fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Depoimento de vigilante traz novas revelações sobre sumiço de médico acreano na Bahia

Publicado

em

Médico desapareceu após sair de casa com destino a Feira de Santana — Foto: Reprodução/Redes sociais

O sumiço do médico acreano Andrade Santana Lopes, de 32 anos, ocorrido no interior da Bahia na última segunda-feira (25), segue sem esclarecimentos.

Na quarta-feira (28) o caso foi amplamente divulgado. O médico seguia da cidade de Araci com destino a Feira de Santana e seu carro foi encontrado horas após ele parar de atender telefonemas e responder mensagens de amigos.

Andrade é natural de Brasileia, no interior do Acre. Ele é filho de Paulino Santana, um comerciante tradicional já falecido que trabalhava com artigos de pesca e não tem parentes na Bahia onde trabalha em duas cidades.

Na tarde desta quarta-feira (26), o vigilante Jeferson Oliveira dos Santos, que trabalha no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Araci, um dos locais onde o acreano trabalha, prestou depoimento.

A polícia também ouviu um médico amigo de Andrade, uma mulher com quem ele marcou um almoço e uma funcionária do hospital de Araci.

Segundo o site Acorda Cidade, o vigilante disse que Andrade sempre foi comunicativo e o último encontro entre os dois aconteceu por volta de 9h30 da manhã de segunda, quando o médico informou que estava indo a Feira de Santana resolver algumas pendências no 35º Batalhão de Infantaria (35º BI).

“Meu último contato com ele foi na própria segunda-feira, por volta de 9h30, quase 10h. Ele passou no Hospital para falar comigo que estava vindo para Feira de Santana resolver algumas coisas no Exército e depois tive contato com ele por mensagem por volta de 12h30. Ele é uma pessoa muito ativa comigo, conversa bastante, sempre dizia o local onde estava e não tem o costume de fazer isso. Inclusive ele tinha pacientes para serem atendidos com o Instituto Isa lá de Araci, já que ele é psiquiatra, mas não retornou para fazer esses atendimentos. Eu só vim dar conta do desaparecimento dele quando a funcionária do Isa entrou em contato com a gente perguntando a respeito dele e as mensagens não eram respondidas. Passamos a noite inteira ligando, mas o celular só dava caixa”, explicou ao site.

No depoimento, o vigilante informou que Santana nunca relatou nenhum tipo de ameaça que estivesse sofrendo e também não chegou a comentar sobre compra de moto aquática, que seria o motivo inicial da ida do médico para a cidade onde desapareceu.

“Ele nunca relatou sobre essa questão de ameaças comigo. Nós ficamos sabendo que o carro dele tinha sido encontrado depois da entrada de Berimbau. O carro estava trancado, tinha até uma batida, acredito que tenha sido no barranco, mas não foi uma pancada forte. Eu não estava sabendo que ele iria se encontrar com esse médico, muito menos que ele tinha pretensão de comprar um jet-ski, e acho muito difícil porque tudo ele sempre conversa comigo, quando iria comprar algo, me dizia, mas sobre esse assunto, ele não citou, só tinha dito que viria para Feira de Santana resolver algumas coisas no Exército, mas não comentou o que era, nem para a secretária dele, que trabalha na residência, ele comentou. Essas são as únicas informações que temos, quando ele conversou com a gente”, concluiu em entrevista ao site Acorda cidade.

Andrade está desaparecido desde a segunda-feira/Foto: reprodução

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar do Acre divulga programação de aniversário de 108 anos; confira

Publicado

em

O início das celebrações foi marcado por ações de saúde voltadas ao público militar, realizadas no Quartel do Comando-Geral, na manhã desta quinta-feira

O evento contará, ainda, com a animação da Banda de Música da PMAC, a Furiosa. Foto: Silva Barbosa/PMAC

Com Governo AC

Com uma  história que remonta aos primeiros anos do século XX, a Polícia Militar do Acre (PMAC) celebra neste ano seu 108º aniversário. Fundada em 25 de maio de 1916, a instituição vai comemorar a data com diversas ações programadas ao longo de todo o mês de maio. O comandante-geral da instituição, coronel Luciano Dias Fonseca, divulgou nesta quinta-feira, 2, o cronograma de atividades.

O início das celebrações foi marcado por ações de saúde voltadas ao público militar, realizadas no Quartel do Comando-Geral, na manhã desta quinta-feira. As atividades programadas para o público em geral, no entanto, têm início no próximo fim de semana, com a Exposição PMAC 108 Anos. A mostra ficará em exibição entre os dias 4 e 5 de maio, no shopping local, com as viaturas históricas e armamentos, além do portfólio de atividades que a Polícia Militar desenvolve no dia a dia. O evento contará, ainda, com a animação da Banda de Música da PMAC, a Furiosa.

