Deputada Maria Antônia destaca sessão sobre políticas públicas voltadas ao controle e erradicação da hanseníase

A deputada Maria Antônia (PROS) destacou na sessão desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o evento que discutirá as políticas públicas voltadas ao controle e a erradicação da hanseníase. O debate acontece nesta quinta-feira (30), no plenário do Poder Legislativo.

O encontro proposto pela parlamentar, através de requerimento, contará com a participação de Carmelita Ribeiro Filha, coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, bem como de autoridades municipais e estaduais.

A deputada explicou que o debate se faz necessário pela importância da conscientização da sociedade acreana sobre os recursos voltados ao tratamento da doença. “Convido a população em geral para participar dessa importante discussão. Acredito que a Carmelita tem muito o que colaborar nesse debate, ela é acreana e assumiu em janeiro a coordenadoria-geral de hanseníase do Ministério da Saúde e tenho certeza que ela fará um debate amplo e bem completo sobre a doença”, disse.

Maria Antônia ressaltou que apesar dos esforços, a meta de eliminação da doença para o país ainda não foi atingida. “Dentre os fatores que impediram de alcançar a meta está a permanência de casos não diagnosticados, prevalecendo ocultos, e esse fator é o responsável pela manutenção de fontes de contágio na população. É preciso quebrar a cadeia de transmissão da doença por meio do diagnóstico precoce de todos os casos e tratamento imediato com a poliquimioterapia”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima