para a alocação de recursos ao município”.
Agradecimento
Por seu lado, a prefeita Rosana Gomes fez questão de expressar seu contentamento por ter sido o município de Senador Guiomard o alvo para o repasse dos recursos. “Eu só tenho que agradecer ao deputado coronel ULysses por ter escolhido o nosso município e nos deixar indicar os ramais pelos quais serão executados os serviços através do Governo do Estado “, disse Rosana Gomes.
A administração municipal de Senador Guiomard segue um planejamento de acordo com um cronograma previamente elaborado para manutenção e recuperação de ramais que são absolutamente essenciais para a economia local. O deputado coronel Ulysses aproveitou para reiterar seu com promisso com o povo do campo e todo meio rural. “Sobretudo em se tratando de recuperação e manutenção de ramais, obras que dignificam o homem e todo seu trabalho rural”
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.
Comentários
Acre
Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas
Com o objetivo de fortalecer o diálogo federativo e alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais na Amazônia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou na manhã desta quinta-feira, 22, em Brasília (DF), de uma reunião entre os secretários de Meio Ambiente dos estados da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente.
A agenda teve como foco a construção de estratégias integradas entre União e estados, reforçando a cooperação institucional, a troca de experiências e a avaliação dos resultados alcançados nos últimos anos. Os dados apresentados demonstraram avanços consistentes na redução dos índices de desmatamento na região, resultado do fortalecimento das políticas públicas ambientais e da atuação coordenada entre os entes federativos.

Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os avanços alcançados pelo estado são resultado de uma política ambiental construída de forma integrada e baseada em evidências.

“Os resultados que o Acre vem apresentando demonstram que planejamento, cooperação federativa e investimentos contínuos em monitoramento e fiscalização são fundamentais para o enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Temos atuado de forma preventiva, com uso intensivo de tecnologia e integração entre órgãos estaduais e federais, o que nos permitiu superar as metas estabelecidas e alcançar reduções históricas tanto no desmatamento quanto nas queimadas”, afirmou.
Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre apresentou uma redução de 27,62% de desmatamento em 2025.
Com esses resultados, o estado superou as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

No enfrentamento às queimadas, os resultados também foram históricos. O Acre encerrou 2025 com queda de aproximadamente 75% nos focos de queimadas, alcançando o menor número de registros desde o início da série histórica, em 2001. O desempenho positivo reflete a atuação da integração do Grupo Operacional de Comando e Controle Ambiental (GOCC).
The post Acre participa de reunião com governo federal e estados da Amazônia Legal para fortalecer ações no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.