Deputada estadual Eliane Sinhasique volta a criticar saúde pública

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) voltou a questionar a saúde pública do Estado. Na manhã de hoje (11), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ela apresentou casos de duas crianças, uma precisa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a outra precisa de consulta para garantir benefício do INSS.

A criança Luana da Silva, de 13 anos, portadora de paralisia total e hidrocefalia, perdeu o benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) porque não conseguiu uma consulta com um neurologista da Fundação Hospitalar do Estado (Fundhacre). A criança precisa apenas de um laudo médico que comprove a sua deficiência.

“A dona Maria Helena, mãe dela, já foi à Fundação mais de oito vezes. O Hospital informa que quando o médico de Porto Velho chegar, eles entrarão em contato. E nunca ligam. O INSS precisa desse laudo para renovar o benefício dessa criança”, declarou.

Outro caso apresentado pela parlamentar é o da criança Jorge Henrique de Oliveira Lima, de apenas dois anos. Ele, que possui câncer, foi encaminhado pela oncologista Valéria Pereira para o Hospital do Câncer em Barreto. No entanto, o TFD não fez o encaminhamento.

“O pai imediatamente correu para o TFD para pedir que Jorge fosse encaminhado para o Hospital do Câncer em Barreto. Dois dias depois, responderam que não havia vaga no Hospital. O pai ligou para o Hospital do Câncer em Barreto e para a sua surpresa o TFD do Acre não havia encaminhado pedido de vaga para atendimento da criança”.

Com esses argumentos, a parlamentar teceu críticas a falta de gestão. “Que desumanidade é essa? O que move essas pessoas que estão a frente desses núcleos da saúde? Essas pessoas mentem. Os diretores dizem para a gente uma coisa e para os pacientes dizem outra. Não dá para ser assim”, finalizou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima