Conecte-se conosco

Acre

Deputado Alan Rick lidera grupo de parlamentares em apoio ao Estado de Israel

Publicado

em

Com mais 21 deputados e a senadora Ana Amélia, deputado acreano esteve na embaixada de Israel no Brasil e manifestou contrariedade à postura da Delegação do Brasil na Unesco que votou pela relativização do uso de nomes em monumentos e espaços históricos israelitas em Jerusalém

O deputado federal Alan Rick, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família na Câmara dos Deputados, participou na manhã de hoje de um encontro com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley e o Ministro da Embaixada de Israel no Brasil, Itay Tagner, para manifestar contrariedade à postura política adotada pela delegação do Brasil junto a 201ª Reunião do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), que votou em discordância com Israel quanto ao uso de nomes em monumentos e espaços históricos para o povo israelita, em Jerusalém.

A reunião contou com a presença de integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, da Frente Parlamentar Evangélica, e da Frente Católica, além da senadora Ana Amélia (PP-RS).

“Não podemos aceitar qualquer medida que seja contrária ao povo de Israel, e ao seu legado histórico de contribuição para a humanidade, e por consequência para os cristãos. O Brasil como um país predominantemente cristão, deve se manifestar no sentido de unir forças a Israel em defesa e respeito ao legado histórico construído pelo povo judeu, e sua imprescindível colaboração com os cristãos no mundo”, disse o deputado Alan Rick.

Os parlamentares sinalizaram que a posição externada pela delegação brasileira, não representa a opinião e posição do povo brasileiro, lembrando ainda que os parlamentares são os legítimos representantes da sociedade e, portanto, tem toda autoridade para repudiar a decisão da delegação.

Durante a reunião, Alan Rick entregou ao embaixador Shelley uma nota oficial de repúdio sobre a posição do Brasil na reunião da UNESCO. “A Delegação do Brasil no Conselho Executivo da UNESCO deixou de representar o interesse nacional majoritário, e o sentimento da população brasileira e desrespeitou sua fé, sua crença e sua língua, quando deixou de se posicionar contrário a mudança de nomes dados por Israel a locais e espaços históricos, tais como Muro das Lamentações, e o Monte do Templo dentre tantas outras”, disse Alan Rick.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre recebe aviso de chuvas intensas com perigo potencial

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas para o Acre, com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta entrou em vigor às 8h51 desta segunda-feira, 9, e segue até as 23h59 de terça-feira, 10 de fevereiro de 2026.

De acordo com o comunicado, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 quilômetros por hora. O aviso abrange a maior parte do território acreano, conforme mapa divulgado.

Entre os riscos associados estão alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em áreas isoladas. A orientação é para que a população evite áreas de risco, não se abrigue sob árvores durante rajadas de vento e acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais.

As informações são do INMET e seguem sob monitoramento dos órgãos estaduais de proteção e defesa civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Famílias começam a deixar abrigo provisório após recuo da alagação

Publicado

em

Defesa Civil inicia retorno às residências com apoio logístico e anuncia desativação do espaço nesta segunda-feira

Famílias atingidas pela alagação iniciaram, na manhã deste domingo (8), a saída do abrigo provisório, que será desativado nesta segunda-feira (9). A medida foi tomada após a redução do nível da água nas áreas afetadas, permitindo o retorno seguro dos moradores às suas residências.

A Defesa Civil disponibilizou transporte para realizar o deslocamento das famílias ao longo da manhã. Equipes do órgão acompanham todo o processo e prestam apoio às pessoas atingidas, garantindo que o retorno ocorra de forma segura e organizada.

Segundo a coordenação, a retirada segue critérios de prioridade, atendendo primeiro moradores em situação de maior vulnerabilidade. O trabalho de monitoramento continua nas áreas que registraram alagação nos últimos dias, com ações de acompanhamento e prevenção.

“Sim, nós já estamos prontos. Nós já estamos com a operação montada. No final de semana tomamos as providências de limpeza das casas junto com as famílias, entrega de material também, além da limpeza do bairro com a SMCCI. E agora, pela manhã, já estamos com nossos caminhões e viaturas prontos no Parque de Exposições para começar a levar as primeiras famílias para casa”, afirmou o coronel Falcão, da Defesa Civil.

Com informações de AC24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.

De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo