Acre
Deputada Leila Galvão apresenta indicações para melhoria da Educação no Alto Acre
Na sessão desta quarta-feira (7), a deputada Leila Galvão apresentou duas indicações que devem ser enviadas à Secretaria de Estado de Educação. A primeira pede celeridade nas obras da Escola Rita Maia, em Xapuri. Ela pontuou que em conversa com o prefeito Bira Vasconcelos e gestores da unidade escolar foi apresentada a necessidade da recuperação imediata, tendo em vista o início do ano letivo.
“Ao longo das sessões a gente vai distribuir as reivindicações e fazer as interferências. Visitamos o município de Xapuri, conversamos com o prefeito Bira e com lideranças comunitárias. O ano letivo está previsto para começar dia 8 de março e em visita a Xapuri fiz uma conversa com a professora Fernanda Abreu e as obras ainda não foram concluídas. É uma escola que necessita da conclusão das obras. Solicitamos que seja feita uma conversa, uma cobrança para que a empresa possa acelerar o andamento daquela obra para que não prejudique o início do ano letivo ali em Xapuri”, argumenta.
A segunda Indicação diz respeito ao ensino integral. Ela pontuou que é necessária também adequações na Escola Senador José Kairala para atender a demanda. “Gostaria que fosse enviado também um outro documento para que fosse implantando o ensino integral em um dos municípios do Alto Acre. Fizemos essa solicitação para que houvesse a expansão para aquela regional. Brasileia foi contemplada. É preciso fazer uma readequação no espaço físico, senão vai haver atraso no ano letivo. Visitamos a escola Senador José Kairala e os diretores demonstraram preocupação. Peço que esse documento fosse levado ao conhecimento do secretário. Tivemos uma conversa antecipada com o secretário-adjunto, Xaxá. A gente sabe do grande compromisso que o governo tem com a Educação”, finaliza.
José Pinheiro
Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta
Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.








Você precisa fazer login para comentar.