Acre
Deputado Antonio Pedro propõe políticas de apoio às vítimas de AVC
Cada dia mais presente na vida das pessoas, principalmente por causa do crescente volume de estresse, o Acidente Vascular Cerebral exige adequações do Estado para atender às vítimas. Nesse sentido, o deputado estadual Antonio Pedro (DEM) apresentou a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Apoio as Vítimas de Acidente Vascular Cerebral – AVC, no Estado do Acre.
De acordo com o parlamentar, a ideia de apresentar a proposta surgiu após perceber que a população não sabe como agir em casos da doença. Por isso, a proposta busca garantir o acesso às informações básicas.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 100 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de AVC. E, embora esse número seja tão elevado, poucas pessoas têm o conhecimento sobre a prevenção e a gravidade do AVC. Por isso é importante que se debata sobre o assunto, pois, quando a população estiver diante de um caso da doença, saberão como agir”, frisou.
A matéria propõe que a promoção de campanhas educativas, com a elaboração de cartilhas e material informativo destinado as vítimas de AVC e a população em geral. “Além disso, deverão ser realizados ainda a promoção da reabilitação e reintegração das vítimas de AVC, bem como o desenvolvimento de atuação cooperativa entre órgãos do Poder Executivo Estadual, município, organizações da sociedade civil e equipes multidisciplinares”, disse Antonio Pedro.
Entre os pontos mais importantes no projeto, o democrata destaca o desenvolvimento de pesquisas sobre a doença e a elaboração de políticas públicas que visem a promoção do atendimento emergencial hospitalar especializado para as vítimas de AVC.
“É uma doença que causa incapacidade motora em pessoas de várias faixas etárias, deixando-as, às vezes, incapacitadas às tarefas mais básicas. Em função disso, a proposta oferta campanhas educativas e o desenvolvimento de políticas que viabilizem o acesso a medicamentos e a tratamentos”, explicou o parlamentar.
Sobre a doença
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Existem dois tipos de AVC: Isquêmico e Hemorrágico. O primeiro ocorre o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro; o segundo ocorre o rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.
Sintomas
Os sintomas da doença são: diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo; Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente; Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.