Além disso, haverá competições esportivas, incluindo torneios de xadrez, vôlei, jiu-jitsu e futebol, solenidades de condecorações e a grande formatura de aniversário, que acontecerá no dia 24 de maio. Os destaques entre as atividades são a tradicional Corrida Tiradentes e o Baile de Gala da Polícia Militar. A programação inclui ainda um Concerto Musical, apresentado pela Banda de Música da PMAC, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Mais de um século de lutas

Ao longo de seus 108 anos, a Polícia Militar do Acre desempenhou um papel importante na construção do estado, além das atividades já conhecidas de segurança pública, participando ativamente de projetos de infraestrutura, como obras de estradas e prédios públicos, deixando um legado de trabalho reconhecido na história oficial.

O coronel Luciano Dias Fonseca, comandante-geral da PMAC, lembrou que a instituição sempre esteve ao lado do povo, em momentos de alegria e de dificuldade, contribuindo muito além de suas funções constitucionais. Ele destacou que as atividades do calendário de celebrações fazem justiça à Polícia Militar, que nos últimos anos tem se tornado referência entre as instituições do estado e do país.

Coronel Luciano Dias Fonseca divulgou o calendário nesta quinta-feira. Foto: Silva Barbosa/PMAC

“São 108 anos de história, desde a transformação da antiga Guarda Territorial para a polícia que temos hoje, moderna e capacitada. Como instituição de estado, nós literalmente construímos estradas para a civilização e para a autonomia do Acre, garantindo, acima de tudo, a concretização do Estado Democrático de Direito. E essa data não poderia passar em branco, pois é um novo marco para  a nossa história, no qual a Polícia Militar se coloca como patrimônio do povo acreano, moderna e inovadora, e que só cresce frente aos novos desafios”, destacou.

Segue abaixo o calendário de eventos comemorativos:

– Exposição Via Verde Shopping – 4 e 5 de maio / 16h às 20h

– Ações de Saúde nas unidades da PMAC – 2, 9, 16 e 23 de maio / 7h às 11h

– Torneio de Vôlei na AABB – 10 de maio – 7h

– 8º Campeonato de Xadrez no Colégio Militar Tiradentes – 11 de maio / 7h30

– X Copa Tiradentes de Jiu Jitsu no Cieps – 18 de maio / 8h

– Circuito Rústico Militar no Bope – 19 de maio / 7h

– Culto de ação de graças 108 anos – 19 de maio / 18h

– Palestra para militares no TRE – 20 de maio / 8h

– 2ª Reunião de Ex-Comandantes-Gerais no Quartel do Comando-Geral – 22 de maio / 8h30

– Sessão solene na Aleac – 23 de maio / 10h

– Concerto da Banda de Música na Ufac – 23 de maio / 18h

– Torneio de Futebol no Florestão – 23, 24 e 25 de maio / 7h

– Solenidade de Condecorações Civis na Ufac – 23 de maio / 18h

– Solenidade de Condecorações Militares no Quartel do Comando-Geral – 24 de maio / 17h

– Formatura de aniversário no Quartel do Comando-Geral – 24 de maio / 17h

– Baile de aniversário da PMAC no Afa Jardim – 25 de maio / 21h

– Corrida Tiradentes no Quartel do Comando-Geral – 2 de junho / 7h

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Não fui dispensado, pedi para deixar o Humaitá”, rebate André Lima

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: André Lima questionou os atos de indisciplina

Após a publicação da reportagem no phdesporteclube.com.br afirmando a sua dispensa por indisciplina, o atacante André Lima trouxe outra versão para ter deixado o Humaitá neste início de Campeonato Brasileiro da Série D.

“Na verdade o pedido foi meu para deixar o Humaitá. Eles (Humaitá) não tinham outra desculpa e alegaram atos de indisciplina”, explicou André Lima.

Muita dedicação

André Lima questionou o técnico Kinho Brito apresentando os números de gols.

“Fiz cinco gols, quatro no Estadual e um na Copa do Brasil. Existiu muita trairagem. Cheguei para o jogo contra o Porto Velho e soube que não seria utilizado. Não fui cortado porque me atrasei como foi divulgado”, afirmou o atacante.

Relação com os dirigentes

Segundo André Lima, sempre existiu uma boa relação com os dirigentes do Humaitá.

“A minha relação com o presidente (Igor Cotta) sempre foi excelente. Nunca tinha trabalhado com pessoas tão profissionais. O treinador sempre me avaliou de maneira diferente por ter saído do Náuas”, declarou o atleta.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação programa realização do Campeonato Estadual Sub-17

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Inscrições para a competição poderão ser feitas até o dia 9

O departamento técnico da Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) abriu nesta quinta, 2, as inscrições para o Campeonato Estadual Feminino Sub-17, programado para iniciar no dia 29 deste mês.

“Realizamos esse torneio pela primeira vez na última temporada com quatro times e a meta é aumentar o número de equipes no torneio”, disse o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Competição aberta

Segundo Leandro Rodrigues, a competição será aberta para equipes não filiadas na FFAC.

“A ideia é incentivar o futebol feminino na base e por isso resolvemos abrir o torneio. Estamos esperando um bom número de equipes”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo